Gato

Arabian Mau: gato forte, independente, mas dedicado ao dono

Embora não seja descrito como gato de colo, a relação do Arabian Mau com seu dono é cheia de amor e devoção. Uma ligação forte e muito carinhosa. Os outros segredos e curiosidades dessa raça você vê nos próximos parágrafos. Vamos a eles!

Para começar, seu nome “Mau” é uma palavra egípcia que significa gato. No Brasil, é chamado também de Mau Árabe, um nome que já fornece pista da suposta origem do animal: Arábia. Uma raça de felino doméstico que surgiu a partir de um gato do deserto da Península Arábica.

Na verdade, a origem exata é incerta, contudo, trata-se de um dos felinos de origem natural mais antigos. Acredita-se que, muito provavelmente, tudo começou com animal proveniente do continente africano, e foram centenas de anos de desenvolvimento sem interferência humana.

Mas a versão atual desses bichanos não exclui uma característica relacionada aos ancestrais do deserto. O Mau Árabe é um excelente caçador! Razão pela qual costuma ser exigente demais quanto à comida.

Sem falar que ainda é capaz de suportar temperaturas altas, algo comum entre os gatos que vivem em regiões mais quentes. Afinal, seus antepassados enfrentaram condições adversas no deserto, até que o crescimento das cidades alcançou seu habitat original, obrigou os felinos a conviver com os humanos, inicialmente como gatos de rua.

Apesar das raízes selvagens, digamos assim, o Arabian Mau é considerado adequado inclusive ao convívio com crianças. Por outro lado, o fato de ser um gato territorialista traz uma restrição: não é indicado ter dois machos da mesma espécie dividindo o ambiente.

Amigável, ativo e ágil, o bichano também tende a ter boa relação com outros pets. Seu temperamento geral é bastante amável e doce, mostrando sua face adaptável ao longo de seu processo de domesticação. Seu miado é raro, sendo usado mais para pedir algo ou chamar atenção.

Às vezes, o Arabian Mau é até um pouco travesso. Então, é importante proporcionar atividades que possam distraí-lo, brincadeiras para gastar a energia e evitar o tédio do animal.

Se a programação tiver saltos, melhor ainda! Ele é ótimo nos pulinhos. Mas não fique espantado se ele for arrumar o que fazer em outros lugares, pois o felino gosta de passar um tempo fora de casa. Calma! Ele sempre retorna ao lar.

Arabian Mau: aparência

Grandes e redondos olhos, geralmente na cor verde brilhante, chamam atenção no Arabian Mau. Um visual que inclui orelhas igualmente generosas, localizadas no alto da cabeça redonda e suavemente dobradas para a frente.

Para completar os traços do Mau Árabe, um nariz com forma de curva côncava, queixo firme e bigodes inseridos em lugar bem-desenvolvido.

Os pelos podem ser brancos, pretos, vermelhos, marrons, marrons mosqueados (tipo tabby) e pretos com brancos. A pelagem é curta, firme ao toque e sem presença de subpelo.

Contudo, filhotes podem apresentar pelo macio ao toque. De qualquer forma, a manutenção dele requer somente escovação semanal. É o suficiente para manter o bichano livre de pelos mortos e com um aspecto impecável.

Outra boa notícia é que o Mau Árabe é famoso por seu excelente sistema imune – o que não quer dizer que não precise de vacinas e outros cuidados, certo? Tenha sempre um veterinário de sua confiança por perto! Em geral, nasce forte e saudável, sem qualquer problema de saúde de origem genética. Pelo menos não até agora…

O corpo do Arabian Mau não chega a ser exatamente esguio, mas pode ser classificado como atlético. E mais: é um gato de médio para grande porte, estrutura firme, patas longas, pés ovais e músculos razoáveis. Seu peso varia de 4 e 7,5 kg, em média.

E você, já tinha ouvido falar do Arabian Mau, esse gatinho com características acentuadas de independência, mas que não dispensa brincadeiras e carinho do dono?

Até breve com muito mais!

Faça um Comentário