Aranhas

Aranha de Jardim: hábitos e dicas contra acidentes

O nome surgiu por causa de um dos locais preferidos dela, a Aranha de Jardim, também chamada de aranha de grama. É a espécie Lycosa erythrognatha, da família Lycosidae, que você vai conhecer hoje. Aproveite também para aprender dicas de prevenção de acidentes. Vamos lá!

Primeiro, as características físicas e o comportamento…

Nos gramados de residências e em pastagens, ela consegue ficar mais protegida do frio e outros incômodos. A Aranha de Jardim costuma esconder seu corpo de aproximadamente 5 cm de comprimento também debaixo de folhas secas, onde pode criar ninhos.

É um aracnídeo de cor marrom-clara ou cinzenta, abdômen escuro – podendo chegar a negro – e quelíceras com pelos no tom laranja ou avermelhado. No dorso de seu ventre, traz um desenho que lembra uma seta.

Esse artrópode carnívoro come principalmente grilos e formigas; tem um papel importante na cadeia alimentar, uma vez que auxilia no controle das populações destes insetos.

Outro detalhe curioso é que a Aranha de Jardim não constrói teia, ao contrário da maioria dos aracnídeos. Como ela fisga suas presas? Saltando e, em seguida, injetando seu veneno nelas.

Quanto aos acidentes com humanos, a maior parte deles não é maligna. Ou seja, a Aranha de Jardim não representa um risco grande à nossa saúde. Em geral, sua picada provoca leve dor no local e, posteriormente, uma sensação de queima ou sutil formigamento.

Em contextos complicados, pode ocorrer necrose da pele afetada, além de dor intensa. Situações assim necessitam de soroterapia específica.

Importante: este artigo tem intenção de informar; não substitui avaliação e tratamento especializados. Apresentar um ou mais sintomas descritos aqui não quer dizer, necessariamente, que uma pessoa foi picada por aranha. Ao suspeitar de qualquer anormalidade na sua saúde, consulte um médico o quanto antes.

Aranha de Jardim: prevenção de acidentes, e o que fazer após picada

Existem cerca de 35 mil tipos de aranha no mundo. Muitas são inofensivas, outras não; umas são mais perigosas que outras ou possuem veneno mais forte.

Porém, a Aranha de Jardim, como o nome já sugere, pode estar mais perto de nós, e causar incômodos, embora não seja agressiva como a aranha armadeira (Phoneutria) ou a caranguejeira.

Entretanto, seja qual for a aranha, é bom não “incentivar” sua presença, concorda? Lembrando que o ideal não é exterminar esses animais, pois aranhas são essenciais ao equilíbrio da população de outros bichos conhecidos como artrópodes.

Se você ou alguém da sua família for picado, é recomendado recolher a aranha em um pote de vidro, além de ir a um posto de saúde, levando o aracnídeo, para que seja aplicado um antídoto mais específico possível.

Para manter aranhas longe do interior de sua casa, existem dicas fáceis de limpeza, perfeitamente adaptáveis à rotina. Por exemplo: varrer bem debaixo e atrás dos móveis – principalmente da estante de livros; aspirar embaixo de sofás (chão e forro); limpar a parte traseira dos quadros.

Quem possui quintal com areia, folhas pelo chão e plantas está mais propenso à circulação de espécies como a Aranha de Jardim. E aumenta o risco de elas entrarem na residência. Então, a dica é usar produtos com cheiros que esses artrópodes não curtem.

Sabia que a hortelã é como um inseticida contra aranhas? Uma maneira simples de fazer um repelente é encher uma garrafa de spray com óleo essencial de hortelã e água. Aí, você pode borrifar a solução onde preferir, deixando um aroma refrescante e agradável.

Antes de calçar um sapato, dê uma olhada se a Aranha de Jardim ou coisa parecida não está dormindo dentro dele. Bata o calçado no chão, sacuda, vire de cabeça para baixo, enfim, não coloque o pé antes de ter certeza que está ok, combinado?

Até a próxima!

 

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário