Bobtail Japonês: “gato da sorte” é muito sociável e divertido

Alegre, brincalhão, inteligente, confiável e com muita energia! O Bobtail Japonês é tudo isso e mais. Descubra a seguir outras características dessa raça de gato, uma das mais antigas que se tem notícia no mundo.

Também chamado de Japanese Bobtail, o bichano é curioso, adora uma diversão é conhecido por não ser nada nervoso ou tenso. Vai ver estes são alguns dos motivos da longevidade dele, pois o felino pode chegar aos 18 anos!

A fama do Bobtail Japonês inclui a de “conversador”, podendo passar longos períodos com seus humanos prediletos “dialogando” com seu tom de voz suave e melodioso.

Pela fácil adaptação a situações novas, desconhecidos e outros pets, sem dúvida é uma raça indicada para levar até em viagens. Então, fica a dica de um animal leal à família, bom amigo para crianças e demais membros do lar.

Bastante sociável, se relaciona bem com visitantes, sem demonstrar hostilidade com ninguém. E, apesar de não ser um gato de colo, o Bobtail Japonês, fica feliz com um cochilo no colo de seu tutor.

Amoroso, encantador, ativo e inteligente, ele gosta de companhia e de brincadeira inclusive na água. Mas aceita brinquedos também e, quando não está ocupado em alguma atividade assim, arranja o que fazer sozinho mesmo, explorando todos os cantos da casa, fuçando armários, escalando uma estante de livros e indo ao topo só para observar melhor o que acontece na área.

Outro aspecto marcante é a quase ausência de cauda – ela dificilmente passa de 3 cm de comprimento, parecendo um “pompom”, porque o pelo é mais longo do que o do corpo. Aliás, o nome Bobtail foi dado por causa desse detalhe.

E ainda: a exemplo de nossas digitais, as caudas desses animais são únicas para cada gato, ou seja, nunca se repetem, devido flexões e torções distintas. Além disso, podem ser flexíveis ou rígidas.

Bobtail Japonês: aparência, história e curiosidades

O Japanese Bobtail tem duas variedades: pelo curto e pelo longo, em cor única ou até tricolor. Mas ambas possuem história, características gerais e comportamentos iguais.

A variedade de cores e padrões é grande, sendo tradicional a tricolor mi-ke (mee-kay), uma combinação de preto, branco e vermelho. Seu corpo é de tamanho médio, porém, longo, elegante. O peso das fêmeas varia de 2 a 3 kg; os machos pesam de 3,5 a 4,5kg.

O aspecto oriental do bichano, muito valorizado, é dado por uma cabeça triangular com olhos ovalados. Por falar nisso, as cores de seus olhos podem ser das mais diversas. No entanto, os felinos com um olho de cada cor ou no tom azul são ainda mais apreciados – e, normalmente, são gatos de pelo branco.

O nível de energia alto faz essa raça ter facilidade para aprender comandos básicos de obediência e a usar coleira, por exemplo.

Acredita-se que, ao contrário do que sugere o nome, o Bobtail Japonês surgiu na China há, aproximadamente, mil anos. E que a raça apareceu sem qualquer intervenção do homem, ou seja, naturalmente, sem seleções e cruzamentos programados.

Tudo indica que a raça chegou aos Estados Unidos no final da década de 1960, e que vem crescendo significativamente em número, além de ter conseguido reconhecimento para participar de concursos de gatos em 1976.

Diz-se que, no século VII, um imperador chinês deu um Bobtail de presente ao governante do Japão e, desde então, o bicho é considerado por lá um símbolo de boa sorte e prosperidade. Ele é representado em cerâmicas ou pinturas com uma pata levantada. Talvez você já tenha visto esta imagem em restaurantes japoneses…

Mas, vamos combinar, ter um felino com as características do Bobtail Japonês em casa, tão cheio de alegria, carinho e muito mais, é de dar mesmo mais do que sorte, não é?

Até o próximo artigo!

Leave a Reply