California Spangled Cat: caçador brincalhão com jeito selvagem

O California Spangled Cat é um felino com a típica – e excelente – personalidade caçadora. Muito ativo e curioso, gosta de brincar, às vezes com qualquer coisa que se move. Ao mesmo tempo, é sensível e sociável. Descubra mais a partir de agora!

Um dos pontos marcantes da raça é a maneira de andar, sempre rente ao chão. Sua criação aconteceu na intenção de alertar sobre a importância da preservação da vida selvagem.

A própria aparência do California Spangled Cat já lembra isso, mas não se engane: ele é doce. Na verdade, uma mistura equilibrada de aspecto físico feroz e personalidade de gato doméstico, que cria bons laços.

É um bichano capaz de conseguir o que deseja, sem apresentar agressividade ou deixar o tutor bravo. Com certeza, é um animal bastante inteligente.

Ele gosta de ficar perto de sua família humana, é amoroso e tende a conviver bem com outros felinos, embora isso não seja uma exigência da raça.

Adaptável a todas as situações e pessoas, é indicado especialmente para famílias, pois gosta de sentir que faz parte de uma. Também é uma boa opção para quem deseja um gato que possa ser treinado.

Alguns deles são vocais; já outros, silenciosos. Ou seja, o California Spangled Cat pode gostar de conversar ou não. O que não muda é a curiosidade e a inteligência dele.

Fora isso, o California Spangled Cat tem o hábito de observar toda a atividade da casa de lugares altos. E é muito apegado aos seus brinquedos, gostando inclusive de “caçá-los”.

Infelizmente, não é um animal fácil de conseguir, uma vez que a raça é rara, apesar de esforços dos criadores para torná-la mais popular. Existem apenas cerca de 200 gatos California Spangled no mundo todo.

A principal dificuldade no cruzamento de dois animais dessa raça são as grandes distâncias que precisam ser percorridas para a reprodução acontecer.

Por outro lado, a manutenção do California Spangled Cat é simples. Basicamente, consiste em escovação semanal para deixar a pelagem livre de pelos mortos e com uma aparência saudável e bonita.

California Spangled Cat: características físicas

O California Spangled Cat tem jeito de leopardo selvagem, com ossos bem-desenvolvidos, corpo longo e peso de 4 a 8 kg. Sua pelagem é curta, exceto no abdômen e cauda, com padrão tabby, riscas nas patas, cabeça e garganta.

O padrão da pelagem pode ser de várias cores e formatos, apesar de a expectativa maior ser pelas marcas redondas. No entanto, elas podem surgir em formato quadrado, retangular e triangular, entre outros.

Em relação às cores desse gato de aparência selvagem, elas podem ser: castanha, preta, prata, azul, vermelha, cinza (charcoal), bronze e dourada. Existe ainda uma variação conhecida como snow leopard (branca mosqueada de preto). Nesta última, o bichano costuma ter olhos azuis.

No geral, a tonalidade dos olhos do California Spangled Cat varia de acordo com a pelagem, normalmente em cores que vão da dourada à castanha. E são olhos amendoados, levemente oblíquos e inseridos afastados.

A cabeça desses gatos possui contornos arredondados. Sua largura e comprimento são medianos, com focinho médio, maçãs do rosto salientes e apresentando leve stop entre a fronte e o nariz. Já as orelhas, de comprimento médio e pontas arredondadas, têm inserção alta.

Para completar o aspecto selvagem do felino, uma longa cauda, com espessura igual em toda sua extensão, além de extremidade e anéis negros. Um belo animal, que, ainda por cima, é esperto, ativo, amoroso, gosta de brincar e ainda convive bem com pessoas e outros bichos.

Que tal ter em casa um gato doméstico parecido com uma jaguatirica ou leopardo, mas com personalidade doce?

Até o próximo post!

Leave a Reply