Gato

Cheetoh ou Cheetah: selvagem no estilo; dócil no jeito de ser

Personalidade excelente para um gato doméstico, mas uma aparência ideal para quem gosta de felinos selvagens. O Cheetoh ou Cheetah é isso e muito mais. Vem descobrir lendo este post até o final!

Quem vê seu visual meio agressivo pode até pensar que o Cheetoh é do tipo nervosinho. No entanto, o bichano é dócil e sociável com as pessoas, inclusive com desconhecidos. De tímido ele não tem nada! De agressivo, também não. Na verdade, tende a ser maternal – principalmente a fêmea dessa raça – em relação a pequenos animais e outros gatos.

Inteligente, consegue aprender truques e é capaz de se adaptar a diversos estilos de tutores. Fora isso, é carinhoso, bem-humorado, curioso e convive bem com crianças. Para o Cheetah, é importante receber atenção e estar sempre na presença de seus tutores ao longo do dia, pois ele não gosta de ficar sozinho.

Além do afeto, precisa de companhia para se divertir, gastar energia. Motivos pelos quais é indicado para famílias grandes. Ter vários pets também ajuda a manter o bem-estar do Cheetoh ou Cheetah. Aliás, os cuidados com ele são simples, e quase sem despesas médicas.

Então, se você tem interesse na raça, mas mora sozinho, com poucas pessoas e/ou passa muito tempo longe de casa, o gato Cheetah não é uma boa opção. Uma solução seria adquirir outro gato, uma vez que o Cheetoh não costuma apreciar ser o único animal em casa.

Originalmente selvagem e muito ativo, o bichano precisa se entreter durante o dia, e pode miar bastante principalmente à noite, sendo mais indicado para casas ou apartamentos maiores.

Cheetoh ou Cheetah: visual e outras curiosidades

Fisicamente, parece um leopardo. O Cheetoh ou Cheetah é um gato de corpo atlético, alongado, musculoso e elegante, com porte médio a grande. O macho da espécie geralmente é maior do que a fêmea, contudo, o peso tanto de um quanto do outro varia de 6,5 a 10 kg.

O caminhar com ombros baixos realça a semelhança com um felino selvagem. O que é reforçado pelas pernas de trás sutilmente mais longas do que as dianteiras, além de traços específicos no focinho e cabeça.

Vista de frente, a cabeça do Cheetoh lembra um triângulo equilátero, enquanto seu focinho bem-definido é largo e abriga grandes olhos em forma de amêndoa. Para completar suas características faciais que favorecem o aspecto selvagem, uma mandíbula forte e orelhas grandes, proeminentes e altas.

Ah! E o pelo, que é curto, liso e brilhante. Normalmente, a pelagem é malhada, e pode vir em combinações como canela e dourado, marrom e bege, preto e marrom.

De temperamento gentil, sociável e inteligente, o Cheetah tem expectativa de vida de 10 a 15 anos. Trata-se de uma raça muito nova quando comparada às demais, desenvolvida por Carol Drymon, integrante do Wind Haven Exotics.

Depois de pesquisar por mais de um ano o cruzamento de raças selvagens com domésticas, ela optou por criar uma combinação que resultasse no aspecto físico das primeiras com a personalidade mais tranquila.

Para isso, foram utilizados um macho da raça Ocicat e uma fêmea do gato de bengala (espécie que aparece na foto acima). A primeira ninhada, que nasceu em 2003, foi batizada de Cheetoh. De pelo malhado parecido com o do leopardo, os filhotes ficaram com estatura maior do que seus pais, e fizeram muito sucesso.

O programa de reprodução continuou e, apesar de a raça ter surgido no Estados Unidos, já existem criadores dela registrados em diversos países, entre os quais Canadá, Nova Zelândia e Austrália.

E você, já tinha visto ou ouvido falar do Cheetoh ou Chetaah? Deixe seu comentário!

Até breve com muito mais sobre gatos e outros animais…

Faça um Comentário