Cavalo

Coleta de sêmen de cavalos: como e para que fazer

Coleta de sêmen de cavalos é um procedimento realizado com objetivo de inseminação artificial dos equinos. A técnica é muito vantajosa para os criadores, pois permite mais descendentes por ano, entre outros pontos positivos. Vamos lá!

Uma das funções da coleta de sêmen de cavalos é a obter animais geneticamente superiores, ou seja, a melhor seleção do rebanho.

Através da retirada do material, é possível manter a raça desejada ou até mesmo permitir a inseminação em fêmeas em outras localidades, sem a presença do doador de sêmen. Também é interessante fazer a coleta de sêmen de cavalos para que ele seja vendido mesmo depois da morte do animal. É uma forma de proteção para o criador do equino.

Consiste em uma das etapas mais importantes da inseminação artificial, recurso cada vez mais empregado na perpetuação de animais de grande valor.

Porém, esse enorme avanço relativamente novo para os criadores deve ser feito, preferencialmente, por centrais regularizadas. Assim, há mais garantia de comercialização do material.

Ok, aspectos positivos esclarecidos…

Mas como será que acontece a coleta de sêmen de cavalos? Um dos métodos mais utilizados é com ajuda de uma vagina artificial. Este é, na verdade, um aparelho simples e leve, que possibilita ao coletador uma ação sem grandes dificuldades. Trata-se de um recipiente que reproduz as condições anatômicas e a temperatura da vagina de uma égua.

Como existem vários modelos deste equipamento no mercado, com preços diferentes, cabe ao produtor escolher o mais adequado ao seu animal, considerando, claro, as orientações de um profissional especializado e, ainda, fatores como disponibilidade e aceitação ou preferência de determinados cavalos.

Funciona basicamente deste jeito: depois de montar na égua no cio – contida em tronco – ou em um manequim, é feita a coleta de sêmen de cavalos com a vagina fake. O objeto conta com um copo coletor para depositar o ejaculado, desviando o pênis para dentro dele.

E por falar no sêmen, ele pode ser resfriado, congelado ou utilizado fresco, este último é de maior qualidade, mas dura pouco tempo devido sua condição ambiental. Os motivos que influenciam a escolha da melhor técnica são o local onde está o garanhão e a disponibilidade do conteúdo obtido.

Coleta de sêmen de cavalos: como é processo

A coleta de sêmen de cavalos pode acontecer por meio de um tubo de PVC com as dimensões adequadas à monta dos animais. Por isso, é fundamental realizar exames no equino antes do procedimento.

Para impedir problemas físicos com as éguas, muitos criadores têm dado preferência a um manequim durante a monta. Uma fêmea real pode machucar os animais e/ou provocar acidentes.

Quando o trabalho é feito com uma égua em cio, após o garanhão subir nela, o veterinário precisa desviar órgão sexual do animal para a vagina artificial e fazer a coleta.

Esta fase do processo é muito complexa e deve ser executada com bons critérios técnicos e preparo de todos os envolvidos.

Outros cuidados são: higienização, assepsia do pênis; presença de um profissional especializado para que nada prejudique o bem-estar do cavalo.

Conseguir o sêmen dos reprodutores também é possível recorrendo à manipulação do órgão com ajuda de compressas aquecidas ou por meio de manipulação medicamentosa.

Como você viu hoje, a coleta de sêmen de cavalos é uma tarefa que exige conhecimento, habilidade e sensibilidade. Afinal, é preciso cuidar da integridade física de todos os envolvidos, e especialmente a saúde dos equinos.

Felizmente, o que não falta hoje é estratégia e recurso material para que tudo dê certo. E esses animais belos, habilidosos e tão úteis possam ter sua reprodução aproveitada da melhor forma.

Até a próxima!

Faça um Comentário