Colorpoint Shorthair: parece o gato siamês, até no jeito!

O Colorpoint Shorthair é uma mistura de siamês com outros gatos de pelo curto, principalmente o american shorthair. Resultado: um felino com extremidades do siamês, mas cores que não são aceitas nele.

Além de bonito, o Colorpoint Shorthair é muito inteligente e afetuoso, daquele que dorme próximo à cama do tutor enquanto este descansa. Veja outros detalhes físicos e de personalidade dele…

Muito carinhoso, esse bichano não espera menos de seu dono, que deve ser dedicado e passar um bom tempo brincando com ele diariamente. É um pet elegante e que pode ser também de colo.

Apesar de não ser tão esperto quanto o siamês, é capaz aprender várias coisas, se treinado. Porém, não espere que ele faça tudo o que você quer, pois é astuto e possui vontades próprias.

Na parte física, é de extremos, isto é, cabeça triangular, orelhas altas e pelos brilhantes; nariz reto e alongado; corpo comprido e musculoso harmoniosamente. Trata-se de um gatinho de porte médio, esbelto, com longa cauda que afina na direção da ponta.

Apesar de seus ossos também serem finos, a aparência do Colorpoint Shorthair é muito parecida com a do siamês, só que mais musculosa. O que proporciona um aspecto peculiar.

A beleza do Colorpoint Shorthair fica completa com olhos – geralmente azuis – amendoados e o contraste entre a tonalidade clara do corpo e as extremidades mais escuras. Um efeito que é conhecido como “cores extremas” ou “restrição de cor”.

O gato possui uma mistura gradual interessante, na qual orelhas, pés e cauda trazem cor da pelagem significativamente diferente do corpo, e mais intensa nas pontas.

Já o focinho, possui uma “máscara” no mesmo tom extremo escuro. Ela abrange o rosto, envolve os olhos e cobre a base dos bigodes; é menor nos filhotes e vai aumentando gradativamente na medida em que o animal envelhece.

Ao contrário da maioria dos siameses, o Colorpoint Shorthair pode ter extremidades com faixas rajadas ou padrões em escama de tartaruga.

Uma das características desse bichano é a variedade de cores em que pode ser encontrado. São mais de 20! Entre elas, creme, vermelha, foca (Seal), lilás, chocolate, azul, azul creme, e lilás creme.

Colorpoint Shorthair: outras características físicas e de temperamento

O peso do macho varia de 3,6 a 5,44 kg; enquanto a fêmea tende a ser um pouco menor, com 3,62 kg, aproximadamente. Mas basta um dia de comilança exagerada para o Colorpoint Shorthair apresentar uma barriguinha saliente.

Por isso, sua nutrição requer cuidados especiais, uma vez que as pernas longas e esbeltas do bichano não foram feitas para aguentar um animal rechonchudo.

A dica para colocar esse felino para gastar energia é investir em árvores e poleiros para gato. Excelente saltador, ele gosta de altura, além de brinquedos espalhados pela casa para se divertir à vontade.

A pelagem do Colorpoint não é a mais trabalhosa. Uma escovação periódica dá conta do recado, ou seja, dos pelos curtos, macios e rentes ao corpo. E como esse bichano associa escovação com carinho, aposto que ele não vai reclamar nadinha desse momento extra com seu tutor.

Fora isso, banhos dados ocasionalmente também são recomendados para remover os pelos soltos e deixar o pet ainda mais limpo, saudável e bonito. Um detalhe importante: por não soltar muitos fios, a raça é indicada para pessoas com alergias a pelos.

O Colorpoint Shorthair foi reconhecido enquanto raça pelas instituições especializadas em 1964. Seu temperamento tranquilo e comunicativo é semelhante ao dos siameses. Por este e demais motivos citados hoje aqui, acredita-se que a raça seja parente desta, tendo como diferença única a variedade de cor.

Até o próximo artigo com muito mais sobre gatos e outros animais fofos e curiosos!

Leave a Reply