Como cuidar de peixe: 10 Dicas essenciais aqui!

Saber como cuidar de peixe começa pela escolha, montagem e arrumação do aquário. Só que, para esse pequeno ecossistema funcionar bem, é preciso tomar uma série de medidas depois de sua instalação. Veja agora como garantir a saúde desses animais delicados e encantadores!

Claro que, dependendo da espécie, os cuidados podem variar um pouco. Mas confira a seguir as principais dicas sobre como cuidar de peixe:

1. Faça troca parcial (20 a 30% é uma boa quantidade) de água semanalmente. Mudar tudo é capaz de causar choques de pH e temperatura, favorecendo o surgimento de doenças e outros problemas.

Com ajuda do gravel vacum, um aparelho para limpeza específico, remova os todos os resíduos no substrato enquanto tira a água. Para substituir o líquido, pode ser usada uma torneira, porém, é essencial que haja tratamento através de um condicionador.

A água mineral não é recomentada porque ela pode ter um pH muito ácido ou alcalino. O ideal é um pH em torno de 6,8 a 7,4.

No caso do Peixe Betta, por exemplo, é necessário mudar a água da beteira uma vez por semana ou, pelo menos, a cada 10 dias. Isso depende do volume de água e se o recipiente conta com sistema de filtragem.

2. Teste a água do seu aquário regularmente. Certifique-se de que os níveis de amônia, nitrito e nitrato estão adequados.

3. Melhore a qualidade da água com plantas vivas, caso ainda não tenha recorrido a elas. É uma medida simples, mas faz diferença quando a ideia é como cuidar de peixe.

4. Alimente os peixes duas ou três vezes por dia e, enquanto eles comem, aproveite para observar se estão bem ou se há sinal de alterações, tais como danos nas caudas, barbatanas caídas e mudança de cor. Fique de olho também há boa convivência entre os animais.

5. Ainda sobre a comida, existem inúmeras opções de rações para peixes disponíveis atualmente no mercado. Tenha cautela para não exagerar nas refeições; ofereça alimento em pequenas pitadas, e jamais de uma só vez.

Além de evitar o desperdício e o sobrepeso do animal, isso impede o excesso de sujeira, que tende a contaminar a água, principalmente em aquários que não possuem filtros, como nas beteiras, onde são colocados peixes da variedade Betta, uma das mais populares nas residências brasileiras.

E se o seu peixe não ingerir toda a comida que você jogou, retire os restos dela como uma rede o mais rápido que puder.

Como cuidar de peixe: mantenha o bem-estar dele

6. Tente não estressar os animais, seja colocando a mão no aquário desnecessariamente, tocando seus peixes ou até mesmo fazendo gestos bruscos como pular perto do reservatório. O esgotamento emocional pode levar esses bichos sensíveis a perder o apetite por dias.

7. Não substitua o cartucho de filtro, uma vez que esta peça é o lar da maioria das bactérias benéficas. Portanto, faz parte de entender como cuidar de peixe não remover esse item, inibindo o acúmulo de amônia, algo com capacidade de matar seus peixes.

8. Providencie um sifão e um limpador magnético pequeno. Eles facilitam a manutenção, ou seja, têm tudo a ver com as melhores práticas a respeito de como cuidar de peixe.

9. Não pingue qualquer remédio na intenção de inibir o aparecimento de doenças. É outra dica importante sobre como cuidar de peixe, pois medicamento serve quando a enfermidade já existe – não custa nada lembrar!

10. Observe a temperatura do aquário sempre que o clima variar demais na sua cidade. Mais de 30°C e menos de 22°C são motivos de preocupação, assim como variações maiores que 2°C no mesmo dia. Às vezes, é preciso investir na compra de um aquecedor.

Atenção: este post tem função de informar. Não substitui acompanhamento veterinário e outros serviços especializados.

Então, estas foram as dicas de como cuidar de peixe. Encontro você aqui no próximo post com muitas outras informações sobre animais, combinado?

Até lá!

Imagens: Pixabay

Leave a Reply