Como escovar os dentes do gato? Veja passo a passo

Como escovar os dentes do gato? Alguns truques simples podem ajudar você a cuidar da higiene bucal do seu amigo peludo, para que ele fique longe da placa bacteriana e outros problemas mais sérios. Anote aí o que fazer para criar uma rotina de limpeza:

1. O primeiro passo é acostumar seu animal a ter a boca manipulada por você. Isso já acontece? Ok! Caso contrário, comece mergulhando seu dedo em algo que ele ama, como a água que vem na lata de atum ou o caldinho do sachê.

2. Chame-o com o mesmo tom de voz de quando vai dar um petisco saboroso, e permita que ele lamba o líquido do seu dedo.

3. A etapa seguinte de “Como escovar os dentes do gato?” é esfregar delicadamente a gengiva do bichano.

Você deve fazer este ritual até aqui algumas vezes, para que seu pet, de preferência, chegue ao ponto de esperar ansiosamente pelo momento, ou seja, ele deve ficar confortável com o procedimento. Isso é importante antes de ir para a fase a seguir…

Ah! Existe a opção de usar uma gaze para fazer este processo. Mas seja qual for sua estratégia, o recomendado é sempre esfregar os dentes do felino com movimento circular. Outra dica interessante é elogiar o animal e manter uma postura otimista.

Como escovar os dentes do gato? Aprenda aqui!

4. Depois de fazer o gato se acostumar com a manipulação e o saborzinho na boca, é hora de começar a usar a escova de dente. Lembre-se que a consistência – principalmente das cerdas – é novidade para ele. Para facilitar o contato com a textura diferente, coloque algo saboroso e deixe-o lamber e morder o objeto.

Há escovas próprias para gatos, vendidas em pet shops, além das infantis, que, pelo tamanho menor, podem ser boas alternativas. Cumprida a missão deste tópico, confira o próximo!

5. Como escovar os dentes do gato? Chegou a vez de introduzir o creme dental. A tática é a mesma: permitir que o bichano se acostume com o gosto e a consistência do produto. A boa notícia é que as pastas especificas para ele normalmente são feitas com sabor de frango ou peixe, entre outros.

Antes de aplicar o creme na escova, vale a pena, se for o caso, passar um pouco nos seus dedos e deixar que o animal lamba, além de esfregar a pasta nas gengivas dele. Sem esquecer de elogiar toda vez que o fofo permitir, claro!

Atenção: jamais utilize pasta de dente para humanos em pets. Ela pode provocar intoxicação quando ingerida, pois os animais não conseguem cuspir o produto e acabam engolindo o flúor presente no creme dental.

6. Como escovar os dentes do gato? Enfim, é o momento da escovação pra valer! Afinal, pasta e escova não são mais “problemas”, não é mesmo? A dica de elogiar e conversar continua sendo útil.

Você pode começar em um ou nos dois caninos, aqueles dentes maiores e mais afiados na frente da boca do animal. Assim, fica mais fácil acessar a dentição e ainda praticar um pouco antes de partir para o restante.

Vá aumentando o número de dentes aos poucos, até conseguir limpar todos. Isso vai depender do quão confortável seu pet ficará, da aceitação da manipulação de sua boa por mais tempo.

Só não precisa se preocupar com a parte interna dos dentes, uma vez que a língua áspera do bichano já é capaz de dar conta das sujeirinhas e placas nessa área.

Aviso: este post tem função de informar. Não substitui acompanhamento veterinário e outros serviços especializados. Consulte sempre profissionais capacitados.

Como escovar os dentes do gato? Agora que você leu este artigo, basta começar a praticar as sugestões e deixar a boca do seu amigo de patas ainda mais limpa e saudável. Aproveite para compartilhá-las!

Até o próximo artigo!

Leave a Reply