Como limpar fezes e urina de gatos: passo a passo

Como limpar fezes e urina de gatos é um tema que mexe com o bem-estar da família toda, não é mesmo? Afinal, odores e dejetos são desconfortáveis de várias maneiras. Por esse motivo, eu trago hoje sugestões para tornar a convivência entre humanos e felinos ainda mais agradável. Dá uma olhada em Como limpar fezes e urina de gatos, começando pelo xixi:

1. Seque o local onde seu gato fez xixi com um pano ou toalha; retire ao máximo a umidade.

2. Se houver mancha de xixi em tecidos e tapetes, não esfregue a área, pois isso faz com que o líquido penetre ainda mais. Usar folhas de papel toalha ou um pano em cima é o ideal para absorver a urina. E dar somente uns tapinhas ajuda acelerar o trabalho.

3. Quando achar uma mancha de xixi, isto é, ele já secou, coloque água fria para fazer o passo 2 normalmente. Caso a superfície seja um carpete, fique em pé e pise (de sapato) no papel toalha ou tecido para facilitar a absorção.

4. Tirando a mancha – depois da limpeza do líquido, é hora de remover a marca. O recomendando é usar um detergente especial. Trata-se de um removedor que traz antienzimas microbianas para quebrar e neutralizar o mau cheiro.

É importante utilizar esse tipo de produto porque ele é o único capaz de não apenas de encobrir o cheiro desagradável, mas também de afetar a estrutura das moléculas do odor causado por micro-organismos.

Você pode comprá-lo em supermercados ou em pet shops, e ele funciona tanto em manchas recentes quanto antigas. Leia as instruções na embalagem e, de preferência, teste o removedor em uma pequena área, para verificar a possibilidade de danos à superfície a ser higienizada.

5. Para completar a primeira parte do passo a passo Como limpar fezes e urina de gatos, encharque o local com o removedor e deixe o produto agir durante cerca de 15 minutos.

Em seguida, passe um pano ou folhas de papel toalha, como no tópico 2, e deixe secar. Você pode repetir todo o processo quantas vezes forem necessárias caso a mancha persista.

6. Use baldes, cercas ou o que tiver em casa para isolar o local, pois é natural que o felino volte a urinar nele. É a chamada “eliminação reflexo”, estimulada por cheiros químicos específicos. É um comportamento instintivo semelhante à marcação de território dos ancestrais selvagens.

Como limpar fezes e urina de gatos: cocô no chão

1. Com luvas de borracha ou descartáveis, pegue folhas de papel toalha e recolha as fezes, colocando os dejetos em um saco plástico e fechando a sujeira dentro com um nó firme.

2. Jogue o saco com cocô em outra sacola de lixo pequena e, logo em seguida, na lata de lixo localizada fora da residência. E verifique se tampou bem o recipiente para não atrair insetos ou animais menores.

3. Seque a área suja com mais papel toalha e, com auxílio de um escovão e spray (desinfetante ou limpador), higienize cuidadosamente, para não danificar o piso, tapete ou carpete, se for o caso.

O recomendável é evitar soluções com aroma de rosas, limão, pinho ou, ainda, alvejante. Para o gato, estes odores podem remeter à urina, levando-o a entender que é permitido defecar ou urinar naquele lugar.

4. Para terminar o passo a passo Como limpar fezes e urina de gatos, com papel ou pano, seque completamente a superfície.

Finalizando…

Como limpar fezes e urina de gatos? O ideal, antes de começar o serviço, é deixar o animal em outro cômodo. O motivo: acredita-se que, se o bichano presenciar a limpeza, associará o serviço à atenção extra.

Portanto, isso tende a fazer com que ele repita o comportamento, ou seja, continuará fazendo xixi e cocô no chão, em vez da caixa de areia.

Até o próximo artigo com mais dicas!

Leave a Reply