Como montar aquário: passo a passo para iniciantes

Como montar aquário é ir além da beleza; é proporcionar qualidade de vida aos peixes. Por isso, hoje eu trago um pequeno manual para você que não tem experiência com esse objeto que decora e, principalmente, substitui o habitat natural de diversas espécies. Vamos lá!

1. Escolha os peixes – a primeira etapa de como montar aquário é definir que peixe (s) pretende criar e qual a quantidade. Lembrando que, se você não tem prática, é bom evitar espécies difíceis de lidar, principalmente as exóticas, pois elas costumam ser mais frágeis e exigir grande atenção.

Converse com um vendedor de sua confiança sobre variedades recomendadas para iniciantes. Aposte em peixes resistentes, pacíficos, de simples manutenção e boa adaptação à vida com companheiros.

Também não é indicado “povoar” o aquário de uma vez, mas ir comprando os peixes aos poucos. Confira ainda se a espécie dos seus sonhos é de cardume. Se for, prepare-se para montar – e manter – um!

2. Tamanho – as dimensões dependem, claro, da quantidade e do tipo de peixe que será colocado no aquário. Um Peixe Betta apenas, por exemplo, não requer espaço grande e cheio de objetos.

Portanto, caso deseje algo mais colorido, com muitos animais, adquira uma peça maior. Quanto ao formato e material, os retangulares de vidro são mais indicados.

Como montar aquário? Começando o passo a passo pela escolha do peixe e do número de habitantes do recipiente, as chances de seu ecossistema prosperar aumentam. Assim, com o tempo e a experiência, você pode até pensar em aumentar o tamanho do aquário para adquirir mais espécies. Que tal?

3. Defina o local – encontre um lugar na casa para acomodar bem o novo item. O segredo de como montar aquário é evitar ambiente sem luz solar direta, além de colocar o objeto em um móvel resistente, estável e, de preferência, com tomadas próximas e longe de outros animais, como o fofo gatinho estilo tigrado da foto abaixo…

4. Filtragem – o filtro ideal depende (outra vez) no número de peixes. E saiba que um pequeno aquário, para um só, não comporta o aparelho. No momento da compra, aproveite para consultar um vendedor especialista e tirar a dúvida se deve realmente levar um filtro.

A resposta é sim? Então, é fundamental saber a litragem exata do recipiente. E mais: o filtro não deve trabalhar no limite dessa litragem, uma vez que não será eficiente.

Atenção: ter noções de como montar aquário pede cuidado especial com o filtro, que deixa a água cristalina, sem cheiro e possível de ser habitada tanto por animais quanto por plantas. Sem ele, o ecossistema não funciona direito, uma vez que o equipamento garante a limpeza e qualidade do líquido.

5. Iluminação – grandes aquários precisam de uma boa iluminação para que ocorra a fotossíntese de algas e plantas, provocando o início do processo de oxigenação da água. Os peixes também necessitam de luz porque ela serve para fixar a protovitamina e o cálcio no organismo deles.

Existem lâmpadas próprias para aquários, sendo que a iluminação mais utilizada é a fluorescente. Como montar aquário com a luz certa? Fixe-a na parte de cima, a 10 cm do nível da água, aproximadamente.

6. Termostato – evita mudanças bruscas no clima do aquário. Sabia que cada espécie de peixe precisa de uma determinada temperatura para que o metabolismo funcione bem? Quando o ambiente está muito acima ou abaixo do ideal, o animal pode ficar debilitado e até morrer.

7. Areia ou substrato são diversos formatos e cores, porém, escolha um material que não modifique o pH da água, colocando em risco a saúde de peixes e plantas. Areia de rio, de filtro de piscina e cascalho de basalto costumam ser boas opções.

8. Decoração – deixa o aquário mais realista e colorido. Prefira itens naturais, como troncos, pedras e plantas. Evite objetos artificiais demais e verifique se eles são capazes de mudar o pH da água. E pegue leve na ornamentação, já que os moradores precisarão de espaço, ok?

Aviso: este post tem função de informar; não substitui cuidados profissionais específicos. Consulte sempre um especialista para manter seu animal de estimação saudável.

Escolheu tudo direitinho? O passo final de como montar aquário é a chegada deles, as estrelas do recinto: os peixes. Sucesso!

Espero você aqui no próximo post!

Até lá!

 

Imagens: Pixabay

Leave a Reply