Como tornar sua casa segura para gatos: 10 dicas

Como tornar sua casa segura para gatos é, na prática, ter o prazer de ver esses animais de bem com a vida, de preferência brincando sem correr riscos. Pensando da felicidade geral na sua residência, preparei este artigo com dicas imperdíveis. Confira:

1. Sala – é um dos lugares preferidos e, portanto, não poderia faltar na lista Como tornar sua casa segura para gatos. Afinal, felinos amam (alguns mais) saltar, escalar móveis, entre outras peripécias. Para evitar acidentes e danos, mantenha um arranhador por perto.

O objeto é ótimo para suprir a necessidade do bichano de afiar suas garras, sem ter que pular em sofás, estantes etc. Além disso, considere forrar ou cobrir estofados mais importantes com uma capa própria ou manta resistente.

2. Janela – coloque uma tela para insetos ou malha especial. Quando a ideia é Como tornar sua casa segura para gatos, as telas de proteção para crianças e pets são mais indicadas, já que materiais frágeis costumam ser desfiados pelas garras dos bichanos.

3. Cortina – é um verdadeiro playground para os gatinhos, principalmente os que adoram saltar em locais inimagináveis. Certos tipos de cortinas, com puxadores longos, são ainda mais atraentes – e perigosos.

Para evitar que seu amigo peludo animado fique preso no puxador e corra o risco de enforcamento, certifique-se de que o acessório esteja bem-amarrado, fora do alcance do animal, ou considere usar uma cortina diferente.

Também é bom evitar as cortinas que arrastam no chão, que levam os gatos a tentar subir até o topo. Se você tiver uma assim e ela não for de fato muito segura, o pet é capaz de cair e se machucar seriamente.

4. Escritório – pode não parecer, mas vários materiais simples de escritório escondem riscos, então, merecem atenção na estratégia Como tornar sua casa segura para gatos.

Por exemplo: alfinetes, elásticos, clipes de papel e tachinhas devem ser guardados adequadamente, ou seja, em recipientes, e colocados dentro de um armário ou gaveta.

5. Pequenos brinquedos, peças de jogos, bexigas e outros itens comuns quando temos crianças devem ser mantidos fora do alcance, tanto dos filhos humanos quanto dos animais de estimação.

6. Enfeites natalinos e demais objetos decorativos – Como tornar casa segura para gatos é uma questão também de tomar alguns cuidados com artigos utilizados na árvore de Natal ou qualquer outra pequena peça que deixa a residência mais bonita em ocasiões especiais.

A razão? São irresistíveis para os bichanos! Curiosos, eles não perdem a oportunidade de começar brincadeiras, e às vezes acabarem sendo vítimas de acidentes, infelizmente.

7. Na dúvida sobre usar ou não a decoração, pense se você desejaria que seu filho tivesse à mão um certo objeto. Isso ajuda a manter seu gatinho seguro também!

Como tornar sua casa segura para gatos: saiba mais

8. Garagem, jardim e varanda – Como tornar sua casa segura para gatos passa ainda pelos lugares nos quais geralmente guardamos produtos químicos. Pode ser o de limpeza doméstica, da piscina, venenos para insetos, além de máquinas de cortar gramado, por exemplo.

Locais aparentemente inofensivos podem virar grandes ameaças. Portanto, não deixe seu pet sozinho em áreas assim.

9. Piscina – embora gatos sejam famosos por sua aversão à água, existem alguns que até gostam de tomar banho ou nadar. De qualquer forma, o que não muda é que são bastante curiosos; podem escorregar e cair na piscina.

Se ninguém estiver perto para socorrer o felino, ele pode se afogar. O que é comum com filhotes muito novinhos. Uma dica importante é manter a piscina sempre cheia, para que, em caso de acidente, o gato consiga chegar até a borda e sair. Entretanto, o melhor mesmo é não deixar seu pet solto perto da piscina sem supervisão.

10. Cozinha e banheiros – coloque trava de segurança nos armários da cozinha ou banheiros nos quais guarda detergentes, itens de limpeza ou outros produtos químicos domésticos.

E mais: no banheiro, garanta que produtos de higiene pessoal, inclusive o fio dental estejam fora de alcance, lembrando de, após o uso, enrolar este em um papel antes de descartá-lo.

Como tornar sua casa segura para gatos? Aproveite as sugestões de hoje!

Até o próximo artigo!

Leave a Reply