Diarreia após troca da ração: dicas para reduzir o risco

De vez em quando, é preciso variar a comida do pet, por diversos motivos. Só que existem dicas para minimizar a chance de aparecer a Diarreia após troca da ração. Saiba o que fazer lendo este artigo até o fim!

Filhote ou adulto, o bicho de estimação tem um organismo diferente do nosso, e uma simples mudança brusca é capaz de provocar Diarreia após troca da ração, além de vômito e até desidratação. Em casos graves, é necessário inclusive internar o animal.

Os cães, por exemplo, não contam com uma flora bacteriana tão diversa quanto a nossa. Então, uma alteração repentina na alimentação deles costuma causar problemas gastrointestinais.

Embora seja importante adaptar a ração à medida em que o animal vai envelhecendo, certas modificações em sua dieta são prejudiciais e podem resultar em gastrite, entre outros males.

Ok, mas o que fazer para evitar Diarreia após troca da ração? Bem, dar uma solução perfeita, que reduza a zero a possibilidade de complicação, acredito que ninguém pode. No entanto, os riscos de mais impacto tendem a diminuir muito com as dicas abaixo:

1. Programe-se! Simples assim! Não deixe a ração atual chegar ao fim antes de fazer a troca, ou seu amigo de quatro patas poderá passar mal e ficar doente.

2. Outra sugestão para evitar prejuízos à saúde estomacal do felino ou cão é permanecer com a ração habitual o máximo possível. Todavia, se não houver jeito, faça a substituição aos poucos, combinando o produto que está sendo consumido com o novo, sempre com supervisão de um especialista.

3. Respeite cada fase do seu bichinho! O ideal é oferecer uma ração específica, de acordo com a etapa, sem esquecer da qualidade, claro. Isso auxilia na prevenção da Diarreia após troca da ração e outras condições. E ainda permite garantir os nutrientes recomendados para cada idade.

Por exemplo: o cachorro muda do leite materno para alimento sólido ao completar um mês/um mês e meio, aproximadamente. É o chamado desmame. A dica é investir em ração para filhotes.

Passando de cinco meses de vida, é hora de fornecer menos calorias para o animal adulto. O segredo é misturar um pouco da ração de filhote com a próxima, evitando desconfortos gastrointestinais. Após sete anos, entram em cena as rações para idades avançadas, que colaboram com a prevenção de artrose, gengivite e outras enfermidades.

4. Dietas balanceadas – elas podem ser úteis para evitar Diarreia após troca da ração porque são desenvolvidas com intenção de suprir as necessidades nutricionais em cada etapa da vida do animal. E ainda servem como uma espécie de “terapia” contra algumas doenças, entre as quais estão as cardíacas, renais e hepáticas.

5. Dieta Barf – funciona com objetivo idêntico ao das dietas concentradas, mas levando em consideração o gosto do bichinho, ou seja, ela traz itens mais atrativos e desejáveis para cachorro ou gato. Por isso, é considerada mais fácil de ser executada. E também é uma maneira de tentar afastar incômodos como a Diarreia após troca da ração.

Aviso: Este post tem a função de informar. Não substitui consultas e tratamentos com veterinário e outros cuidados com os animais de estimação. Consulte sempre um profissional especializado para tratar seu pet com toda a atenção e o conhecimento que ele merece e precisa.

Diarreia após troca da ração: consequências

Quando o tema é Diarreia após troca da ração, é bom ter em mente ainda o seguinte: acredita-se que o estômago dos animais de melhor pedigree/pureza de raça é mais delicado, tornando a adaptação às mudanças mais difícil.

Entretanto, independentemente de raça e/ou cruzamentos, a diarreia afeta o organismo do pet de várias maneiras. Uma delas é a própria alteração no aparelho digestivo dele, que influencia, por sua vez, o estado de ânimo do felino ou cão.

Mas é a desidratação uma das consequências mais graves. Portanto, se o seu animal de estimação apresentar o problema, ofereça muita água a ele. E fale com um veterinário de sua confiança o quanto antes!

Espero que este artigo possa ajudar você a evitar a Diarreia após troca da ração, e a deixar seu animalzinho mais saudável e feliz…

Até breve!

Leave a Reply