Diferença entre maritaca e papagaio; entenda aqui

Diferença entre maritaca e papagaio… para muitos, ela não existe. É até compreensível pensar dessa forma, pois são aves da mesma família. Porém, cada uma tem suas particularidades. É o que vou mostrar hoje. Vamos lá!

Também conhecido como louro, o papagaio é uma das diversas aves da ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae.

Papagaios e maritacas possuem exuberantes penas em cores vibrantes, que chamam atenção principalmente das crianças. Mas eles não são tão iguais assim. E o tamanho das aves é apenas uma das características a serem levadas em conta para fazer a distinção.

Os espertos papagaios medem entre 34 cm e 40 cm, e pesam algo em torno de 300 g e 800 g. Sociáveis e inteligentes, são bem maiores do que as maritacas, além de possuírem corpo robusto e compacto.

Um papagaio de estimação conquista a família inteira graças a sua capacidade de comunicação e outros atributos. Sem falar na resistência do pássaro, que chega a viver de 50 a 80 anos.

Na verdade, essa ave silvestre não fala porque não apresenta cordas vocais, e sim uma membrana chamada siringe. Ela é a responsável pela reprodução dos sons, ou seja, pela capacidade de imitação e repetição de palavras.

Com um detalhe: apesar de ser criativo em certos momentos de expressão, isto é, de não somente agir como um CD player, o papagaio domesticado não sabe o que está “dizendo”, não entende os significados.

E ainda: nem todo papagaio de estimação é capaz de imitar sons. Um aspecto que, infelizmente, faz muita gente desistir do bicho, mesmo após anos de convívio.

A cor que predomina nos papagaios é a verde. No entanto, as tonalidades variam muito entre as diferentes espécies. Seu bico geralmente é escuro, além de curvado e muito afiado – assim como suas unhas. A cauda e as penas das asas dos papagaios são curtas.

Estas são as principais características do papagaio. A primeira parte para você entender a diferença entre maritaca e papagaio. Veja a seguir a maritaca…

Diferença entre maritaca e papagaio: saiba mais

Maritaca, maitaca ou baitaca é o nome comum atribuído a várias espécies de aves psitaciformes, da família dos Psitacídeos, gênero Pionus.

Pássaros de corpo atarracado e cauda curta, as maritacas (suia, sôia, humaitá ou maitá) lembram bastante os papagaios do gênero Amazona, embora não apresentem penas em volta dos olhos e sejam menores do que eles.

As primas dos papagaios e araras medem entre 24 cm e 30 cm de comprimento quando adultas; e pesam em média de 80 g a 250 g. Elas vivem nas matas altas e voam em bandos, fazendo grande barulho e algazarra – ao contrário da época de acasalamento ou momentos de perigo, quando são extremamente silenciosas, quase imperceptíveis.

A cor predominante na maitaca também é o verde, sendo que algumas têm vermelho ou azul na base das asas. Quanto à diferença entre maritaca e papagaio no quesito expectativa de vida, ela vive de 20 a 30 anos em cativeiro, aproximadamente. Na natureza, o tempo é menor devido intensas condições climáticas que enfrenta.

As baitacas são divididas em várias espécies e também fazem parte da família dos periquitos. O som que elas emitem é tão alto que pode ser reconhecido de longe.

Por falar em forma de expressão, esta é apontada como a mais significativa diferença entre maritaca e papagaio. Enquanto a primeira “grita” e “berra” de um jeito natural, sem capacidade de repetir o que ouve, o segundo tem habilidade de reproduzir sons, inclusive o da fala humana.

É bom destacar a diferença entre maritaca e papagaio, mas lembrando que ambas são aves selvagens, e só podem ser domesticadas se adquiridas em cativeiros legalizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Até a próxima!

Leave a Reply