Gato

Doenças comuns nos olhos de gato; veja aqui!

As doenças comuns nos olhos de gato, que você vai conhecer hoje, afetam uma das áreas mais sensíveis e predispostas a problemas. A visão dos felinos conta com estruturas complexas que foram evoluindo ao longo do tempo. Entenda a seguir como elas podem ser prejudicadas.

Foi em parte graças à adaptação dos olhos que os felinos sobreviveram. Ao desenvolver capacidade de enxergar em lugares fechados e abertos, fortaleceram seus sentidos e, portanto, favoreceram sua existência. Mas, infelizmente, isso diz respeito a uma porção do corpo propensa às chamadas doenças comuns nos olhos de gato.

Uma das estruturas integrantes da visão desses animais é a terceira pálpebra, localizada no canto interno, entre a pálpebra inferior e o globo ocular. Ela auxilia da manutenção da umidade, inibindo o ressecamento de sua superfície.

Em outro post aqui no blog, falei sobre um distúrbio chamado prolapso da glândula da terceira pálpebra em gatos (olho de cereja). Não deixe de conferir o artigo depois clicando aí no link.

Agora, voltando às demais doenças comuns nos olhos de gato, elas são geralmente sérias para os bichanos e precisam de atenção profissional. É altamente desaconselhável buscar solução para elas em casa, ok?

Ao perceber o mínimo problema de visão, leve o animal ao médico especializado em oftalmologia veterinária! Recado dado, é hora de falar sobre uma das doenças comuns nos olhos de gato mais frequentes: a toxoplasmose. Em geral, esta infecção adquirida ou passada geneticamente apresenta os seguintes sintomas:

  • Alteração no que é visto
  • Dor na área dos olhos
  • Grande sensibilidade à luz
  • Impressão de ver objetos flutuantes
  • Visão embaçada ou reduzida

Doenças comuns nos olhos de gato: confira outras

1. Atrofia progressiva da retina – nela, ocorre uma degeneração gradual da retina e, por consequência, diminuição da capacidade de enxergar.

2. Catarata – é um problema congênito que deixa os olhos esbranquiçados, frequente principalmente em gatos mais velhos, na maioria dos casos, diabéticos.

3. Ceratoconjuntivite seca – é uma disfunção na produção de lágrimas, levando ao ressecamento ocular.

4. Conjuntivite – facilmente transmitida, acomete humanos e gatos. É resultante de males respiratórios virais ou bactericidas. Deixa os olhos avermelhados, ligeiramente inchados. Está entre as doenças comuns nos olhos de gatos mais simples de tratar.

5. Descolamento da retina – a principal causa do deslocamento é o excesso de fluido lacrimal. Este, por sua vez, pode surgir devido problemas renais. É uma doença capaz de provocar perda parcial ou total da visão do felino.

6. Doenças das pálpebras e cílios – são irritações intensas nos olhos.

7. Glaucoma – é uma enfermidade que leva ao aumento do tamanho dos olhos por causa de pressão dentro do globo, tornando a patologia mais fácil de perceber. Alguns dos sinais do glaucoma são: dilatação, lacrimação constante, dor no local, entre outros.

8. Inflamação na úvea – consiste em uma grave infecção na parte central do olho, podendo causar cegueira. Leve seu animal ao médico o mais cedo possível ao notar sintomas como olhos dilatados e lacrimejando com frequência. A agilidade vai influenciar o controle da doença, que é crônica, tem tratamento meticuloso e complexo.

9. Úlcera de córnea – essa condição é provocada por outros males que afetam os olhos dos bichanos.

Aviso: a presença de um ou mais sinais descritos neste artigo não quer dizer, necessariamente, que seu animal de estimação esteja com alguma das doenças descritas neste artigo. Este post tem a função de informar. Não substitui consultas e tratamentos com veterinário e outros cuidados.

Falando em tratamento, ele varia em função dos tipos de doenças comuns nos olhos de gato. Pode ser uma cirurgia, injeções, colírio, enfim, mais de um método ao mesmo tempo e por aí vai…

Em muitos casos, as patologias que atingem a visão desses pets não são transmissíveis nem hereditárias, mas surgem por falta de cuidado. Mantenha seu gato vacinado e visite um médico para diminuir bastante os riscos!

Até breve!

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário