Elefante: grande no tamanho e nas habilidades; veja

Você sabe por que o Elefante vive mexendo suas enormes orelhas e adora um bom banho de lama? E que é capaz de comportamentos associados à empatia, além de possuir uma memória diferenciada? Descubra tudo isso e muito mais agora!

A memória do elefante é notável, e ele está entre os animais irracionais mais complexos e inteligentes, tanto no aspecto emocional quanto social.

Esse gigante da natureza consegue guardar conhecimentos sociais e ecológicos. Por exemplo: pode lembrar de habilidades aprendidas, cheiros e até vozes de outros seres; de rotas migratórias e lugares especiais.

Só leva desvantagem em relação a seu tamanho porque fica difícil ajustar a temperatura, uma vez que dissipar o calor é complicado com um volume corporal grande demais em comparação à sua superfície.

E olha que é herbívoro, viu? Esse bicho corpulento come principalmente frutos, gramas, folhas de árvores, ervas e raízes. Mas o “problema” parece não estar exatamente no tipo de alimento e, sim, na quantidade.

Explico: os elefantes passam cerca de 16 horas por dia comendo, sendo capazes de ingerir em média 100 kg diariamente. Outra consequência dessa intensa atividade alimentar é que seus dentes têm maior desgaste e são trocados por novos em vários estágios da vida.

Voltando ao calor…

Então, o jeito é procurar adaptações que possam aliviar a rotina em ambientes quentes, entre eles savanas e florestas. O elefante passou por mudanças morfológicas e de comportamento para se adaptar ao seu habitat.

É o caso das grandes orelhas, que trazem inúmeros vasos sanguíneos ao longo da pele. Para quê? Com isso, o sangue com temperatura mais elevada passa pelos vasos e é esfriado ao perder calor para o ar que circula no contato com a porção externa das orelhas.

O sistema de refrigeração fica completo porque as orelhas estão sempre em movimento, permitindo aumento da circulação do sangue e, também, para abanar o elefante. Olha aí um dos segredinhos dele… Tem mais!

Sabe o famoso banho de lama, tão comum entre os elefantes? Ele ajuda a resfriar o corpo, pois, ao contrário da água, a lama não escorre e evapora tão rápido. E, uma vez seca, ainda protege o bicho contra o sol e picadas de insetos.

Agora você já entende os motivos de o elefante passar a maior parte do tempo coberto de lama, né?

Elefante: comportamento, valor ecológico e mais

Existem hoje duas espécies no mundo: o elefante africano (Loxodonta africana) e o asiático (Elephas maximus). A expectativa de vida deles é de 60 anos, em média, em liberdade.

O elefante africano é maior, com 3 a 4 metros de altura e até 6 toneladas de peso, e é encontrado no Quênia, Uganda e Tanzânia (África). Os elefantes asiáticos medem cerca de 2,5 a 3 metros de altura e pesam entre 2,7 e 5 toneladas. Eles vivem em áreas da Índia, Indochina e ilhas da Indonésia.

As duas espécies possuem importância ecológica porque percorrem grandes distâncias, ajudando a espalhar sementes por um raio de até 57 km da árvore-mãe. O resultado desse trabalho é uma maior variação genética para muitos gêneros plantas.

Sabia que os elefantes usam e até fabricam ferramentas simples? Eles também têm a capacidade de manipular e modificar objetos, inclusive de grande porte. Quem disse que esse comportamento interessante é exclusivo dos primatas, né? Vivendo e aprendendo!

Falando em modo de agir, não poderia encerrar este post sem falar de um mais complexo, ligado à empatia. O elefante consegue formar alianças para ajudar outros que estão em apuros, proteger os mais jovens ou feridos, inclusive de outras espécies.

E mais: é capaz de confortar semelhantes angustiados, cuidar de filhotes órfãos ou separados temporariamente de suas mães, além de auxiliar os que estão imobilizados, com necessidades físicas limitadas ou prejudicados por algum material estranho.

São décadas de estudos sobre o elefante para chegar a tais conclusões sobre suas particularidades. E uma das discussões mais interessantes é a compreensão que esse animal tem sobre a morte.

As pesquisas indicam que ele demonstra reações diversas ao falecimento de amigos e parentes, chegando a reagir diante de carcaças que encontra em seu caminho. Realmente, o elefante é um bicho incrível em diversos sentidos, né?

Espero você aqui com mais curiosidades sobre reino animal! Até o próximo artigo!

 

Imagens: Pixabay

Leave a Reply