Gato arrancando o pelo: o que pode ser? Veja aqui!

Gato arrancando o pelo: o que pode ser? Estresse, alergias e outras doenças costumam provocar mudança no comportamento dos animais de estimação. Os detalhes você confere nos próximos parágrafos. Vamos lá!

Por trás dos hábitos dos felinos, estão as pistas de que sua saúde pode estar desequilibrada. Alterações repentinas nas atitudes, sem motivo aparente, geralmente não são bons sinais. E fazem muita gente perguntar “Gato arrancando o pelo: o que pode ser?”.

A resposta pode estar no impacto causado por transformações no ambiente em que o pet vive. Gatos podem ser vítimas do estresse, sim! Normalmente, a chegada de um novo animal, um bebê e até de certos objetos na residência são razões mais do que suficientes para isso.

Trocar de casa, as férias dos tutores e o tédio também fazem parte da lista de possíveis fatores que disparam o ato de remover o próprio pelo. Lembre-se que felinos gostam de ter sempre uma rotina, não curtem mudanças.

Gato arrancando o pelo: o que pode ser? Um certo alívio para o estresse sentido, que leva o animal a lamber sem parar seu corpo e, portanto, ao arrancar da pelagem. É uma forma de demonstrar que está insatisfeito!

O ato de lamber compulsivamente serve ainda para liberar endorfina, o hormônio ligado à sensação de prazer. Assim como acontece com humanos, essa substância faz o gato sentir uma certa paz. O problema é que as áreas mais lambidas começam a ficar sem pelos e, em alguns casos, machucadas.

É preciso, entre outras medidas, dar muito amor ao pet, fazer com que ele entenda que é especial e não foi substituído, por exemplo. Para driblar o tédio, arranje maneiras de manter o peludinho distraído, tais como espalhar arranhadores e brinquedos.

Gato arrancando o pelo: o que pode ser? Outras causas

Gato arrancando pelo: o que pode ser? Várias coisas, menos um mero capricho. Além das possíveis causas que citei antes, o contato com produtos alérgenos é capaz de provocar coceiras. Então, o pet passa a lamber e arrancar o pelo em uma área específica na tentativa de resolver o desconforto.

Ao perceber que seu animal de estimação está fazendo isso, leve-o ao veterinário o quanto antes para receber orientação adequada. O médico poderá prescrever remédios para o incômodo parar.

Contudo, vale a pena também tomar algumas medidas para ajudar seu amigo de patas. Por exemplo: aspirar a residência para diminuir o pó e combater ácaros; evitar utilizar sprays e perfumes perto do felino.

Arrancar pelo é um dos sinais de que o animal está sofrendo de doenças como micose e infecção micótica, que causam coceira e ardência; enquanto pedras renais, infecções urinárias, problemas na imunidade ou hormonais costumam levar o felino a puxar os fios para minimizar a dor.

Alergias a alimentos podem ser a chave da questão “Gato arrancando o pelo: o que pode ser?”. Elas favorecem as irritações na pele, fazendo com que o bichano passe a lamber sem parar o local afetado e, com isso, acabe retirando parte da pelagem.

Os parasitas, que afetam muito a vida dos animais domésticos, estão entre os fatores de risco, pois são responsáveis por forte coceira e outros males. E, ao contrário dos demais, este é mais fácil de identificar, não é mesmo? É o caso da pulga, uma praga vista a olho nu.

Atenção: este post tem a função de informar. Não substitui consultas e tratamentos com veterinário e outros cuidados. Consulte sempre um profissional especializado.

Gato arrancando o pelo: o que pode ser? Como você conferiu neste post, as hipóteses são muitas. Mas é importante destacar que somente identificando corretamente o problema é que podemos devolver ao felino seu bem-estar.

Fora o acompanhamento veterinário, é fundamental distinguir quando o pet está só tomando seu famoso “banho de língua” ou existe algo de errado. Afinal, ele é muito higiênico e é normal dar umas boas lambidas várias vezes ao dia para que tenha a sensação de limpeza, concorda?

No entanto, fique de olho em puxões fortes que resultam em manchas sem pelo, irritações e vermelhidão na pele ou feridas.

Até breve!

Leave a Reply