Gato

Gato envenenado: o que fazer? Primeiros socorros

Gato envenenado: o que fazer? O tema de hoje tem ligação com o ditado popular “A curiosidade matou o gato”, que fala do perigo do excesso de curiosidade em uma pessoa. Os bichanos são naturalmente cautelosos, porém, muito curiosos.  De vez em quando, acabam comendo ou bebendo algo tóxico. Afinal, são exploradores e adoram novidades.

Mas, com os felinos, isso pode comprometer a vida, literalmente – se os cuidados não forem tomados a tempo. Confira agora dicas importantes!

Para evitar que seu amigo de bigodes sofra consequências graves devido envenenamento, é fundamental conhecer sintomas e, claro, primeiros socorros.

Algumas substâncias e produtos possuem maior potencial de perigo, e devem ficar fora do alcance dos gatos. No entanto, se o seu pet acabar em contato com uma delas, é fundamental prestar atenção no seguinte:

  • Alteração de pele em área atingida pelo componente tóxico
  • Aumento na frequência da micção
  • Debilidade
  • Depressão
  • Dilatação das pupilas
  • Excesso de salivação
  • Irritação gástrica
  • Ocorrência de convulsão
  • Perda de consciência
  • Problema neurológico como dificuldade de coordenar as extremidades (ataxia)
  • Respiração difícil
  • Surgimento de tremores e espasmos musculares involuntários
  • Tosse e espirro
  • Vômito e diarreia, principalmente com sangue

Gato envenenado: o que fazer? Diante dos sintomas acima, é bom lembrar que, infelizmente, eles são bastante variados, pois estão ligados à origem e ao grau da intoxicação. Contudo, estes são os sinais mais comuns.

Aviso: Este post tem a função de informar. Não substitui consultas, tratamentos com veterinário e outros cuidados com os animais de estimação. Consulte sempre um profissional especializado para tratar seu pet com toda a atenção e o conhecimento que ele merece e precisa.

Gato envenenado: o que fazer? Recomendações principais

Gato envenenado: o que fazer? Percebeu sintomas como os descritos aqui? Os primeiros passos são:

1. Ligar para o veterinário e tentar estabilizar o felino. Quanto mais rápido contatar o médico, mais chances seu gato terá de sobreviver. Ele dirá exatamente como proceder. Apesar do estresse, tente manter a calma e o foco na solução.

Assim como acontece conosco, a agilidade nos primeiros socorros faz muita diferença. O ideal é que uma pessoa ligue para o profissional enquanto a outra dá assistência ao pet.

2. O gato está muito fraco ou inconsciente? Com cuidado, pegue o corpo todo firmemente e coloque o animal em um local arejado e iluminado. Além de fornecer ar fresco ao peludinho, isso permite observar melhor o estado dele.

Caso não tenha área externa, cozinha ou banheiro tendem a oferecer mais luminosidade, e água, outro item que você provavelmente irá usar. Provavelmente! Você vai entender em um tópico próximo…

3. Identifique a fonte da intoxicação, uma vez que a informação será uma das primeiras coisas que o profissional irá perguntar para adotar as medidas certas. Por exemplo: se o vômito do bichano deverá ou não ser provocado.

É que nem sempre fazer vomitar é a estratégia perfeita, pois, se o gato ingeriu algo há mais de duas horas, isso não ajudará – ao contrário, enfraquecerá o animal, em vez de expulsar o veneno.

4. Retire o item intoxicante do lugar com cautela, para que não envenene mais o felino ou as pessoas. De preferência, recolhendo uma mostra da fonte do problema para que o médico tome as providências adequadas.

5. Gato envenenado: o que fazer? Não dê ao animal água, leite, óleos ou qualquer outro “remédio caseiro” sem indicação do veterinário, e principalmente se você não tiver certeza do que intoxicou o felino. Agir dessa maneira pode agravar o estado do pet.

Quando não há contraindicação do médico, é possível oferecer água (com ou sem sal) ao gato, aos poucos, com ajuda de uma seringa, enquanto espera o especialista chegar ou leva ou peludo até ele.

Gato envenenado: o que fazer? Espero que este artigo possa ajudar você em um momento muito delicado. Mas, na verdade, fico na torcida para que nem precise do que foi dito hoje, isto é, que seu animal querido esteja sempre bem

Até a próxima!

Faça um Comentário