Japanese Bobtail: gato leal e repleto de curiosidades

O Japanese Bobtail é um gatinho cheio de charme que vive bem em qualquer ambiente. E quando tem espaço para ele gastar energia à vontade, melhor ainda! Confira agora os encantos do bichano que inspirou até um ícone da cultura oriental, o Maneki Neko.

Réplicas e retratos do Maneki Neko decoram inúmeros lares e fachadas de templos como o Gotokuji, perto de Tóquio, pela simbologia que ele possui.

Considerado representação de fortuna e boa sorte, o “gato beckoning” é repleto de lendas – uma delas dizia que ele atraia muitos viajantes por onde passava. No final deste artigo, conto mais sobre história e lenda sobre o Japanese Bobtail…

A característica mais marcante do Bobtail Japonês é o “rabo cortado”. Na verdade, trata-se de uma cauda com muitas dobras e curvas que criam efeito parecido com um pompom. A impressão também é que o bichano tem dois rabos, e essa cauda diferenciada provavelmente surgiu de forma natural.

Seu temperamento é ativo, amoroso, inteligente, leal e companheiro; é fácil de treinar e executar truques. Motivos de sobra para você aproveitar longos anos de convivência com direito a muito carinho em sua pelagem macia e sedosa, na versão curta ou longa.

Trata-se de um animal encantador e com amplo repertório de miados. Aliás, um de seus aspectos mais famosos é de ser muito falante. Tanto que a crença popular é de que o Japonese Bobtail canta.

Ele adora fuçar armários para investigar seu conteúdo e pular para o alto das estantes, na busca de melhor visão do que acontece ao redor. Diverte-se, ainda, brincando de jogar objetos de um lado a outro, além de ser ótimo amigo para crianças e outros bichos de estimação.

Bem-disposto, ama agradar seus tutores e, ao contrário da maioria dos gatos, não tem problema com água. Como é um pouco teimoso e obstinado, às vezes é difícil lidar com ele. E é bom não deixar o animal entediado – talvez sua criatividade para se distrair possa causar alguns incômodos na casa.

Mas, apesar desses pequenos detalhes, o Japanese Bobtail é um gato de boa adaptação a qualquer rotina. Se reservar um tempinho no final do dia para dar atenção a esse animal afetuoso, então, ele fica feliz da vida!

A expectativa de vida do Japanese Bobtail é de mais de 15 anos. Gato de porte médio, tem peso variando entre 2,7 e 4,5 kg, tanto nos machos quanto nas fêmeas.

Quanto às cores e padrões, são muitos, sendo a tonalidade tradicional a tricolor ke-mi (mee-kay), uma mistura de preto profundo, branco imaculado e vermelho rico. Este “pacote” é considerado boa sorte. Para completar o visual diferenciado, os olhos do Japanese Bobtail podem ser de qualquer cor.

Japanese Bobtail: saiba mais sobre sua origem e características

Acredita-se que esse gato de aparência exótica chegou ao Japão no século VI, e só lá pelo XVII o Japanese Bobtail ganhou popularidade naquele país.

Reverenciado pelos japoneses por causa da lenda de trazer boa sorte e fortuna, o bichano é tema de incontáveis pinturas e gravuras desde tempos antigos.

Existem ambiguidades sobre a origem do Japanese Bobtail, apesar de ter sido aceito que, oficialmente, ele surgiu no Japão. No entanto, é possível que a raça tenha se desenvolvido em outras partes Extremo Oriente, entre elas Birmânia, Malásia e Tailândia.

Sem falar que o folclore japonês é repleto de lendas sobre o surgimento de gatos de cauda curta. Uma delas conta que, após o rabo de um bichano ter pego fogo, ele entrou em desespero, correu pela cidade toda e acabou provocando incêndios nas casas.

Teria sido a partir de tal evento que, no dia seguinte, um imperador, tomado pela raiva, aprovaria um decreto: todos os gatos deveriam ter o rabo cortado para evitar outro acidente.

Lendas à parte, o Japanese Bobtail, sem dúvidas, é um companheiro ideal para você que busca um gatinho leal, ativo, amoroso e inteligente.

Até o próximo post!

Leave a Reply