Khao Manee: gato com “olhos de diamante”; veja aqui

Khao Manee ou Khao Plot e um gato raro, de pelo branco puro e olhos de pedra preciosa. Também conhecido como diamond eye, é originário da Tailândia. Um animal de ancestralidade de centenas de anos, e que você vai conhecer nos próximos parágrafos… Vamos lá!

É uma raça muito exclusiva e protegida no Parque Royal TaiCats, onde existem aproximadamente 70 exemplares do Khao Plot. Acredita-se que estes descendem diretamente dos gatos pessoais do rei Rama V, um fã incondicional dessa variedade em um período entre 1868 e 1910.

A Khao Manee é considerada a quarta raça nativa da Tailândia, depois do siamês, birmanês e korat. Até 1999, não era encontrada fora daquele país. Foi neste ano que uma norte-americana chamada Colleen Freymouth adotou um exemplar e o levou para os Estados Unidos.

Embora Khao Manee signifique, “gema branca”, esse animal é chamado de “olhos de diamante”, “joia branca” e “gato real do Sião”, sendo citado no Tamra Maew/Cat Book Poems.

De pelagem curta e lisa, o bichano é um dos mais exóticos e valiosos do mundo, com destaque para a heterocromia, ou seja, a “coloração diferente dos olhos do mesmo indivíduo”.

Uma das características predominantes, sem dúvida, é a cor dos olhos, que costuma apresentar combinações bastante inusitadas. Um deles pode ser azul (ou azul acinzentado) e o outro, verde, castanho, âmbar ou amarelo.

Normalmente, um olho é azul e outro âmbar ou amarelo. Quanto ao formato, os olhos do Khao Manee, são ovais e ligeiramente oblíquos, em tamanho médio.

Gatos dessa raça às vezes são surdos ou parcialmente surdos, por alguma razão genética. Um aspecto comum em espécies de pelagem branca e olhos azuis. No entanto, atualmente, a surdez nos exemplares Khao Manee vem diminuindo.

O corpo desse bichano é equilibrado, nada é mais realçado. Cabeça, músculos, orelhas e nariz, tudo tem proporções balanceadas. Sua cauda é ampla na base e comprida, assim como as patas, que ficam completas com pés ovais pequenos.

Chama atenção ainda o tom branco puro de suas camadas de pelo. Tanto que, no começo, o felino era chamado de Khao Plot, cujo significado é “completamente branco”. Às vezes, pode ser notada uma mancha escura acima da cabeça, mas ela desaparece antes do primeiro ano de vida.

Khao Manee: personalidade

O temperamento do Khao Manee é doce – o que faz dele uma excelente opção para quem não tem experiência ainda com gatos e está em busca do primeiro felino doméstico. Também é indicado para famílias com crianças e outros pets, inclusive cães.

Mas se você prefere um animal silencioso, talvez ele não agrade, pois é um bichano muito vocal, isto é, mia bastante. Por exemplo: “fala” quando está com fome, frio; para chamar atenção ou sem motivo aparente…

O fato de ser bastante relacionado com o siamês justifica seu potencial de voz para dar avisos aos humanos, não sendo exatamente um gato barulhento.

De personalidade vivaz e extrovertida, conquista a família toda com sua inteligência, espirito divertido e curiosidade. Isso inclui comportamentos como ir até a porta receber as visitas. Você pode esperar coisas assim de um gato Khao Manee, que não faz a linha bichano reservado.

E mais: o Khao Manee é caseiro e adora o contato humano, companhia, brincadeiras. Por esses motivos, não deve ser deixado sozinho durante muitas horas seguidas.

Trata-se de uma raça bastante ativa, porém, apreciadora de momentos carinhosos e sossegados, nos quais deita no colo de seu tutor e recebe afagos. Atenção e interação são essenciais para fazer um Khao Manee feliz, apesar de seu traço independente.

Sem dúvida um animal muito autêntico! É raro, mas não custa nada conhecer e até sonhar com um bichano assim, não é mesmo? Quem é apaixonado por gatos sabe bem disso…

Até o próximo post!

Leave a Reply