Kurilian Bobtail: de colo, mas sociável e independente

Um gato de colo que é, ao mesmo tempo, sociável e independente. O Kurilian Bobtail é assim, e ainda mistura aparência meio selvagem, cauda diferenciada e comportamento dócil. Os próximos parágrafos estão repletos de curiosidades sobre ele. Dá uma olhada!

A característica mais marcante desse felino é o rabo, que lembra um pompom. E no Kurilian Bobtail Shorthair, uma variedade com pelo curto, ele não passa de 15 centímetros.

Seu rabo, na verdade, conta com forma de pompom ou escova, em tamanho equilibrado com o do gato. Isso significa que deve ter no mínimo 2 e, no máximo, 10 vértebras, além de torção ou curva (ou ambos); precisa apresentar rigidez, flexibilidade ou combinação das duas.

É uma estrutura curiosa capaz de vir apontada para qualquer direção – e jamais deve ser forçada para ficar reta! Trata-se de uma parte do corpo do Kurilian Bobtail que dificilmente é igual de um exemplar para outro.

Na parte de comportamento, essa raça possui elementos que fazem dela boa opção para famílias com crianças ou outros bichos de estimação, sem apresentar traços de agressividade.

Os gatos dessa espécie são famosos por sua inteligência, curiosidade, sociabilidade e extroversão. Apesar da aparência um pouco selvagem, é um animal gentil, que gosta de colo e pode dormir tranquilamente junto de seu tutor; adora carinho e é bastante ligado à família humana.

No entanto, mesmo com esse jeito afetuoso e apegado às pessoas, o Kurilian Bobtail é um gato independente. E mais: é um bichano que demora a atingir a maturidade, além costumar confiar nas pessoas com facilidade. Por isso, a dica é mantê-lo sempre dentro de casa, para evitar que sejam levados por estranhos mal-intencionados.

Outro detalhe interessante é o forte instinto caçador, característica que deixou o Kurilian Bobtail famoso na Rússia. Ativa, essa raça vive buscando lugares altos para ficar de olho em tudo o que acontece. Mas, normalmente, aprende logo quando um local é proibido, podendo ser treinado devido seu temperamento inteligente e dócil.

Kurilian Bobtail: mais sobre o aspecto físico e origem

A aparência do Kurilian Bobtail é robusta; é uma raça de tamanho médio para grande com músculos bem-desenvolvidos e ossatura considerável.

Esse animal parece mais leve do que realmente é. O felino pode pesar até 7 kg, sendo seu corpo do tipo semi cobby. Conta ainda com pernas traseiras levemente maiores do que as dianteiras, além de pés redondos.

Sua cabeça é larga, arredondada; enquanto as orelhas são médias, com base larga, pontas arredondadas e forma triangular. Já os olhos apresentam tamanho médio e aspecto de noz, isto é, oval em cima e redondo embaixo.

Existe uma boa distância entre um olho e outro, e sua cor não tem ligação com a pelagem. Falando nisso, os pelos do Kurilian Bobtail são macios, brilhantes e de modelo lince, curtos ou semilongos.

O gato Kurilian Bobtail Shorthair (pelo curto) traz uma pelagem farta, densa e de textura sedosa, mas pouco subpelo. Outro detalhe é que, neste caso, ela deve ser do mesmo tamanho no rabo.

Fora isso, o padrão esperado para um Kurilian é o tabby, popularmente chamado de tigrado ou malhado. A cor cinza também é predominante, contudo, existem variações desse animal com quase todas as tonalidades sólidas ou em padrão tabby, com ou sem branco.

Antes de encerrar…

Acredita-se que o Kurilian Bobtail surgiu de maneira natural durante o século XX, na região conhecida como Kuril Islands ou Ilhas Curilas/Curilhas, que deu origem ao nome do felino.

Para finalizar, uma curiosidade extra: esse bichano originário da Rússia pode ser encontrado com o nome de Kurilean Bobtail, embora este termo não seja muito comum.

Seja na versão pelo comprido ou curto, a cauda curta fofa diferenciada, seu temperamento doce e o instinto caçador tornam esse bichano inesquecível, não é mesmo?

Até o próximo post!

Leave a Reply