Curiosidades

Lagartixa Leopardo: curiosidades e cuidados

A Lagartixa Leopardo ou gecko leopardo é um dos répteis mais populares como pet. Não é para menos, afinal, essa criaturinha exótica é muito apreciada principalmente por suas cores e combinações genéticas. Os detalhes eu conto a seguir… Bora lá!

As cores da Lagartixa Leopardo podem ser: amarela intensa, roxa, azul, preta e laranja, além de o animal apresentar um visual com diferentes formatos de pintas. O que torna cada membro da espécie único.

Na verdade, a Lagartixa Leopardo recebeu esse nome devido sua coloração selvagem apresentada na fase adulta, um tom creme amarelado com listras e bolas pretas.

Entretanto, foi graças à seleção artificial feita em cativeiro que surgiram muitas variedades e esquemas de cor, distintos dos padrões originais. Isso inclui ainda: lavanda, listrado, sem manchas ou listras (sem padrão), com manchas sólidas de preto e branco (granizado) e sem pigmentação preta nas marcas.

Quanto ao tamanho, existe o gecko comum, medindo entre 20 e 25 cm, em média, e o gigante (giant leopardo gecko), que pode ser bem maior.

O famoso gecko leopardo faz parte de uma das sete famílias distintas de gecko, que abrangem mais de 1500 espécies. É a família Gekkonidae.

Seu nome científico é Eublepharis macularius, mas ele ainda é conhecido popularmente por osga leopardo, geco leopardo ou, em inglês, leopard gecko.

Esse réptil é originário do Oriente Médio e da Índia, e normalmente é encontrado em áreas desérticas e montanhosas do Paquistão, Afeganistão e oeste indiano.

A Lagartixa Leopardo é um animal carnívoro que come baratas, grilos e tenébrios, entre outros insetos; vive cerca de 20 anos e coloca entre 1 e 2 ovos a cada postura.

Ter um bicho assim requer cuidados específicos, paciência e tempo, para que ele tenha boas condições de saúde.

Há alguns anos, o comércio era liberado e, por isso, é possível encontrar algumas pessoas com a Lagartixa Leopardo (e notas fiscais relativas a ela). Mas a reprodução em cativeiro e a venda desse animal são proibidas no Brasil.

Se você reside aqui e pensa em criar um réptil, busque uma iguana, por exemplo, que é vendida legalmente.

Importante: Consulte a legislação brasileira sobre aquisição de espécies exóticas. O QC Animais é contra o comércio e o tráfico ilegal de animais de qualquer tipo.

Lagartixa Leopardo: cuidados essenciais

Para acomodar melhor o gecko leopardo, é preciso criar uma reprodução de seu habitat natural, ou seja, montar um terrário. Este deve ser grande o suficiente para inserir itens como troncos, rochas, plantas e esconderijos, que fazem parte do bem-estar do animal.

Para criar dois geckos, é indicada a capacidade mínima de 40 litros – aproximadamente 90 x 40 x 30 cm. Mas a Lagartixa Leopardo pode ser criada sozinha também. No caso de alojamento em grupo, contudo, não deve haver mais do que um macho no terrário, para evitar agressividade e luta.

É muito importante que a Lagartixa Leopardo consiga trepar e tenha onde se esconder. Caixas de cartão ou rolos de papelão podem ser utilizados para criar os acessórios.

Um detalhe curioso é a capacidade desses animais de subir inclusive em superfícies lisas. Por esse motivo, o recipiente deve ser coberto, ou eles poderão fugir facilmente.

Quanto ao substrato ou base do terrário, apesar de a Lagartixa Leopardo ser oriunda do deserto, a areia não é a melhor escolha – muito menos aquela que usamos nas caixas de nossos gatinhos...

O risco ao usar areia e outras superfícies (aparas, milho etc.) com partículas pequenas é a ingestão, fazendo com que os intestinos do gecko fique gravemente entupido. Também não é indicado usar produtos que contenham pesticidas ou fertilizantes.

O mercado dispõe de esteiras próprias para répteis, cortiça, folhas de papel de cozinha, jornais e outras possibilidades baratas, absorventes, fáceis de limpar e, principalmente, possíveis de digerir, caso o gecko resolva comer o substrato do terrário.

As plantas completam o ambiente ideal e ainda fornecem umidade, sombra e segurança ao gecko. No entanto, não basta a beleza delas, é preciso escolher vegetais apropriados, que não sejam tóxicos.

Hoje, você conheceu a Lagartixa Leopardo, um animal diferente que precisa de cuidados especiais para ter qualidade de vida, como qualquer outro pet. Uma beleza exótica impossível de não reparar, não é mesmo?

Até o próximo artigo!

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário