Gato

LaPerm: gato de jeito e visual marcantes; entenda

Um animal que pode passear em seus ombros ou ficar ao seu lado enquanto você vê televisão. É uma amostra do que o LaPerm é capaz de fazer para ficar perto de seu tutor. E tem muito mais sobre esse gatinho de pelo encaracolado. Confira!

Se você busca um bichano muito carinhoso, que esfrega focinho e patas no seu rosto, chegando pertinho e mantendo o contato olhos nos olhos, o LaPerm tem essas características.

Trata-se de um felino que chega a seguir seus humanos preferidos como um cachorro faz, que tende acompanhar a liderança. Ou seja, pode estar ocupado em alguma atividade, mas se você resolver sentar no sofá para relaxar e colocar o pet no colo, ele vai curtir o momento, e os afagos, claro…

Em geral, não é de miar muito, e sua voz é doce. Portanto, mais um motivo para não se preocupar se ele resolver participar de tudo com você em casa. A companhia tem motivos de sobra para ser bastante agradável. Aliás, essa raça é considerada excelente opção neste sentido.

Além do desejo constante pela presença das pessoas que ama, esse gato é inteligente, alegre, curioso e ótimo caçador, sempre procurando conseguir o que quer, usando suas patinhas habilidosas e boca.

O dócil e carinhoso LaPerm consegue se adaptar a diversos ambientes; é muito indicado para morar em apartamento, dividir o espaço com outros bichos de estimação e crianças em idade escolar. E está pronto para brincadeiras, inclusive com estranhos.

É uma boa raça para aposentados, gente que deseja um gato de colo e pessoas que gostam de pets mais adaptáveis aos costumes do lar. Afinal, o LaPerm possui um comportamento interativo. Outro diferencial dele é o gosto pela água, ao contrário da maioria dos felinos.

Famoso por sua forte ligação conosco, tanto quanto um cão, o LaPerm pode escolher uma ou duas pessoas na residência para ser fiel, demonstrar mais respeito e caprichar nas brincadeiras. Porém, é gentil, afetuoso com toda a família.

LaPerm: aparência inconfundível

O destaque do LaPerm é, sem dúvida, a pelagem cacheada, sendo que existem duas versões, digamos assim, uma longa (longhair) e outra curta (shorthair).

O aspecto dos pelos lembra o de um saca-rolhas, pois tem forma espiral. São encaracolados flexíveis, leves e arejados, de tamanhos distintos.

No LaPerm Shorthair, por exemplo, a pelagem é sedosa, macia e ondulada na área da barriga e no dorso. É um pelo que, apesar do visual curvilíneo, não embaraça com facilidade.

LaPerms possuem muitas cores e estilos; são aceitos em todos os padrões de tamanho e tonalidades. Todas as cores de olhos também são acatadas, e elas não têm ligação com as da pelagem.

Há pouco subpelo e os encaracolados ajudam a manter a maior parte da pelagem morta presa ao corpo do bichano, evitando que fique na mobília ou caia no chão.

A pelagem diferenciada costuma aparecer entre os 3 e 4 meses de vida. Outra curiosidade é que o LaPerm chega à fase adulta com três anos. E ainda: apresenta corpo com comprimento médio a longo e músculos bem-desenvolvidos.

Os machos tendem a pesar aproximadamente 3,5 a 4,5 kg; enquanto as fêmeas, um pouco menos, 3 a 4 kg. A cabeça do LaPerm possui contornos suaves, arredondados, estilo cunha. Olhando o animal de perfil, é possível observar um ligeiro stop.

Quando o felino tem o pelo curto, a cauda apresenta formato de escova. Se a pelagem é longa, o LaPerm traz um rabo encaracolado e plumado. E, geralmente, é longo e fino em proporção ao tamanho do corpo, seja na versão shorhair ou longhair.

Com pés redondos, as patas do LaPerm são finas e longas, e as traseiras discretamente maiores que as dianteiras.

Completando o visual marcante desse pet, olhos grandes em forma de amêndoa , ligeiramente afastados, e orelhas igualmente generosas. Estas lembram conchas e contam com pelos encaracolados em volta da larga base, além de pontas suavemente arredondadas.

E então, o que achou do afetuoso e inconfundível gato LaPerm? Poderia ser seu próximo amigo peludo? Deixe seu comentário!

Até breve!

 

 

 

Fotos:

By KRL LPL [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)], from Wikimedia Commons
By Bebopscrx [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html), from Wikimedia Commons

Faça um Comentário