Nebelung: “ser da névoa” é um gato dócil e calmo

Nebelung é um russo azul com pelos longos, e também uma palavra de origem alemã que significa algo do tipo “criatura da névoa”. Um termo perfeito para esse bichano silencioso, cuidadoso, que costuma se mover como uma sombra. Descubra muito mais a seguir!

Ativo, carinhoso, altamente inteligente e muito fiel aos seus tutores. Estas são algumas das características do Nebelung. Também é considerado um pouco tímido e costuma ser reservado com desconhecidos e crianças, precisando de um certo tempo para adaptação. O mesmo ocorre com novos ambientes.

O recomendado é proporcionar ao Nebelung uma estabilidade nos hábitos, uma rotina sem grandes mudanças. Isso vale para o horário das refeições e a manutenção da frequência na limpeza da caixa de areia, por exemplo. Do contrário, o gato costuma reclamar…

Sem falar que esse felino exótico é um verdadeiro despertador pela manhã; não deixa o tutor esquecer das necessidades felinas em nenhum momento.

E mais: é dócil, tranquilo e brincalhão; precisa de companhia de humanos ou outros animais, pois não curte ficar sozinho durante muito tempo.

É uma raça bastante sensível, propensa à maior ansiedade e ao medo quando não tratada adequadamente. Entretanto, pode encontrar diversão quando seu humano preferido está no trabalho sem “destruir” a casa.

O gentil e leal Nebelung é um bichano muito indicado para aposentados ou pessoas que procuram um gato carinhoso e de colo, além de famílias com crianças mais crescidinhas, que conseguem interagir com animais de forma mais cautelosa.

E ainda: a vida em apartamento não é problema algum para esse gato doméstico raro e bonito. Aliás, é até melhor criar o Nebelung em um espaço mais controlável, pois deixá-lo ao ar livre favorece fugas e até roubos.

A dica para manter esse felino ativo é ter brinquedos dentro de casa, para que ele possa gastar energia à vontade. Mas lembre-se de não deixar itens mais frágeis de decoração, entre outros, ao alcance dele, uma vez que é provável que o esperto Nebelung queira mexer em tudo.

Há quem diga que ele é mais reservado do que tímido; é um observador. Daquele que escala lugares altos só para checar o que acontece na área. Por isso, nem sempre é sociável com hóspedes. Entretanto, é capaz de subir no ombro de alguém da família e seguir pelos cômodos.

Nebelung: visual

Quanto à aparência, o Nebelung tem um corpo de médio porte alongado, musculoso e grandes olhos verdes ou com toque amarelado – ligeiramente ovais e profundos; densos e macios pelos longos; e peso entre 3 e 8 kg, aproximadamente.

Com expectativa de vida de 11 a 16 anos, o bichano possui traços finos e delicados, pernas e cauda compridas, sendo esta última coberta de pelos mais longos que os do corpo. Suas patas ovais de tamanho médio trazem tufos de pelos entre os dedos.

A pelagem, geralmente é no tom cinza azulado (para alguns, azul fosca com toque de prata), mas variações em branco e preto são aceitas como padrões.

O Nebelung tem pescoço longo e delgado, cabeça em estilo cunha modificada (mais apontada do que arredondada); orelhas grandes, largas na base e pontudas, além de almofada do nariz em tonalidade cinza.

Nebelung: origem da raça e outras características

O Nebelung surgiu no começo da década de 1980, quando uma gata doméstica preta pariu três fêmeas pretas de pelos curtos e um macho de pelos longos. A ninhada foi resultado do cruzamento com um pai de raça desconhecida, mas que, provavelmente, era descendente do angorá.

Atualmente, o cruzamento da raça Nebelung com russian blue é permitido sem punições na intenção de estimular seu desenvolvimento, já que a primeira é difícil de encontrar.

Se você procura um bichano amoroso, que convive bem com todos da casa, gosta de atenção, mas é capaz de ficar numa boa sozinho, esta é a dica! Espero que ache um Nebelung para chamar de seu…

Até breve!

Leave a Reply