O que papagaio come? Veja neste post

O que papagaio come? É uma das perguntas que precisam ser feitas antes mesmo de adquirir a ave. A estrutura e os alimentos apropriados fazem diferença na saúde e longevidade do pássaro.

Nem sempre o que ingerimos serve para nossos animais de estimação. Na tentativa de demonstrar carinho, muita gente acaba oferecendo aos bichos produtos inadequados, capazes de fazer mal.

O que o papagaio come? Anote aí o que é liberado e o que é proibido, além de outras dicas para ter em mente quando o assunto é alimentar essa espécie silvestre sensível e encantadora:

1 – A dieta recomendada para os papagaios precisa ter, pelo menos, cinco tipos de sementes. O que papagaio come? Milho, painço, aveia, arroz integral e linhaça, por exemplo.

2 – Aposte em verdura verde-escura, entre as quais: espinafre, couve-manteiga, almeirão e brócolis. Os vegetais folhosos podem incluir alface, mas o consumo frequente dessa verdura tende a provocar diarreia.

3 – Frutas em geral são bem-vindas, de preferência com sementes e cascas. Inclua, preferencialmente, três tipos de fruta por porção. Maçã, pera e laranja são algumas das mais indicadas para o papagaio. Uma exceção: o abacate, que pode ser tóxico para ele.

E mais: ao pensar as melhores frutas, cuidado com o nível de glicose, principalmente em itens como melão e banana, que fornecem alto teor de açúcar. O ideal com elas é não passar de duas vezes por semana.

O cuidado é o mesmo com a sacarose (manga, cereja etc.), pois elas têm uma liga entre frutose e glicose.

4 – Um dos segredos da boa alimentação dos papagaios é a variedade, para a ave não ficar entediada. O que é importante também do ponto de vista nutricional. O truque é variar a cor da fruta, para saber se estão sendo oferecidos vários tipos de vitaminas e nutrientes.

5 – Pimentões e tomates estão entre os queridinhos dos papagaios, e são alimentos que podem ser dados a eles.

6 – Jamais dê pão com leite para a sua ave, pois acontece a fermentação no papo, prejudicando a digestão e causando a impressão falsa de saciedade. Ou seja, ela corre o risco de desnutrição.

7 – Pegue leve no girassol. A semente fornece grande quantidade de gordura e, em excesso, é capaz de favorecer o surgimento de problemas no fígado.

8 – Tenha em mente que o papagaio é, normalmente, oriundo de regiões com clima quente ou tropical. Portanto, alimentos característicos delas são mais indicados.

Mas tem um detalhe essencial: a dieta depende também da espécie. Alguns papagaios conseguem destroçar pássaros menores, répteis e até mamíferos.

9 – Via de regra, os alimentos secos, como as rações, são ideais para animais de estimação. Existem muitas opções de rações ou alimento seco hoje no mercado.

O que papagaio come? Confira outras recomendações… e conclusões

Sem dúvida, a alimentação é uma parte crítica nos cuidados com qualquer animal. E quando são bichos exóticos, então, nem se fala, porque tais espécies possuem características físicas e orgânicas diferenciadas, que necessitam de informações específicas.

Atenção: as informações contidas neste artigo não substituem o acompanhamento veterinário, que deve ser feito com regularidade também no caso dos papagaios. Consulte sempre um profissional de sua confiança. Só ele pode indicar tratamentos e dietas de acordo com as condições do seu animal.

A nutrição inadequada reflete na vitalidade, assim como na plumagem e no bico do papagaio. Embora seja um animal de vida longa, não podemos fornecer qualquer produto alimentício a ele, sob risco de comprometer seu bem-estar, especialmente diante de mudanças climáticas.

O que papagaio come? Hoje você viu aqui os melhores alimentos para diminuir a chance de a ave desenvolver doenças, para manter seu sistema imunológico equilibrado e contribuir com o bom funcionamento dos órgãos.

Até breve…

Leave a Reply