Ojos Azules: gato amoroso, belo e raro; saiba mais

O traço mais marcante desse gato está no próprio nome Ojos Azules que, traduzido do Espanhol, quer dizer olhos azuis – e eles são em tonalidade marcante, não importa o padrão ou a cor da pelagem. Descubra muito mais conferindo este post até o fim!

A particularidade nos olhos é fruto de uma mutação espontânea em um gene dominante, a partir do cruzamento de uma gata de olhos azuis escuros (e padrão tartaruga) e machos sem a característica dela. O que ocorreu nos Estados Unidos em meados da década de 1980.

A fêmea chamada cornflower foi encontrada no Novo México e deu início à raça Ojos Azules, cujos filhotes apresentaram a mesma particularidade dela independentemente da tonalidade dos pelos.

Aliás, apesar de ser preferível que o bichano Ojos Azules não tenha pelos em tom branco sólido, os exemplares colorpoint não devem ser desacreditados em função da cor de seus olhos, pois tal aspecto é proveniente da raça, não da pelagem.

O curioso é que existem relatos de gatos assim em países como a Austrália, por exemplo, que nunca recebeu um bichano Ojos Azules. Isso leva a crer que esse gene seja mais propagado pelo mundo do que se previa.

Existe o gato Ojos Azules Shorthair, que é muito raro hoje. Porém, seu padrão foi reconhecido pela associação felina americana conhecida como TICA, mantendo a raça como Preliminary New Breeds.

E mais: há um grande monitoramento por parte da própria TICA, de geneticistas e criadores no sentido de descobrir se é possível manter o gene sem que o gato tenha males neste campo.

À propósito, até o momento, os bichanos Ojos Azules Shorthair são conhecidos como saudáveis. Um fato importante é que, apesar de a surdez ser comum em outras raças com olhos claros, os Ojos Azules não apresentam o mesmo problema. Que bom!

Como você pode notar, o mundo dos felinos domésticos é cheio de curiosidades e cuidados que nem imaginamos, não é mesmo? Mas, estudos à parte, como será o comportamento dos belos animais da raça Ojos Azules? Veja logo abaixo…

Ojos Azules: temperamento

O comportamento dos Ojos Azules é pouco conhecido, uma vez que a raça é rara. Todavia, algumas informações fazem referência a animais considerados boas companhias, principalmente para quem vive em apartamento e/ou tem crianças maiores e outros bichos de estimação.

No convívio com cães e crianças muito ativos, é preciso apenas ter cautela para que o gato dessa raça não fique acuado. O que pode acontecer, por exemplo, quando a brincadeira infantil ou canina é mais intensa, levando à retração do felino.

Ou seja, é um pet brincalhão que adora atenção, contudo, leva ao pé da letra a frase “Brincadeira tem limites” – elas não devem ser algo irritante para ele.

No geral, um gato Ojos Azules é animado, ativo, sociável, muito inteligente. E gosta de ficar no colo de seu tutor, sendo dócil e bastante apegado a ele.

Aliás, ser mimado o deixa ainda mais feliz! Também curte ficar dentro de casa, concentrando suas atividades no ambiente ao qual está acostumado.

Para quem gosta de um gatinho capaz de passar horas no sofá relaxando ou tem disposição para brincar com bolinhas de papel amassado, é um ótimo amigo peludo.

Simpático, prefere estar na companhia da família. Entretanto, pode demonstrar carinho e fazer cumprimentos ao encontrar novas pessoas.

Às vezes, é divertido ao extremo, com movimentos e pulinhos graciosos, sem ser do tipo que sobe nas prateleiras, janelas ou armários. Na verdade, ama um tapete ou sofá, no qual possa aproveitar uns bons cochilos ao lado de seu humano preferido.

Como você viu neste artigo, a raça Ojos Azules é, além de bonita, ágil, carinhosa, simpática e inteligente. Um animal doméstico bastante sociável, esperto, curioso e brincalhão, porém, um dos mais raros. Acredita-se que no ano de 1992 havia apenas 10 exemplares registrados.

Que pena, não é mesmo?

Encontro você aqui em breve!

Até logo…

Leave a Reply