Gato

Plantas boas para gatos: 10 sugestões, e mais dicas!

Plantas boas para gatos são aquelas que não possuem toxidade. Ao contrário das venenosas, elas podem estar no mesmo ambiente dos bichanos, e caso eles venham a tocar ou comer uma delas, não correm risco.

Hoje, preparei uma lista com algumas das melhores Plantas boas para gatos. Assim, você pode enfeitar sua casa sem colocar em perigo a vida desses animais tão queridos. Dá uma olhada:

1. Areca-bambu (Dypsis lutescens) – é uma palmeira popular e segura para os pets, da mesma forma que a variedade rafis.

2. Confete (Hypoestes phyllostachya) – é considerada não perigosa para os felinos porque suas vistosas, coloridas e rústicas folhas não trazem altas quantidades de oxalato de cálcio, substância tóxica para animais e humanos.

3. Flor-de-maio (Schlumbergera truncata) – uma opção interessante para pendurar no teto ou decorar móveis. O ideal é deixá-la fora do alcance dos bichanos por outro motivo: seus ramos quebram com facilidade. Vai que seu amigo peludo resolve brincar com essa plantinha…

4. Gerbera (Gerbera jamesonii) – seu jeito de margarida grande dá vida a belos vasos que enfeitam ambientes diversos. Precisando de uma ornamentação com Plantas boas para gatos? Aposte na gérbera que, além de tudo, é resistente e encontrada em várias cores.

5. Orquídea asiática (Phalaenopsis sp.) – falando em beleza e Plantas boas para gatos, não poderia faltar este tipo de orquídea. Muito rústica, a planta não precisa de adubos e inseticidas como outras espécies.

Plantas boas para gatos: outras opções e dicas extras

6. Chifre-de-veado ou Platycerium – conhecida como Bigsmile Escultural, é a dica perfeita para apartamentos, e a prova de que é possível garantir uma decoração cheia de estilo mesmo com animais por perto. Enfeite aparadores e racks com um vaso contendo chifre-de-veado, e espere os elogios!

7. Clorofito ou Planta aranha – é uma das Plantas boas para gatos, além de prática, ou seja, não requer muitas regas e cuidados. Sem falar que é ótima para interiores e ainda cresce em velocidade considerável.

8. Samambaia de Boston – nos jardins ou dentro de casa, as samambaias são um sucesso! Que tal enfeitar seu lar com uma samambaia de Boston, com lindas folhas caindo para fora do vaso, aproveitando o charme de uma das Plantas boas para gatos?

9. Suculenta Zebra (Haworthia Fasciata) – Plantas boas para gatos não poderiam deixar de ter suculentas, que são ideais para apartamentos. Pequenas, de simples manutenção e transporte descomplicado, ainda são aliadas do bem-estar de nossos filhos de patas.

Só tome cuidado na hora da compra, uma vez que muitos vendem aloe como suculenta zebra, sendo a primeira tóxica.

10. Valeriana ou Erva do Gato – ela enfeita, tem propriedades medicinais e é uma das prediletas dos bichanos. A valeriana ajuda em casos de ansiedade, agitação e dificuldade para dormir.

Ainda na linha medicinal, existem as mudas de erva-doce, camomila, grama-paulista e capim-santo, para oferecer um toque verde e agradável à sua rotina sem comprometer a saúde do seu querido felino.

Atenção: este post tem função de informar. Consulte sempre profissionais capacitados para verificar a toxicidade das plantas antes de inseri-las em um ambiente com crianças pequenas e animais domésticos.

Para encerrar o tema Plantas boas para gatos, algumas dicas extras…

A primeira delas é que, embora uma planta não esteja na categoria das tóxicas para seus bichinhos de estimação, isso não quer dizer que possa ser ingerida à vontade, claro.

O recomendado é evitar excessos, já que plantas, inclusive medicinais, em grandes quantidades, podem causar mal-estar e outros incômodos, tanto nos pets quanto em nós.

Por isso, é aconselhável deixar até as Plantas boas para gatos sempre em cima de estantes, mesas ou penduradas, para evitar que os felinos tenham acesso a elas o tempo inteiro.

Mas garanta que não haja toalhas embaixo dos vasos, para que os curiosos e brincalhões gatinhos não acabem buscando diversão nos tecidos e sofram acidentes.

Evite também colocar novos vasos com plantas nos cantos da mobília nos quais o seu amigo peludo costuma andar, pois isso pode terminar em sujeira, queda da peça e machucados no animal.

Espero que tenha gostado das sugestões, e que possa compartilhá-las com seus amigos apaixonados por gatos!

Até o próximo post!

Faça um Comentário