Raças de baleia e suas curiosidades; veja aqui!

São 40 espécies ou raças de baleia no mundo, aproximadamente, apesar de a estimativa não ser conclusiva. Afinal, é possível que ainda existam variedades desconhecidas ou não classificadas. Então, não é fácil chegar a um número preciso.

Além disso, a quantidade pode variar dependendo do critério de classificação, pois algumas raças de baleia chegam mais perto dos golfinhos na escala evolutiva.

Outra dificuldade dos estudiosos é que algumas espécies possuem uma população pequena demais, já próxima de extinção. Por isso, a caça comercial da baleia é proibida desde 1985, embora países liderados pelo Japão reivindiquem o fim do embargo.

Falando em japonês, pesquisadores nipônicos, por exemplo, relataram recentemente a descoberta de uma nova espécie, parente da “baleia fin”. E também chegaram à conclusão que a “baleia de Bryde” pode ser subdivida em duas categorias. Ou seja, são muitos os fatores para considerar sobre raças de baleia!

Raças de baleia: conheça algumas entre as principais

As baleias são mamíferos marinhos da ordem Cetacea, sendo que esta conta com duas subordens: misticetos, as “ baleias verdadeiras”, e os odontocetos, que incluem golfinhos, botos e cachalote.

A diferença entre os dois grupos é que o primeiro possui fileiras de cerdas ou barbatanas, que servem para filtrar o alimento, especialmente plâncton e peixinhos; já os odontocetos dispõem de dentes.

Então, com base nesta divisão, o cachalote fica de fora, pois, apesar de ser um cetáceo e parecido com uma baleia, biologicamente não pode entrar neste grupo, exclusivo dos misticetos.

Veja abaixo algumas das raças de baleia mais famosas e suas particularidades:

  • Baleia-azul (Balaenoptera musculus) – é o maior animal do planeta! Seu tamanho vai de 24 a 27 metros, na média em idade adulta; o peso varia de 100 a 120 toneladas. Imagine um Boeing 737… pois é a dimensão da baleia-azul, um animal que pesa o equivalente a 25 elefantes juntos.

O maior exemplar já encontrado contava com impressionantes 33 metros de comprimento. Incrível, né? Motivos não faltam para a baleia-azul ocupar o lugar mais alto do pódio, não só entre os indivíduos da mesma espécie, mas também em toda a natureza.

Tudo nela é grande: sua língua pesa 4 toneladas; ela come 4 milhões de krills (um tipo de camarão) todos os dias; seus filhotes tomam cerca de 230 litros de leite diariamente, chegando a engordar uns 4 quilos por hora.

  • Jubarte (Megaptera novaeangliae) – outra grandalhona inacreditável, mede de 11,5 a 15 metros e pesa de 25 a 30 toneladas. As gigantescas nadadeiras peitorais, que chegam a 5 metros, é seu aspecto físico mais marcante. No comportamento, o destaque é a personalidade dócil.

Trata-se de um animal comum na costa brasileira, especialmente no verão, período no qual viaja para acasalar. Mas, infelizmente, devido caça indiscriminada, a população desta variedade caiu de 150 mil indivíduos, no século passado, para atuais 25 mil, aproximadamente.

Olha aí uma jubarte!

  • Baleia de Bryde (Balaenoptera edeni) – seu nome é uma homenagem a Johan Bryde, que auxiliou na construção do primeiro porto baleeiro da África do Sul.

O tamanho dela vai de 11,5 a 14,5 metros; enquanto o peso é de 12 a 20 toneladas. A baleia de Bryde faz o tipo caseiro, ou seja, passa o ano inteiro em águas tropicais ou subtropicais, sem ciclos migratórios.

  • Baleia Cinzenta (Eschrichtius robustus) – ao contrário da baleia de Bryde, a cinzenta faz um dos ciclos migratórios mais amplos entre todos os animais da Terra.

Apesar de ser encontrada somente no Pacífico Norte, grupos dela nadam do mar de Behring, no Alasca, para a costa do México, todos os anos. O roteiro de 20 mil quilômetros, de ida e volta, serve para alimentação e acasalamento.

Quanto ao tamanho, a baleia cinzenta mede de 12 a 14 metros e tem peso aproximado de 15 a 35 toneladas.

 

Como você pode notar hoje, raças de baleia são muitas, algumas até desconhecidas ainda. E diversas também são as curiosidades sobres esses mamíferos que, certamente, não passam despercebidos.

Espero você aqui em breve para saber mais do impressionante reino animal!

Até logo!

 

 

Imagens: Pixabay

Leave a Reply