Gato

Ragamuffin: grande no tamanho, beleza e afeto

Bonito, enorme e cheio de amor para dar. A definição combina bem como Ragamuffin é um gato doméstico com personalidade amigável e pele grossa, como a de um coelho, entre tantas características únicas. Quer saber mais? Vem comigo!

Extremamente carinhoso, esse bichano dócil, manso, também adora comer. Outro traço de sua personalidade é a capacidade de conviver bem com demais pets e crianças, pois não costuma brincar utilizando as garras. Mas, embora seja sossegado, não fica frouxo ao ser segurado.

É o tipo de felino que ama dormir ao lado ou, de preferência, nos braços de seus tutores. Um temperamento tão pacífico que chega a ser recomendado não levar o Ragamuffin para passear, uma vez que ele não saberia se defender de possíveis agressores.

O Ragamuffin é considerado ideal principalmente para quem mora em apartamento, e seu jeito equilibrado é perfeito para lidar com todos os membros da família. Sem falar que é uma raça que geralmente não fica chateada com mudanças na rotina.

Correr para receber conhecidos ou estranhos é um comportamento desse animal sociável. Por esta e outras particularidades em seu modo de agir, dizem até que o felino parece mais um cachorro.

Além disso, essa raça possui grande vigor físico e tende a gozar de boa saúde. Portanto, normalmente, não são necessários cuidados excessivos com ele no dia a dia. Em geral, bastam água e comida, esta última com moderação para evitar aumento de peso. E ainda: dentes e pelagem devem ser escovados uma vez por semana. O mesmo vale para a limpeza dos ouvidos.

Um detalhe importante é que o Ragamuffin tende apresentar acúmulo de gordura na parte inferior da barriga. Apesar de ser algo aceitável na raça, é fundamental controlar a nutrição do animal, pois isso não deve servir de desculpa para que ele fique acima do peso.

É bom lembrar que gatos menos ativos como o Ragamuffin devem praticar atividades interativas e ter espaço para brincar. Do contrário, eles podem ficar fora de forma e ter sua qualidade de vida prejudicada.

Mesmo sendo um bichano sossegado, o Ragamuffin requer um tempo com seu tutor para gastar energia, e ser ainda mais feliz, claro!

Aviso: este post tem função de informar; não substitui cuidados profissionais específicos. Consulte sempre um especialista para manter seu pet saudável.

Ragamuffin: aparência

A pelagem do Ragamuffin é muito suave, felpuda e sedosa, podendo variar em extensão. Ela cobre um grande e comprido corpo, de estrutura óssea forte, com cauda e pernas longas. Uma composição física que faz o felino parecer maior do que de fato é.

Sua cabeça de porte médio fica visualmente mais larga devido aos pelos fartos. As orelhas do Ragamuffin, também de tamanho médio, estão inseridas lateralmente e ajudam acentuar o visual triangular do rosto. Ele conta ainda com olhos azuis em formato oval e queixo bem-desenvolvido.

Quanto às cores e padrões de pelagem, são vários – alguns deles iguais aos do ragdoll. O Ragamuffin com padrão de cores nas pontas apresenta corpo claro, tonalidade mais escura e contrastante nas orelhas, máscara e extremidades.

Existe ainda o Ragamuffin bicolor, que também traz pontas escuras, contudo, possui um curioso formato de “V” invertido na testa com o abdômen, e as quatro pernas e juba na cor branca. O padrão mitted dele é outro que exibe pontas coloridas, porém, os pés e o queixo são brancos.

O fofo e calmo Ragamuffin pode apresentar diversas outras tonalidades e estampas, digamos assim, além destes clássicos do ragdoll.

Antes de encerrar, uma curiosidade que tem a ver com esses dois bichanos. Uma das versões sobre a história do Ragamuffin é que este seria uma variante do gato ragdoll, e que foi considerada raça separada em 1994.

Diz-se que um grupo de criadores de ragdoll decidiu produzir uma versão própria deste animal. E como não foi permitido continuar usando o nome, batizou a nova raça de Ragamuffin, reconhecida oficialmente pela Associação de Criadores de Gato em 2003.

Até o próximo artigo!

Faça um Comentário