Gato

Thai: conheça os encantos do gato siamês ancestral

Um animal nobre, de origens reais. O Thai é um gato cheio de beleza e curiosidades. Está relacionado ao siamês, mas não o tipo mais recente. Trata-se de uma variedade antiga, e recém-reconhecida. Eu conto tudo nos próximos parágrafos, é só chegar junto!

A raça Thai surgiu na Tailândia, que antigamente era chamada Siam. Esse animal com privilégios na corte real é famoso como siamês tradicional ou ancestral, pois é uma variedade da própria raça siamesa. No entanto, é diferente da ocidental, o moderno siamês.

Em alguns lugares, esse bichano é conhecido como gato tailandês, wichien maat ou siamês clássico (old style siamês ou classic siamese).

O siamês popular atualmente é, na realidade, uma variação do gato original, contando com os traços e corpo cheios de ângulos. O Thai, por sua vez, tem um rosto mais redondo e é maior.

As diferenças principais entre o Thai e o siamês moderno são físicas. O primeiro é mais robusto, compacto, menos estilizado que o segundo. Apesar de maciço e redondo, ainda assim o gato tailandês apresenta porte atlético. Sua estrutura muscular é proporcional.

E mais: ele possui cabeça triangular com alguns contornos e bochechas redondas; crânio e frente ligeiramente avolumados de perfil; olhos ovais sempre de um azul muito intenso; orelhas médias e baixas, amplas na base e arredondadas nas pontas; pelagem curta, muito próxima à pele, suave e densa ao toque.

Talvez você tenha visto por aí gatos chamados de tailandeses ou demais nomes que falei anteriormente, mas não entendeu como podem ter tantas cores diferentes, inclusive nos olhos. É que existem vários felinos que entram na categoria Thai. Por exemplo:

  • Burmese : seus pelos são marrons claros – em alguns exemplares, com um toque acinzentado. A pelagem pode ir do tom mais suave de chocolate ao mais escuro, estilo chocolate meio amargo. Os olhos são amarelos, verdes ou azuis.
  • Ninlarat ou Konja: de físico tipicamente oriental, possui pelos pretos e olhos cor de ouro ou esmeralda.
  • Korat : muito raro no país de origem, exibe uma fascinante pelagem cinza azulada, além de olhos verdes ou amarelos. Seu longo focinho normalmente é cinza escuro ou preto.
  • Siamese : clara, a pelagem desse bichano varia entre tons de bege, sendo face, orelhas, patas e cauda mais escuros, próximos do preto. Completando o belo visual, olhos azuis ou quase violetas.
  • Suphalak : é o mais raro de todas as espécies de Thai. O pelo é marrom vivo, brilhante e praticamente avermelhado, e o mesmo tom está no focinho, patas e cauda, destacando ainda mais os olhos.
  • Tonkinese : é um gato de cores que podem variar entre marrom, cinza e bege, com diferentes nuances. Os olhos azuis, verdes ou amarelos contrastam com partes que costumam ser mais escuras – patas, focinho e orelhas.
  • Tortie ou Tortoise Shell: as possibilidades de cores ao muitas. Sua pelagem normalmente é mesclada com duas, entre elas marrom, cinza, laranja, preta e bege. Os olhos são azuis, verdes ou amarelos.

Thai: personalidade

Se, na parte física, Thai e siamês clássico são diferentes, é no quesito caráter que as semelhanças são grandes. Dizem até que os dois bichanos têm a mesma personalidade.

Isto é, os dois gatinhos são muito carinhosos, expressivos e comunicativos; especialmente sensíveis, porém, ligeiramente nervosos, precisam de doçura no trato diário. Ah! E são exigentes, com tendência a conseguir tudo o que desejam.

O Thai é uma raça sociável, inteligente e interessada em fazer parte das atividades do lar. Curte desfrutar da interação com adultos, crianças e cães. Adora um bom afago, como todo felino, e gosta de miar bastante para chamar atenção. É preciso ter paciência e dar muito carinho!

Como você pode notar, definitivamente, o Thai não faz o estilo desapegado ou independente. É importante ter isso em mente, para que todos possam conviver em harmonia.

Então, o que acha de ter um pet assim na sua casa?

Até o próximo artigo!

Faça um Comentário