Curiosidades

Tipos de aranha: conheça 8 deles, e curiosidades!

Existem muitos tipos de aranha diferentes entre mais de 50 mil espécies encontradas no mundo inteiro. Para quem não estuda os aracnídeos, pode parecer tudo igual. Mas cada uma é distinta o suficiente para ter suas próprias e novas categorias. Veja algumas delas hoje, e curiosidades!

Antes de partir para os tipos de aranha, é importante falar das particularidades desses bichinhos que põem medo em muita gente…

A maioria das aranhas tem oito olhos; outras apresentam dois, quatro ou seis. Há também algumas aranhas de caverna que são cegas. Todas são predadoras e sua alimentação é basicamente feita por insetos, entre eles, gafanhotos, baratas, grilos, moscas e mosquitos. E todas são venenosas, embora poucas tenham o poder de nos intoxicar.

Produzido em glândulas especiais, o veneno é usado para matar suas presas. Ele fica guardado em estruturas que lembram seringas, pois são ocas e pontudas, localizadas nas pontas das garras. É por meio delas que as aranhas picam suas vítimas e injetam o veneno. Já as garras são utilizadas para segurar, picar e triturar presas.

Aranhas são artrópodes da classe dos aracnídeos (ordem Araneida), sendo seu tamanho varia do quase imperceptível a olho nu até tipos de aranhas com mais de 20 cm. Sem falar nas inúmeras cores que elas podem ter. Um diferencial em relação a outros aracnídeos é a cabeça e o tórax separados da área abdominal através de uma cintura fina.

Viu como é amplo e interessante o universo desses animais? Porém, se depender deste artigo, você vai entendê-lo melhor ainda! Conheça agora alguns tipos de aranha:

1. Anyphaenidae – apresentam uma carapaça na cor amarela pálida com bandas laterais pretas (com margens dentadas e linhas brancas pequenas difundidas a partir da fóvea, uma “fosseta, especialmente a da região central da retina, também chamada fossa central”).

A parte mediana, mais clara, possui duas manchas negras atrás dos olhos posteriores. Outra curiosidade são as patas amarelas pálidas repleta de manchinhas negras que às vezes formam anéis. O abdômen vai de amarelo pálido a castanho rosado com pontos escuros salpicados.

2. Agelenidae – aranhas de tamanho pequeno a grande, são consideradas sedentárias; constroem teias em tubo com porções desdobradas em “toalha”. O número de tubos, aberturas e dimensões das “toalhas” depende da espécie.

Esses aracnídeos agelenidae andam sempre sobre a teia e, em geral, ficam dentro das zonas tubulares, onde permanecem mais protegidos.

Tipos de aranha: conheça outros

3. Amaurobiidae – são animais robustos, de tamanho médio e cores acastanhadas que tecem teias de forma irregular, com um abrigo em estilo de tubo, de uma ou várias aberturas.

Normalmente, os tubos, produzidos em seda muito branca ou azulada, são confeccionados dentro de fendas pequenas nos muros, pedras ou chão.

As aranhas amaurobiidae possuem olhos e carapaça com duas áreas distintas, mas não apresentam diferença marcante entre as duas regiões corporais.

4. Atypidae – está entre os tipos de aranha de tamanho médio; contam com poucos pelos e tonalidades escuras, além de carapaça brilhante e oito olhos. Ainda no aspecto geral, dispõem de zona cefálica mais elevada, porém, em igual largura em relação à região torácica.

5. Quelíceras – exemplos de aranhas robustas, dentadas e de corpo coberto de pelos.

6. Corinnidae – a carapaça delas é bastante variável com as áreas cefálica e torácica; seu tamanho vai de pequeno a médio; enquanto os oito olhos são dispostos em duas linhas sem muita deformidade.

7. Ctenizidae – são tipos de aranha de tamanho médio, tonalidade castanha e de aspecto muito brilhante na larga carapaça. Robusta, apresenta oito olhos muito juntos, zona cefálica grande e elevada – ao contrário da torácica, achatada e mais baixa.

8. Dictynidae – o aspecto geral é de uma aranha de tamanho pequeno a médio e cores diversas. Sua carapaça traz regiões cefálica e torácica distintas, sendo a primeira mais fina e alta. Possui seis ou oito olhos em duas linhas mais ou menos disformes.

Até o próximo artigo com outras curiosidades sobre o reino animal!

 

 

Imagens: Pixabay

 

Faça um Comentário