Gato

Turkish Vankedisi: gosta de água, é ativo e alegre

O Turkish Vankedisi é parente do Van Turco. O tema de hoje também possui pelos compridos, mas totalmente brancos, ao contrário do Turkish Van. Descubra agora os encantos desse gatinho que tem energia de sobra e gosta de água!

Seu peso pode variar de 5,5 a 7,2 kg. De porte médio, o Turkish Vankedisi apresente pelagem resistente à água, com textura de caxemira e sem subpelo. É um pelo denso, macio e hipoalergênico.

É um felino doméstico de temperamento afetuoso, sociável, inteligente e extrovertido, com expectativa de vida de mais de 15 anos.

No geral, a diferença entre o Van Turco e o Turkish Vankedisi é a coloração do pelo. Ou seja, as demais características, inclusive históricas, são as mesmas nas duas variedades de gatos.

O Turkish Vankedisi é alegre, inteligente, esperto, imaginativo e amoroso. Assim como o Van, é cheio de energia; daquele tipo de gato que parece estar o dia inteiro envolvido em alguma tarefa especial.

Está sempre em movimento, pronto para novas atividades e jogos. Mesmo idoso, continua tão disposto quando na fase jovem. Por isso, é fundamental estimular o Vankedisi para manter seu bem-estar.

Ele adora uma boa diversão com bolas, papel amassado, ratos de brinquedo, entre outros mimos. Também mia bastante, parecendo conversar com seu tutor.

A grande curiosidade por água não poderia faltar nessa raça intrigante e bela que, embora não seja muito fã de abraços e colo em excesso, é dócil, simpática, cria laços fortes com todos da casa.

Só que costuma escolher um membro da família para “grudar”! Mas basta sentir a presença de seu humano preferido para ficar feliz. Nem precisa agarrar…

Às vezes, é um pouco ciumento em relação a outros pets. Para evitar que esse lado atrapalhe as relações com outros bichos, é recomendável apresentá-lo aos demais pets ainda quando filhote.

Na verdade, o Turkish Vankedisi gosta de ser o centro das atenções. Algo que não é muito difícil, pois, além de fofo, seu jeitinho estabanado não passa despercebido. Apesar de divertido, esse bichano não é lá uma delicadeza de quatro patas.

Um dos passatempos prediletos dele é escalar e subir em tudo o que for possível. Estantes, janelas, prateleiras, nada escapa! Por ser curioso, pode fuçar em vasos e objetos mais delicados. E como é desajeitado, é bom evitar o contato desse gatinho com peças quebráveis.

Aliás, o ideal é não deixar esse peralta sem supervisão, porque o fato de ele adorar água pode resultar em mergulhos em piscinas, pias, vaso sanitário e baldes. Torneiras, banheiros, demais áreas e reservatórios devem estar sempre fechados.

Outro forte da raça é sua perspicácia, além da facilidade de aprender truques e brincadeiras em poucas horas. O Turkish ama perseguir e buscar objetos, como se estivesse caçando suas presas.

Turkish Vankedisi: como surgiu

Conhecido como um “gato de natação”, o Turkish Vankedisi sempre apreciou o contato com água. Isso seria explicado por causa da região de lago onde surgiu.

À propósito, uma área montanhosa, de terreno irregular, muito fria e, portanto, perfeita para desenvolvimento de um gato peludo de corpo rígido e forte.

A mancha branca, típica desse gato, apareceu na primeira etapa da domesticação da raça. Acredita-se que esta seria uma evidência da seleção artificial que resultou na obtenção do Turkish Vankedisi. Isto é, tudo indica que houve planejamento cuidadoso antes de sua aparição.

Na América do Norte, o Vankedisi chegou na década de 1970. Já em 1985, a raça foi oficializada pela Associação Internacional de Gatos.

No país de origem, a Turquia, esse bichano é considerado tesouro nacional e existe até clube para garantir a preservação dele. Que bom, não é mesmo?

Até a próxima!

Faça um Comentário