Unhas postiças para gatos: prós e contras

As unhas postiças para gatos, chamadas de soft craws, são acessórios que ajudam a proteger mobília e pessoas dos arranhões dos pets. Hoje, você vai conhecer melhor essa alternativa, suas vantagens e desvantagens. Vamos lá!

Em geral, as unhas postiças para gatos são feitas de polímero vinílico, um material leve praticamente imperceptível; formam um tipo de capa, e estão disponíveis também em borracha, gel ou silicone.

Transparentes ou coloridas, as garras artificiais às vezes não são notadas até pelos próprios felinos. Ao cobrirem as unhas, evitam danos provocados por arranhões, mas sem inibir o comportamento.

Tudo indica que unhas postiças para gatos não impedem que eles tenham uma rotina normal, ou seja, andar, coçar o corpo, dar aquela espreguiçada de vez em quando e arranhar, com mais suavidade, claro.

A vantagem dos “apetrechos” seria impedir desgastes normalmente causados pelas unhas naturais. E eles são considerados substitutos mais éticos à remoção cirúrgica das unhas – algo tido como cruel, é bom destacar.

Lembrando que afiar as unhas faz parte do instinto dos gatos, que nem sempre poupam estofados, objetos decorativos, almofadas e outros itens, principalmente quando não existem arranhadores e árvores para bichanos em casa.

Unhas postiças para gatos: como escolher

Como boa parte dos felinos acaba ficando dentro da residência, é compreensível buscar soluções para que o ato de extravasar a natureza animal não acabe em gastos e ferimentos. As unhas postiças para gatos são exemplo disso.

Ao contrário das femininas, cujo tamanho/modelo é definido pela estética, as medidas diferentes das unhas postiças para gatos não são uma questão de beleza ou moda, e, sim, de boa adaptação.

Basicamente, existem unhas postiças para gatos nos tamanhos P, M, G e GG, embora alguns fabricantes tenham nomes próprios da marca para orientar a clientela na hora da escolha.

As pequenas são unhas postiças para felinos com até 2,5 kg – normalmente quando têm de 6 a 8 meses. Enquanto o tamanho médio serve para os bichanos mais crescidinhos, até 4 kg.

Já as grandes unhas postiças para gatos vão até cerca de 6 kg. Passando deste peso, existem as garras tamanho GG. No entanto, isso pode variar, pois existem felinos domésticos adultos com menos 4 kg, por exemplo, devido sua estrutura física menor.

Então, a dica, caso você resolva experimentar as unhas postiças para pets é ler as instruções dos produtos e avaliar seu animal antes da compra das garras falsas.

Aviso: Este post tem a função de informar. Não substitui consultas e tratamentos com veterinário e outros cuidados com os animais de estimação. Consulte sempre um profissional especializado para saber se seu pet possui alguma restrição a produtos, ou condições de saúde que possam ser agravadas com uso de acessórios.

Unhas postiças para gatos: desvantagens

A maioria das marcas fornece um kit completo de unhas postiças para gatos, contendo cortador de unhas próprio para os bichos, cola especial e manual de instruções.

O procedimento de colocar as soft craws tende a ser simples, porém, o ideal é contar com ajuda de uma outra pessoa na hora de inserir o acessório. Entretanto, apesar de promissor e fácil, o recurso não está livre de consequências desagradáveis.

Uma delas é afetar a capacidade de o gato se defender naturalmente. Ou seja, unhas postiças para gatos têm a vantagem de proteger mobília e pessoas dos arranhões, porém, apresentam contras também.

Afinal, as garras são extremamente importantes para um gatinho. Elas permitem que o animal seja o que tem de ser: um bicho capaz de autodefesa e de movimentos como trepar em coisas, escalar, travar e ter tração em superfícies escorregadias.

Por isso, não faltam especialistas contrários ao uso das unhas postiças. Eles alegam que os animais podem, além dos efeitos ruins já citados, sofrer complicações como:

  • Alergias decorrentes da cola
  • Colagem de pelo e patas devido aplicação errada
  • Dermatite causada pelo acúmulo de impurezas sob as unhas
  • Dor
  • Inflamação na pele
  • Ingestão das unhas artificiais
  • Inibição do processo de retração das unhas naturais
  • Mudança na posição das patas
  • Prejuízo à autolimpeza do gato
  • Problema na queda natural das garras
  • Quebra das falanges ao saltar, e ter as unhas exteriorizadas
  • Retirada do prazer que é proporcionado pelo ato de arranhar, prejudicando o bem-estar

E você, o que acha das unhas postiças para gatos? Elas têm mais prós ou contras? Deixe seu comentário!

Até o próximo artigo…

 

Imagens: Pixabay

Leave a Reply