Gato

Ural Rex, um gato forte, amoroso e de pelos crespos

Se fosse para definir o gato Ural Rex em poucas palavras, elas seriam: tranquilo, amoroso, amigável, sadio e forte – o que já estaria de bom tamanho, concorda? Só que tem muito mais… Basta continuar lendo este artigo para saber tudo!

O temperamento do Ural Rex é alegre e equilibrado, mas o que chama atenção logo de cara é sua aparência pouco comum, graças à pelagem muito encaracolada. Por todos estes motivos, esse bichano é cada vez mais encontrado em shows específicos mundo afora.

Esse felino calmo encanta por seu visual diferenciado e é muito sociável, tanto com gente quanto com outros pets. Com as crianças, então, costuma ser ótimo amigo, além de ter grande capacidade de adaptação a qualquer ambiente, urbano ou rural. Não tem tempo ruim com o Ural Rex!

Como se não bastasse todas as características acima, esse bichano de pelos enrolados é silencioso, isto é, não mia demais. E mais: adora trocar carinhos e receber atenção de seu tutor, e não dá muito trabalho.

Não é à toa que o Ural Rex é considerado um ótimo bicho de estimação. Mas agora é hora de conhecer melhor sua aparência e, ainda, um pouco da origem dele… Vamos lá!

Ural Rex: aparência, origem e mais curiosidades

O Ural Rex é um felino musculoso de porte médio, com peso de 3 a 7 kg (macho ou fêmea), pernas longas e fortes, patas ovais, cauda também média. E ainda: cabeça pequena em forma de cunha, larga, arredondada e proporcional ao corpo.

A estrutura desse gato é robusta, sólida e compacta, porém, ao mesmo tempo, esbelta. O bichano apresenta peito arredondado e bem-desenvolvido, além de torso equilibrado.

O visual do Ural Rex conta com testa levemente redonda, bochechas pronunciadas, focinho bastante fino, queixo forte e nariz amplo e reto. Seus olhos têm formato de amêndoas brilhantes, são suavemente inclinados e com boa separação – e aceitos em qualquer cor.

Já suas orelhas, de tamanho médio, são altas, eretas, largas na base; possuem estilo triangular, mas trazem pontas arredondadas.

Com expectativa de vida entre 12 e 15 anos, o Ural Rex possui pelagem fina, crespa e com subpelo, em duas versões: curta e longa. A segunda é considerada menos interessante do que a primeira e, portanto, é menos popular.

Outro detalhe curioso é que costuma levar cerca de dois anos para que todo o pelo encaracolado do Ural Rex seja formado e, assim, venha a cobrir o corpo inteiro.

Quanto às cores da pelagem, elas podem ser sólidas, bicolor, tricolor, canela, padrão de tartaruga ou malhada. Os filhotes trazem um tom acinzentado, que sai quando acontece a primeira mudança de fios.

Sobre a origem… Bem, a primeira referência ao gato de pelo encaracolado que vivia nos Urais remonta ao período antes da Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, a quantidade de Ural Rex foi caindo, até o felino ser considerado extinto.

Mas a verdade é que há incertezas em relação ao surgimento desse bichano. Com base em relatos da população de Sverdlovsk, na Rússia, ele existe desde 1940 como animal doméstico.

Entretanto, tudo indica que não houve – pelo menos no começo – preocupação em desenvolver um programa de criação, levando a raça a surgir naturalmente.

Aqui entre nós, pouco importa se a reprodução foi influenciada pelos humanos ou não… Seu temperamento quieto combina muito bem principalmente com crianças e outros animais de companhia.

O Ural Rex ama as pessoas e ainda é um gato rústico, saudável, que costuma apresentar poucos problemas de saúde e é fácil de cuidar.

O charmoso gatinho de pelagem crespa, personalidade equilibrada, tranquila e amorosa, com certeza, é um sucesso de qualquer jeito. Procurando um pet carinhoso, adaptável, sociável e forte? Que tal o Ural Rex?

Até o próximo artigo!

 

 

Fotos: By Nickolas Titkov from Moscow, Russian Federation (URX Амулет Уралочка) [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons

Faça um Comentário