Mamíferos

Conheça a alpaca, simpático mamífero sul-americano

Alpaca

A simpática Alpaca vem fazendo sucesso entre os jovens. São inúmeros desenhos e representações desse dócil animal. Mas será que você conhece mesmo esse animal? Descubra hoje algumas curiosidades sobre ele.

Bem diferente do mamífero Rinoceronte-branco, a Alpaca é encontrada em clima completamente diferente. Além disso, é bem mais peluda e simpática. Não oferece risco aos humanos e quase nunca se torna agressiva, exceto quando ameaçada.

No entanto, esse animal é comumente confundido com outro animal muito comum: a Lhama. Esse fator se deve ao fato de que ambas são parentes em nível próximo no reino animal. Por outro lado, seu parentesco é um pouco mais distante com relação ao Guanaco e a Vicunha, por isso a confusão é menor.

Ficou um pouco mais curioso a respeito desse animal? Então não perca tempo e compreenda um pouco melhor sobre ele hoje mesmo.

Alpaca e Lhama: qual a diferença?

Como dito anteriormente, a Alpaca é muito parecida com a Lhama, mas não são a mesma coisa. Antes de apresentar, então, algumas curiosidades a respeito do animal em foco na presente matéria de maneira exclusiva é necessário entender essa diferença.

Ambas são fofas e possuem muita lã, mas duas características principais as diferem. A primeira é que a Lhama é mais agressiva que a sua parente. Logo, assim como adestrar cavalos, é possível adestrar Alpacas, mas é mais difícil fazer o mesmo com Lhamas. Além disso, é mais fácil extrair lã da mais dócil por conta dessa característica que as difere.

A segunda característica distinta entre os dois animais é que a Alpaca é ligeiramente mais baixa. Ambas são sul-americanas e possuem um longo pescoço. O focinho também apresenta o mesmo aspecto e a lã tem textura e largura parecidas. Mas, uma é mais baixa em relação a outra e oferece pelagem mais macia e longa. Basicamente, esse é o critério de diferenciação entre as ambas e pode ser reconhecido de longe.

Alpaca

Curiosidades sobre a Alpaca

Agora que você compreendeu a principal diferença entre esses dois animais parentes, é o momento de conhecer melhor sobre a Alpaca. Portanto, não perca mais tempo para conhecer esse animal da família dos camelídeos.

Animal é comum

Diferente da adorável Arara-azul, a Alpaca é doméstica, comum e não corre risco de extinção. Isto porque é encontrada em abundância em países sul-americanos e não são caçadas por conta de sua raridade. Logo, o ciclo de reprodução em relação às aves é maior porque tem um ambiente saudável para que isso ocorra.

O animal da presente matéria não é ilegal e costuma viver em bandos. Além disso, para usufruir do que ele tem a oferecer, não precisa ser morto. O que também se deve a sua personalidade dócil e simpática com relação a espécie humana.

Afinal, animais mais agressivos tendem a ser mais caçados. As Araras citadas neste tópico são mais agressivas que as Alpacas. Além disso, outro fator que as diferencia é a comercialização: enquanto as aves são ilegais, os mamíferos são legais e comuns.

Mais encontrada em climas frios

Ainda que a Alpaca seja comum na América do Sul e não esteja ameaçada de extinção, isso não quer dizer que é fácil de se observar o animal. Por exemplo, no Brasil não é possível avistar o animal em canto algum, mesmo em zoológicos. Isto porque o clima tropical e úmido não é propício para o desenvolvimento saudável do animal.

Portanto, prefere climas frios e altos, como os Andes encontrados no Chile, Peru e Bolívia. é também por esse motivo que produz tanto pelo, afinal, é utilizado para regular sua temperatura corporal. A pelagem grossa, extensa e macia não apresenta, comumente, carrapatos ou pulgas, cujo fator torna fácil cuidar do animal. Além do mais, o clima frio não permite que o animal fique fedendo tanto quanto se imagina por conta da abundância de pelo.

Alpaca é animal dócil

Como já dito anteriormente, a Alpaca é um animal dócil e simpático. Costuma viver em bandos por conta de sua criação doméstica. Contudo, mesmo as livres são vistas em grupos, porque são animais carinhosos e que gostam de atenção.

Sua interação com os humanos é tranquila e gostam de ter o focinho afagado. Costumam comer alimentos das mãos humanas e raramente se sentem ameaçadas. Porém, quando se sentem ameaçadas de qualquer forma tendem a se tornar um tanto quanto agressivas. Seu coice pode machucar e quebrar ossos, sobretudo as costelas, que é onde costumam mirar para se defender.

Além desse fator, é possível saber que uma Alpaca se sente ameaçada quando passa a cuspir. Comum quando se sente ameaçada ou como método de defesa antes do coice. Logo, fique atento quando o animal cuspir e afaste-se imediatamente, garantindo a sua segurança e o bem-estar dele.

Alpaca

Não é animal explorado

Assim como a Codorna pode ser utilizada para benefícios próprios, a Alpaca oferece uma ótima lã. Então, sua pelagem é geralmente utilizada como fonte financeira nos países em que é mais comum. Seja para a feitura de casacos, ponchos ou luvas, o uso de seu pelo é versátil e adquire fácil coloração.

No entanto, bem diferente do que muitos pensam, a Alpaca não é um animal explorado. O índice de maus tratos ao animal é pequeno e sua pelagem não é retirada de maneira industrial. Portanto, não é ruim para o animal. Na verdade, muito pelo contrário, é até saudável.

Como dito anteriormente, o pelo do animal é utilizado para regular sua temperatura corporal. Quando ele fica muito grosso e extenso, porém, começa a ser um problema para o próprio animal. Isto porque a extensão dos fios não permite que o calor seja controlado com facilidade. Além disso, os fios embaraçados são comuns, não permitindo que o ar circule por todo o externo do corpo. A tosa do animal deve ser feita, em média, duas ou três vezes ao ano para garantir a saudabilidade do animal. Além disso, nunca pode ser retirada de modo que sua pele fique completamente exposta.

É saudável, e recomendável, que a lã da Alpaca seja retirada com cerca frequência. Desse modo, o animal não é utilizado único e exclusivamente para fins lucrativos. Sua alimentação sempre é controlada e costumam viver bem em áreas largas e com muita folhagem.

Faça um Comentário