Gato

American Wirehair: adaptável, é gato de colo e para brincar!

Se você nunca teve gato e pensa em criar um, a raça American Wirehair é indicada para isso. E ainda é um animal tranquilo o suficiente para fazer companhia aos idosos. Vem comigo descobrir mais sobre esse bichinho fofo e muito amigável!

Em geral, o comportamento do American Wirehair é ágil, ativo e brincalhão, mesmo na fase adulta. Ou seja, pode se preparar para deixar o gato à vontade para fazer exercícios.

O que não impede o animal dessa raça de ser, ao mesmo tempo, quieto, amável e reservado, como é descrito o temperamento dele às vezes. Em outras palavras, é possível dizer que é equilibrado, assim como o American Shorthair.

American Wirehair é de fácil adaptação, capaz de ficar calmo no colo de pessoas menos ativas e fazer a festa com a criançada, gastando energia com os pequeninos naquela animação que só eles sabem ter.

Trata-se de um felino sociável, inclusive com outros animais de estimação. Com seu dono, então, nem se fala; é afetuoso, apegado. É do tipo que gosta de ficar por perto, mas sem perder a independência ou anular seu instinto caçador proveniente de seu ancestral. O que vale até para pegar um inseto teimoso que passar na área dele.

Além disso, gatos American Wirehair podem ser deixados sozinhos por algum tempo, numa boa! São tolerantes, inteligentes e gostam de observar tudo em torno do ambiente em que vive. E ficam ali, tranquilos, relaxados, principalmente os machos. As fêmeas tendem a ser mais ocupadas do que eles.

American Wirehair: conheça as características físicas desse felino

Quanto às características físicas, o American Wirehair possui corpo harmonioso, com músculos definidos. Aliás, a proporção corporal é um de seus traços marcantes. Fora isso, os bichanos apresentam tamanho entre médio e grande, pesando de 3,5 kg a 7 kg.

O padrão desses felinos é praticamente o mesmo do American Shorthair, exceto no quesito pelagem. Falando nela, os pelos do American Wirehair precisam de escovação cuidadosa, pois são delicados e costumam quebrar com maior facilidade.

Alguns gatos dessa raça têm propensão a problemas alérgicos na pele. Mais um motivo para não descuidar dos fios, que devem ser mantidos sempre limpos, com banhos regulares. Este é o único problema de saúde de origem genética dos felinos American Wirehair.

E mais: os pelos são curtos e recobrem o corpo do animal de forma irregular. Ao toque, são duros e ondulados, até nos bigodes e orelhas, sendo que esta característica pode variar de exemplar para exemplar. No entanto, o American Wirehair tem como marca também a pelagem frisada, servindo claramente para diferenciá-lo de seu ancestral Shorthair.

De tamanho médio, suas orelhas contam com bom afastamento e menor abertura na base, além de pontas meio redondas. Para completar o visual do American Wirehair, olhos são grandes, redondos e afastados, exibindo cor em sintonia com a tonalidade da pelagem. A expressão da raça é dócil.

Já a cabeça do gato é mediana, redonda e um pouco mais longa do que larga. Maçãs proeminentes, nariz levemente curto e bochechas bem desenvolvidas (principalmente nos machos), deixam o aspecto dessa raça mais gracioso, embora o queixo forte proporcione uma aparência quadrada.

A cauda desse felino tem comprimento médio e fica quase no nível do dorso, com base mais alargada que vai afinando na direção da ponta arredondada.

Em relação às cores e padrões, todos são aceitos para o American Wirehair, a exceção dos tons lilás, colourpoint e chocolate. A variedade é grande: malhado, branco, preto, vermelho e creme azulado.

A maturidade completa do gato American Wirehair acontece por volta de três ou quatro anos. E não pense que na idade avançada ele deixa de brincar! Mesmo com o passar do tempo, normalmente, continua com sua descontração.

Que bom, não é mesmo?

Até o próximo artigo…

Faça um Comentário