Animais Marinhos

Animais aquáticos podem ser peixes, crustáceos, celenterados, esponjas e até mamíferos

Animais aquáticos

Talvez você pense que animais aquáticos são simplesmente os peixes, mas isso não é verdade. A baleia, por exemplo, é um animal mamífero que é dos Laurasiatérios, se relacionando com morcegos, camelos, galos antílopes e até zebras, mas ela pode ser considerada um animal aquático. Incrível, não é? Mas isso deixa a dúvida…

O que realmente define o que são animais aquáticos? Confira abaixo!

O que são animais aquáticos?

Os animais aquáticos são os seres que vivem a maior parte do tempo de suas vidas na água, seja em mares, oceanos, rios, lagos, lagoas e até mesmo aquários. Além disso, o termo também pode ser aplicado para outros animais que possuem adaptações para a vida aquática. Uma parcela gigantesca dos aquáticos são animais ovíparos.

Os mais comuns e conhecidos são as estrelas-do-mar, os tubarões, polvos, lulas, cavalos marinhos, caranguejos, camarões e peixes no geral, incluindo os graciosos golfinhos.

A baleia é um mamífero marinho que não consegue viver em terra, portanto ganha o título de animal aquático. Alguns mamíferos como os castores também podem ser considerados aquáticos por possuírem diversas características para vida na água, mesmo que fiquem na terra por boa parte do tempo.

Existem também as chamadas aves marinhas como o pelicano, o albatroz-real e o pinguim imperial. São classificadas como animais aquáticos por sua capacidade de mergulhar e até mesmo nadar com eficiência. Muitos cisnes, patos e gansos também ganham o título.

Lembrando que os peixes de aquário também são animais aquáticos, assim como qualquer outra espécie. Mesmo que não estejam em seu habitat natural.

O oposto pode acontecer?

Se mamíferos podem viver na água, peixes poderiam viver na terra? A resposta é sim. O peixe pulmonado é um exemplo. Ele pode viver longos períodos na terra normalmente e, inclusive caçar. É extremamente adaptado para período de secas e ajusta seu metabolismo para comer e respirar menos.

Existem outras espécies de peixes que vivem fora da água e até mesmo mais radicais que o pulmonado que consegue viver meses dessa forma, mas outros só podem garantir alguns dias de sobrevivência como a perca-trepadora que pode viver uma semana fora da água.

O dragão africano, também chamado de bichir-de-senegal é um peixe que pode viver fora da água permanentemente. Embora seu corpo seja todo adaptado à água, ele pode simplesmente sair e viver na terra se for conveniente. É um peixe muito curioso.

Animais aquáticos

Animais aquáticos são animais marinhos?

Definitivamente não. Animais aquáticos são animais que vivem na água a maior parte do tempo, salvo alguns animais com adaptações para a vida nas águas. Animais marinhos são animais que vivem nos mares. Todo animal marinho é essencialmente aquático, mas nem todo animal aquático é marinho.

A baleia, por viver nos mares, é um mamífero marinho e por consequência um animal aquático. Um peixe dourado que é de água doce, é um animal aquático, mas não é marinho. É comum confundirem os 2 termos, mas são coisas distintas.

Os biomas aquáticos

Existem variações nos biomas aquáticos o que gera uma grande diferença nas formas de vida que lá habitam. Animais de água doce não vivem em água salgada, assim como você não encontra animais de pântanos vivendo no litoral.

O bioma aquático ocupa cerca de 3/4 do nosso planeta. Se possuímos uma variação riquíssima de animais, espécies e insetos em terra, imagine só no ambiente aquático? Fica difícil mensurar a riqueza da variedade de vidas que existem nas águas.

Mares e oceanos

Ocupam mais de 70% do nosso planeta. Suas águas abrangentes se estendem por toda a Terra e por mais de 11 metros de profundidade. A variedade de vida nessa região é imensurável e novas formas de vida aquática são descobertas todos os anos.

Lagos e lagoas

Aqui existem as variações entre água doce e salgada. Lagos e lagoas podem ser desde a região mais litorânea, como a região de pântanos e ambientes lamacentos, ou até mesmo nascentes, próximas a cachoeiras e ambientes de muito movimento na água.

Rios

São caracterizados por um movimento único que os leva em direção a uma região mais baixa. Diferencia-se de lagos e lagoas principalmente nesse aspecto. Os rios costumam estar profundamente conectados com a terra ao seu redor, assim como as formas de vida.

Animais aquáticos

Qual a diferença de água salgada e água doce?

A água salgada possui uma maior concentração de sais minerais e basicamente é só isso, mas a água doce não possui concentração de açúcar. Ela recebe esse nome simplesmente por não ser considerada água salgada. Existe também o terceiro tipo de água que é a água salobra. É o equilíbrio (ou junção) entre os 2 tipos de água, geralmente em regiões onde água doce e salgada se encontram.

Planctons e algas são animais aquáticos?

Não são animais aquáticos, mas fazem parte do ecossistema e da vida aquática. Assim como crescem diversos tipos de vegetações, fungos e bactérias na terra, com o mar não seria diferente. A riqueza de ambientes e de variações nas águas, com certeza geraria uma riqueza de vegetação.

A vida dos animais aquáticos

Você já percebeu que não são apenas peixes, mas podem ser crustáceos, esponjas, celenterados, assim como pode ser marinhos, no caso de castores e lontras que vivem boa parte de suas vidas na água, ou até mesmo aves que mergulham, híbridos, etc.

A variação e possibilidade de vida aquática é difícil de mensurar e todo ano cientistas fazem novas descobertas de belas espécies, assim como outras muito esquisitas, mas infelizmente isso não significa que esses animais estejam tão protegidos.

Muitos animais aquáticos estão à beira da extinção por conta da caça e comércio ilegal, assim como a falta de cuidado de humanos. A poluição das águas é um dos fatores que colaboram para a morte e até mesmo mutações de inúmeras criaturas.

A perfuração em busca de petróleos, vazamentos de produtos químicos e etc pode prejudicar a vida aquática de maneira permanente. Além disso, os animais das águas também são passíveis de serem estressados por contas de altos barulhos, que é o caso. Isso afeta o comportamento e funções deles.

Considerações finais

Os animais aquáticos são abundantes e variados, mas isso não significa que possam ser caçados e que não precisem de proteção. A vida de muitas espécies está ameaçada e ambientes inteiros são infectados com resíduos anualmente. A vida nas águas estão diretamente ligadas com as vidas nas terras, os ambientes se equilibram e precisam ser cuidados pelos humanos.

Faça um Comentário