Curiosidades

Animais extintos: 4 que você vai gostar de conhecer

Animais extintos

Os animais extintos são os que já não existem mais na nossa biosfera, mas nem tudo é tão ruim, pois alguns desses animais poderiam ser bem assustadores e problemáticos para os humanos. Seja pela ação do homem, do tempo e de processos naturais, algumas espécies acabam deixando a Terra e outras surgindo.

Infelizmente alguns desses animais eram importantes para o ecossistema do planeta, mas foram extintos por conta do homem, seja por tráfico, caça, ou interferência no bioma natural.

Outros desses animais foram extintos por entrarem em contato com outras espécies, temperaturas ou ambientes que não eram favoráveis que acabaram interferindo no processo de caça e reprodução, dificultando a vida desses animais.

Abaixo você pode conferir uma lista com 4 animais extintos que você iria adorar conhecer. E de bônus também vai conferir 4 animais que não gostaria de conhecer.

Os alces-gigantes foram animais extintos pela natureza

Os animais da família cervidae, isso é, os cervídeos ou cervos e veados são espécies de animais que costumam encantar por sua beleza, apesar de serem geralmente mansos, costumam fugir ao contato humano. O alce, a corça e o não tão conhecido caribu, são alguns dos animais dessa família.

O alce-gigante é uma animal que foi extinto na última era glacial à cerca de 7 mil anos atrás. Com mais de 2 metros de altura e sua galha podendo chegar a mais de 3 metros de altura (de uma ponta à outra) os alces-gigantes eram herbívoros e territorialistas. Viveram na região da irlanda e até hoje imagens deles podem ser encontradas em brasões nas armas e uniformes.

Os alces-gigantes eram bem maiores e mais fortes do que os alces atuais, mas acredite se quiser, não possuem nenhuma relação com a espécie.

Animais extintos

Os ratos-candangos, animais extintos no Brasil

Ok, muitas pessoas podem não gostar de ratos e nem mesmo dos roedores com aparência parecida (hamsters, por exempl0), mas os ratos-candangos foram animais extintos aqui no Brasil. Sua extinção foi tão breve quanto a sua descoberta, infelizmente.

A espécie de rato só foi descoberta porque Juscelino Kubtschek decidiu financiar a construção de Brasília, contratando arquitetos famosos como Oscar Niemeyer. Ao fazer todos os tratamentos necessários no ambiente, descobriram a espécie de rato, que levou o nome científico de Juscelinomys candango.

O rato, não dificilmente era relacionado a políticos, principalmente ao presidente. Apesar do adjetivo candango, o rato não era nenhum tipo de praga, e mesmo para quem olhar de longe, pode notar que ele é bem fofinho. No fim das contas foi extinto pela expansão de Brasília, mesmo motivo pelo qual a espécie foi descoberta.

Os dodôs, animais extintos pelo homem

São bem conhecidos de filmes e animações, mas a verdade é que não é tão simples colocar a aparência do pássaro, apenas é possível se basear em pinturas do animal, o esqueleto e em espécies parecidas. Os dodôs eram da família dos pombos, com asas curtas que não voavam, sem predadores e mansos.

Foram extintos com a chegada de portugueses próximos da costa africana. Além de matarem os animais aos montes, cães e gatos colaboravam comendo os ovos. Os dodôs foram extintos com a ação do homem em cerca de 1600.

Mergulhão-de-alaotra

Existem poucas imagens da espécie, foi vista a última vez possivelmente em 1980. São nativas de Madagascar e foram extintas por fatores naturais como falta de alimentos (peixes eram seu principal alimento) e predadores, mas também sofreram interferência do homem. A agricultura interferiu no ambiente e isso gerou mudanças no solo e temperatura, favorecendo a extinção do mergulhador.

Bônus: animais extintos que você NÃO gostaria de conhecer

Alguns animais extintos podem ser muito bonitos e ter uma extinção lamentável, mas também existem alguns animais que você agradeceria por não ter de cruzar. Abaixo você pode conferir 4 animais extintos que são de dar arrepios!

Animais extintos

Arthropleura

É um invertebrado muito parecido com a centopeia, com a única diferença de poder chegar aos 3 metros e comprimento. Vivem à cerca de 280 milhões de anos próxima à América do Norte.

Ao que tudo indica, a Arthropleura era herbívora, mas alguns fósseis apresentam mandíbulas carnívoras… Já imaginou cruzar com um desse no seu caminho?

O escorpião marinho

É um animal extinto à mais de 250 milhões de anos. Seus fósseis foram descobertos em 2018. Escorpiões já costumam ser assustadores, mas imagine um com cerca de 2 metros? Não é possível saber se eles eram venenosos, por conta da degradação do corpo, mas isso não significa que não eram predadores formidáveis.

Piranhas pré-históricas

Eram terríveis predadores marinhos, parentes das espécies de piranhas que encontramos hoje em dia, mas podiam chegar em até 1 metro de comprimento. De acordo com estudos as mordidas delas eram muito mais poderosas do que as piranhas vivas na nossa bio esfera.

Megalodonte

É comum que quando se fale em animais extintos da fauna marinha, você logo pense no megalodonte, mas saiba que existem animais muito maiores vivos atualmente, como a baleia azul que é o maior animal que possivelmente já existiu na Terra, a não ser que seja descoberta uma nova espécie…

Isso não deixa o megalodonte menos assustador, apesar de não ser o maior animal das águas, era extremamente agressivo e ao que tudo sugere eles caçavam em bando, o que os tornavam predadores extremamente perigosos e dominantes.

Era uma espécie de tubarão que habitou os mares à cerca de 20 milhões de ano nas regiões do Oceano Pacífico.

Animais em extinção (ou quase)

Apesar de muitos animais extintos serem vítimas da própria natureza, o homem também colaborou e colabora para a destruição de muitas espécies e ambientes, interferindo no ecossistema. Hoje mesmo existem várias espécies ameaçadas e muitas extintas na natureza e só existentes em cativeiros.

Um exemplo disso é a arara-azul, que está em risco extremo de extinção. Atualmente ela só é encontrada em cativeiros. A tartaruga gigante de Galápago também passou por um processo parecido, antes de ser extinta. A fauna precisa ser preservada. O rinoceronte branco , entrou em extinção e se os cientistas não agirem, pode ser tarde demais.

Considerações finais

Mesmo que alguns animais extintos possam ser assustadores, eles faziam parte do ecossistema e tinham uma função importante, assim como muitos que estão sendo extintos hoje. É importante refletir na ação do homem sobre a natureza, pois já extinguimos animais antes e alguns estão no processo.

Ainda bem que existem áreas e leis de preservação da vida animal, mas é importante que cada um faça sua parte.

Faça um Comentário