Mamíferos

Antílope: nome comum para grupo misto de mamíferos bovídeos

Antílope

Antílope, palavra originada do grego “Antholóps”, que significa animal fabuloso, é um nome dado a 90 espécies diferentes de mamíferos bovídeos.

Você deve estar se perguntando o que são bovídeos. Pois bem, vamos sanar sua dúvida.

Os bovídeos são mamíferos ruminantes, ou seja, possuem um segundo estômago capaz de digerir a celulose dos vegetais.

Por este motivo os antílopes pertencem à mesma família dos carneiros, das cabras e de bovinos.

A diferença é que os bovinos e caprinos são animais domesticados, como ovelhas, cabras e o gado. Enquanto os bovídeos incluem também as espécies selvagens em sua classificação.

Os antílopes são famosos por sua velocidade. Eles ficam em 4º lugar no ranking, perdendo apenas para alguns animais como o guepardo, que é um predador felino como os tigres, e alguns pássaros.

O representante mais ágil dos antílopes é o Antilocapra, que atinge até 98 km/h. Além disso são graciosos e dotados de muita beleza.

Existem muitas curiosidades a respeito dos antílopes. Vamos citar algumas:

Os antílopes mais conhecidos são o gnu e a gazela. Porém existem muitos outros animais pertencentes ao grupo. Vejamos alguns deles e curiosidades:

  • Cabra de leque: São encontrados na África do Sul, Namíbia, Botsuana e Angola. Tem variação entre as cores caramelo, e o branco e preto.
  • Inhalas: Estes animaizinhos se alimentam também de frutas e flores além do pasto. Vivem na Savana próximos a fontes de água. Em sua pelagem são características linhas brancas verticais.
  • Impalas: Já foram inspiração para nomes de carros de grande porte fabricados pela General Motors a partir do ano de 1958. São os animais mais encontrados durante os safáris no continente africano. Uma de suas características peculiares é a sua capacidade de saltar a 3 metros de altura e a uma distância de quase 12 metros.
  • Orixes: São alvos de caçadores devido aos seus chifres de 85 cm. Vivem em regiões desérticas na África do Sul.
  • Gnus: Há duas espécies de Gnus, os de cauda branca e os de cauda preta. Estes já protagonizaram filmes da Disney como o clássico Rei Leão. São encontrados na Tanzânia e no Quênia.
  • Dukers: Estes complementam sua dieta com carniça e pequenos animais, como pequenos pássaros e roedores.

Antílope

Características mais interessantes do Antílope

Também são nativos de regiões da Ásia e Índia. Os chifres curvados para trás são prosaicos dos machos. Eles possuem cascos muito duros para resistir aos obstáculos enfrentados no seu cotidiano.

Os antílopes são artiodáctilus, isso significa que assim como o gado, eles possuem um número par de “dedos” nas patas.

São predados por felinos e animais peçonhentos, como cobras e até mesmo pela cobra piton. O antílope real, ou Royal é predado também por aves, pois é o menor dos  antílopes chegando a 30 cm, semelhante a um coelho.

Esses animais possuem olfato e audição aguçados, o que permite que eles sejam capazes de detectar rapidamente e reagir ao perigo. Também favorecendo a sua segurança eles andam em manadas, entre centenas de animais.

Reprodução dos antílopes

Certamente você já viu em algum vídeo espécies de antílopes, durante a primavera, esfregando-se em árvores, como se quisessem “se coçar”. Pois eles têm esse hábito devido às glândulas de odor que ao serem pressionadas contra as árvores liberam as substâncias, é como se estivessem marcando o território e também sinalizando para as fêmeas. O antílope atinge a maturidade sexual a partir dos dois anos de idade.

Em caso de invasão do território por outros machos, eles disputam o espaço. Assim eles se enfrentam utilizando os chifres para atacar o adversário.

Variando de acordo com as espécies, a gestação da fêmea pode durar entre 4 e 8 meses.

Criação e domesticação de antílopes

Eles são procurados por sua beleza para ornamentação de sítios e fazendas, mas também pelo valor agregado a sua carne, couro e chifres. No Brasil já existem diversos criatórios, e seu manejo é simples.

Os cativeiros devem ser preferencialmente em áreas planas e cercadas, visto que a introdução descontrolada desta espécie em ambientes selvagens brasileiros pode desencadear uma reprodução acelerada e descontrolada, devido a falta de predadores naturais. Isso pode ocasionar a competição por alimento com espécies nativas que podem ser prejudicadas e até mesmo ter sua população reduzida.

Por este motivo, e também por questões sanitárias, a instalação de criadouros deve ser regulamentada e a partir do registro obrigatório no IBAMA.

Os preços dos antílopes para criação variam de R$3.000,00 a R$50.000,00, dependendo da matriz. Ademais, o animal é rústico e tem boa adaptação.

Antílope

Alimentação para criação de antílopes

É indicado para alimentar estes animais plantas como o amendoim forrageiro, folhas de amoreira e rações comuns fornecidas à animais ruminantes. O feno também é uma excelente forrageira e simples de oferecer ao animal.

É bom que exista também uma boa disposição de água para os graciosos antílopes. Já que a água é fundamental para a existência e para a conservação da integrada corporal da espécie.

No mais, são necessários alguns cuidados com parasitas e verminoses e para isso é importante a atuação de profissionais como zootecnistas.

Esses animais já serviram de inspiração para muitas obras.

Como vimos anteriormente, eles são inspiração para filmes e desenhos infantis, devido a sua beleza e graciosidade. No entanto eles foram recentemente fonte de inspiração para o psicólogo Peter A. Levine, especialista em fatores de estresse, em seu livro intitulado “O Despertar do Tigre – Curando o Trauma”. O psicólogo aborda o caráter instintivo de animais selvagens que os deixam, de certa forma, imunes aos traumas, a partir da dinâmica de relações interespecíficas, entre antílopes e seus predadores.

Não obstante a esta obra, estes animais tornam-se alvo de estudos de comportamento animal por suas características e nicho ecológico, e não menos importante, pela grande velocidade que são capazes de alcançar para fuga de predadores.

Contudo, não são os animais mais procurados em safáris na África pelos turistas. Outros animais que dividem a savana com eles ganham destaques por sua raridade ou imponência, e muitas vezes são difíceis de ser encontrados, como os leões.

O antílope, assim como os leões, aves compõem a biodiversidade da savana africana.

Faça um Comentário