Gato

Balinês: gato tem energia, doçura e sensibilidade de sobra

Sabe aquele gato que está sempre correndo pela casa, pulando, escalando, se divertindo com brinquedos? A energia e a vontade de brincar são destaques entre as características do gato da raça Balinês. As outras você confere a seguir!

Praticamente hiperativo, esse felino não dispensa a tradicional tarefa de pegar objetos e levar para quem interagir com ele, como uma bolinha, por exemplo.

Dócil e afetuoso, mesmo sem ficar grudado o tempo todo em alguém, o animal costuma obedecer fielmente, sendo sempre apegado a uma pessoa em especial na família.

Conta com excelentes habilidades para a caça, e isso acaba virando brincadeira também. É muito comum o Balinês ficar escondido atrás de móveis ou debaixo de camas, esperando para dar um bote nos pés de quem transita por ali. Mas tudo não passa de folia! O bichinho é extremamente dócil.

A sensibilidade alta dele faz com que aprenda muito rápido, inclusive o local onde deve fazer suas necessidades ou quando muda o lugar da ração. Porém, se for repreendido por algum motivo, o Balinês poderá ficar chateado, até mesmo arredio.

Outro atrativo do gato Balinês é sua sociabilidade. Ele tende a aproveitar todas as chances de contato com as pessoas, de conhecer visitas. Normalmente, fica rondando um estranho até subir em seu colo.

Com as crianças a empolgação é a mesma. Tanto é que muita gente visita pontos de venda da raça Balinês e os gatinhos fazem aquela festa.

Só é preciso tomar cuidado com certos puxões e beliscões que às vezes as crianças menores podem dar. É que esses felinos não suportam ser maltratados, e podem arranhar em situações assim.

Mas não pense que, com essa animação toda, o Balinês é um bichinho barulhento… O gatinho não costuma miar o tempo todo, por qualquer coisa, inclusive quando está sozinho.

Alguns miam apenas quando alguém fala com eles. Algo muito interessante, que faz com que pareçam estar respondendo às pessoas. Em geral, padrões oficiais dos felinos desta raça indicam que eles miam menos do que os siameses, e que sua voz é mais suave.

Balinês: aparência

O gato Balinês é esbelto, comprido, elegante, flexível e bastante musculoso. É um jeito charmoso, tipo oriental, com musculatura firme e estrutura óssea fina. Seu porte é médio; já o peso varia entre 2,5 a 5kgs.

A cabeça desse gato é de tamanho médio, comprida, em forma de triângulo e com perfil reto. O crânio do animal tende a ser ligeiramente convexo, apresentando fonte plana, focinho fino sem break ou pinch. E o pescoço é comprido, fino e elegante.

O Balinês possui orelhas grandes, bastante aveludadas, largas na base, muito espaçadas e pontiagudas. Elas devem ter, de preferência, um tufo de pelos em sua extremidade.

O gato Balinês tem pelo semilongo, sedoso e fino, sendo em geral mais fino no corpo – por exemplo, abdômen e cauda, contando com penacho. Apresenta ainda subpelo ligeiro.

Quanto às cores, são reconhecidas todas as tonalidades do gato Balinês. As de seus pontos devem ser uniformes. Fora isso, é preciso ter um contraste nítido entre o tom do pontos e do corpo.

Um detalhe curioso: os filhotes nascem completamente brancos. Apenas quando o animal chega a um ano de vida é que sua cor definitiva de pelagem é obtida.

Possui nariz comprido e direito, e queixo tamanho médio – assim como seus olhos amendoados e ligeiramente oblíquos. Falando em olhos, a cor aceita é o azul intenso, ou seja, independentemente da tonalidade de sua pelagem, os olhos deverão ser sempre azuis.

Conta com patas longilíneas e finas, proporcionais ao corpo, além de pés ovais pequenos com tufos de pelos na região interdigital. Para completar o visual meio exótico, uma cauda que costuma ser muito comprida, e vai afinando ainda mais na direção de sua ponta.

Certamente, Balinês é uma raça que não passa despercebida, seja por sua beleza ou pela personalidade, como você viu hoje aqui.

Até o próximo artigo com muito mais!

Faça um Comentário