Cavalo

Castramento de equinos: utilidades e riscos

Castramento de equinos ou orquiectomia é uma das cirurgias mais comuns em cavalos. Mas, apesar de simples, tem alto risco de complicações se não for feita do modo ideal. Veja hoje o que é, para que serve e seu possíveis perigos.

Para que fazer o castramento de equinos? Ele serve, entre outras coisas, para reduzir ou acabar com um comportamento agressivo, típico de cavalos não castrados, que dificulta o manejo. Ou seja, é até uma questão de segurança para os criadores. Este é o motivo considerado principal.

Porém, existem outras razões que justificam a castração ou castramento de equinos. São elas:

  • Redução de custos na manutenção do animal. Um cavalo reprodutor, chamado popularmente de cavalo inteiro ou garanhão, exige gastos elevados.
  • Foco no trabalho. Após a castração, a atenção do animal melhora, pois há redução na libido. Isso favorece o rendimento nas mais diversas funções ou atividades, entre as quais estão o aproveitamento dele em qualquer propriedade ou prática esportiva (hipismo, polo e adestramento).
  • Tranquilidade. Para montaria, lazer ou esporte, nada melhor do que um animal dócil. No setor da equoterapia (espécie de fisioterapia em que a equitação serve para melhorar a coordenação motora de portadores de deficiência), então, nem se fala! Os cavalos castrados são os mais recomendados.

Agora que falei das vantagens do castramento de equinos e outros detalhes, é o momento de mostrar como o procedimento acontece…

Bem, ele pode ser executado com o animal de pé, sob ação de sedativos, ou deitado, com ajuda de anestesia geral ou dissociativa.

A técnica mais utilizada é a castração aberta. Ela consiste na incisão e abertura da túnica parietal. Porém, existem ainda as técnicas fechada, em que não há incisão nas túnicas, e a semifechada, onde a túnica é aberta para a cirurgia e suturada em seguida.

 

Castramento de equinos: outras informações essenciais

Um dos perigos que rondam o castramento de equinos é a falta de analgesia pós-cirúrgica, apesar de já estar comprovada a importância dela para o bem-estar do cavalo. Em geral, ela é realizada com uso de anti-inflamatórios não esteroidais.

Além deste cuidado, é fundamental também a administração de antibioticoterapia na fase pós-operatória, para evitar complicações.

Um detalhe que certamente influencia os resultados é o material (tesoura, bisturi e emasculador), que deve estar preferencialmente esterilizado. Se não é usado o emasculador, optando pela ligadura, deve ser empregado o fio estéril de baixa reatividade tecidual.

E ainda: mesmo sendo um procedimento relativamente simples, a orquiectomia deve ser feita por um médico veterinário. É relevante destacar que a cirurgia envolve diversas alterações nos animais em função da intensa inflamação que provoca.

As características da anatomia dos testículos ajudam a entender as consequências, porque têm ligação estreita com a cavidade abdominal e por receberem uma artéria de grosso calibre direto da aorta. Então, é possível ter reações preocupantes como hemorragia, peritonite, eventração, funiculite ou infecção local.

Por todas estas razões, é preciso considerar as dificuldades e problemas decorrentes da castração de equinos, sendo de grande importância levar o procedimento a sério.

Quando a orquiectomia é conduzida por veterinários habilitados, as técnicas cirúrgicas e anestésicas apropriadas minimizam as complicações, preservando a integridade do cavalo.

Contudo, o que se vê atualmente é uma certa banalização do procedimento, muitas vezes realizado por pessoas sem capacitação e com instrumentos inadequados, levando às vezes à morte do animal.

Considerações finais…

Da anestesia, passando pela orquiectomia até o pós-operatório, tudo deve ser realizado e acompanhado por um médico veterinário.

Castração de equinos é um procedimento simples, porém, não isento de riscos para o cavalo – e para quem cuida dele também. Afinal, um animal em condições ruins pode oferecer perigo aos seus criadores.

Existem várias técnicas cirúrgicas atualmente para melhorar o processo de castração, fazer com que a recuperação seja mais rápida e com menos desconfortos.

Até breve!

Faça um Comentário