Roedores

Saiba tudo sobre a chinchila, um simpático e famoso roedor

Chinchila

A chinchila, um roedor, está entrando na residência dos brasileiros mais a cada dia. Felizmente, não há motivo para desespero. Afinal, essa é uma “invasão autorizada”.

Isso porque se trata do acolhimento por conta própria dos respectivos donos das casas, uma vez que a invasão não tem nada a ver com ratos. Por acaso, você não conhece esse simpático roedor?

Então, você pode ser apresentado a chinchila, esse bichinho bastante fofo, que está recebendo um destino muito mais acolhedor nos últimos tempos. Afinal, parte da indústria de vestuário utilizava maldosamente esse bichinho para fazer casacos de pele. Chega disso, não é?

Expectativa de vida e reprodução de uma chinchila

Antes de pensar em adquirir uma chinchila para chamar de sua, é essencial conhecer o seu tempo média de vida. Isso porque esse bichinho pode passar facilmente da marca de dez anos de vida, alcançando 13 anos em média. No entanto, há registros de animais que completaram um quarto de século!

E, sem sombra de dúvida, esse é um período de tempo significativamente longo para um pet. Portanto, antes de tomar a sua decisão, avalia muito bem e entenda que esse mascote vai exigir dedicação e muito afeto.

E com relação ao processo reprodutivo de uma chinchila? Esse animal pode se reproduzir em qualquer momento do ano. De acordo com os pesquisadores, ela ingressa no cio a cada 28 dias com duração de outros dias.

Portanto, os filhotes chegam com pouco mais de cem dias de gestação. Sendo que o número pode oscilar entre um e seis filhotes a cada gestação. Mas, será que dá para perceber? Sim, há pontos que podem demonstrar que a fêmea está prenha:

  • Baixa atividade diária: o bichinho começa a se mexer cada vez menos;
  • Redução de peso logo no começo da gestação;
  • Crescimento do abdômen;
  • Crescimento das glândulas mamarias.

Chinchila

Alimentação de uma chinchila

Você pode não saber, mas uma chinchila necessita de ração própria e que não possua grãos a vista. Essa limitação tem a ver com milho, ervilha e outros itens que são muito gordurosos. Em contrapartida, é possível oferecer alfafa, banana, maçã, uva e outras frutas. A questão é todos os frutos necessitam ser desidratados.

O animal conta com um sistema de digestão muito delicado e que não pode ser sobrecarregado visando impedir o surgimento de obesidade e problemas no intestino. É relevante fornecer algumas guloseimas como um modo de recompensar ao adestrar o bichinho para entrar na sua gaiola ou outras ações cotidianas.

Sempre que a pessoa conceder uma comida e o pet entrar no lugar, dá até para chamar de casa em voz alta. Sendo assim, ele passa a associar a premiação ao cumprimento de uma ordem do seu tutor.

Gaiola de uma chinchila

Falando na gaiola, a estrutura necessita ser adequada para o bichinho com tamanho ideal e que ainda sobre espaço para outros movimentos. Lembrando que as casinhas para porquinho da índia e hamster tendem a não dar conta das necessidades diárias de uma chinchila.

Por isso, esse espaço deve ser elevado, produzido com arame, ter dois andares e alguns locais para escalar. Além disso, dá para incluir um local para colocar água, comida, areia, brinquedos e um local adequado para dormir.

Outro ponto se refere ao piso, que precisa ser totalmente forrado com feno. Neste caso, o tutor deve fazer a limpeza todos os dias. A dica final é inserir uma toca, na qual a chinchila se sinta devidamente segura, especialmente, nos seus primeiros dias.

Banho

Você sabia que a chinchila é um animal naturalmente muito limpo e que não possui um odor característico? Além disso, pulgas e outros agentes nocivos tendem a não sobreviver no seu pelo por ser algo bem denso. Sendo assim, basta deixar a sua pelagem sedosa e sempre limpa.

Todavia, a chinchila não deve ser banhada em água. Isso porque o carbonato de cálcio é um elemento similar a areia e precisa estar na parte mais funda da gaiola e, nele, o animal vai se enrolar. Rapidamente, ele estará complemente sem gordura e ainda é uma forma para aliviar o calor.

Brincadeiras com a chinchila

Você pode até achar estranho, mas terá a missão de brincar com esse pet visando a manutenção de sua saúde. É de vital importância contar com diversos brinquedinhos para mastigar, para gastar a dentição, que aumentam de modo permanente.

Esse bichinho adora ficar um tempo na sua rodinha, sendo assim, é indicado contar com uma na gaiolinha. Só que adequada ao tamanho do animalzinho, algo essencial para assegurar a queima de energia, caloria e oportuniza atividade física.

Chinchila

Outros cuidados com a chinchila

Além das informações fornecidas anteriormente, há cuidados que pode elevar a qualidade de vida do seu bichinho de estimação. Quer conferir?

1 – Pelagem

A chinchila é um bicho extremamente peludo e conta com mais de 50 em um único folículo. Isso faz com que ela fique ainda mais fofa, só que sentem muito calor. Por isso, esse animal não é resistente a muito calor. Neste caso, você nunca deve levar a gaiola para o sol ou ambientes abafados.

2 – Estresse

Sim, você pode não ser o único estressado na sua casa ao contar com uma chinchila para fazer companhia. Isso porque ela fica tensa facilmente e não gosta de ser apanhada no colo por pessoas estranhas. Assim, o ideal é não deixar que desconhecidos fiquem muito próximos.

Outro ponto é que você deve atentar para a perda de pelos, já que é um sistema de proteção animal e ocorre quando ela se sente em perigo. Qualquer dúvida, leve o seu bichinho a uma consulta com veterinário.

3 – Vida noturna

A chinchila é um animal com hábitos noturnos. Portanto, a orientação é tentar interagir com o seu mascote somente após o entardecer ou logo ao amanhecer, quando estão ainda mais dóceis.

4 – Exercício

Sim, o seu animal de estimação é muito agitado e necessita fazer exercício físicos com freqüência. Portanto, a recomenda é equipar a sua gaiola com escadas, rampas, andares e uma rondinha para haja muita queima de energia.

5 – Onde achar

Bateu aquela vontade de contar com uma chinchila no seu dia a dia? É preciso estar ciente que esse não é um bicho simples de ser achado para venda em petshops ou estabelecimentos de animais.

O ideal é fazer bastante pesquisa e fazer negócio somente com pessoas confiáveis e que tenham experiência com esse tipo de animal. Em caso de dúvida, procure falar com outros donos de chinchila para ter boas referência e ter certeza que os animais são cuidados adequadamente.

 

Faça um Comentário