Animais Marinhos

Choco: um molusco marinho que lembra muito o polvo

Choco

O choco é uma espécie de molusco marinho que pertence à ordem Sepiida. São facilmente confundidos com polvos ou até mesmo com lulas, mas são animais de ordens diferentes. Ele possui uma série de mecanismos e curiosidades que o tornam muito interessante.

Sobre o choco

É natural dos mares do continente europeu e africano, mas não pode ser encontrado na América. O choco pode viver em até 200 metros de profundidade e chegar a medir 60 centímetros, pesando até mesmo aos quatro quilos Já deu pra ver que eles são levinhos… Mas será que são tão vulneráveis assim?

Seus tentáculos são poderosos e eles utilizam para agarrar camarões, siris e caranguejos, estrelas-do-mar e outros animais menores. Sua boca funciona como uma trituradora. Ele insere o animal e seus dentes em todas as direções começam a fazer o serviço.

Ele é predado por animais maiores, incluindo outras lulas e polvos, assim como peixes e tubarões, mas ele possui habilidades de se esconder que o fazem se livrar de muitas enrascadas.

Habilidades do choco

Primeiramente ele consegue mudar de cor. Ele faz isso para se camuflar e fugir de predadores perigosos, mas também utiliza para atrair fêmeas em épocas de acasalamento. Conforme o ambiente e a paisagem muda, ele se adapta.

Ele também produz e pode jorrar tinta, o que o permite fugir de predadores. É possível encontrar vídeos em que um choco usa tinta e camuflagem e escapa do ataque de um tubarão! Isso só prova o quão habilidoso e inteligente é o animal.

O choco passa o dia inteiro se escondendo na areia e quando chega a noite sai para caçar, portanto, também possui excelentes habilidades de esconderijo e vigilância.

Como se não bastasse, os chocos conseguem se enterrar na areia de uma maneira muito rápida para fugir de predadores que apresentam perigo máximo. Possui uma espécie de tubo que cria um vácuo e o enterra na areia muito rapidamente.

Ele consegue não só mudar sua cor, mas a própria textura da pele. Ele consegue se misturar a corais de maneira tão perfeita que predadores nem percebem a sua presença.

Choco

Diferenças entre o choco e a lula

Tanto o choco quanto a lula podem ser classificados como moluscos marinhos, mas isso para por aí. Os chocos são geralmente menores e com muitas habilidades de se esconder, além da camuflagem.

As lulas podem ser bem maiores e possuem tentáculos muito mais fortes. Os chocos possuem tentáculos menores e irregulares nos tamanhos. A menor das lulas tem cerca de 60 centímetros e as maiores podem chegar em até 15 metros, enquanto os chocos só chegam em 45 centímetros.

Ambos os animais possuem formatos ligeiramente ovais em suas conchas internas, o que pode torná-los muito parecidos e gerar a confusão. Outro fator é que ambos os animais são mestres da camuflagem e se movimentam e caçam de maneira parecida.

A lula possui 2 tentáculos e 8 braços com ventosas, que são coisas bem diferentes, pois o choco possui 2 tentáculos maiores e 8 menores, muito irregulares e próximos da boca, que servem para jogar o alimento lá e triturá-lo de maneira muito eficiente.

O choco pode hipnotizar

O choco pode mudar sua coloração de maneira quase instantânea e não precisa ser de uma maneira regular. Conforme mexe seu sistema sanguíneo e suas células, tudo muda de cor e ele pode fazer um show de cores. Essas cores cativam suas presas e podem colocá-las em transe. O choco aproveita para se aproximar e dar o bote no animal hipnotizado.

Outro fator interessante do choco é que ele pode nadar de maneiras diferentes e se posicionar em diferentes formatos e posturas, adquirindo características mais hostis para lidar com predadores ou até mesmo se parecer com algum animal para se aproximar e atacar.

A mudança de cores

As mudanças de cores não servem apenas para predadores, mas também para lidar com outros chocos e até mesmo polvos e lulas em seu território, assim como mostrar disponibilidade para acasalamento e até mesmo alertar aliados do perigo. O choco e um animal muito inteligente e perceptivo, com um arsenal de truques para lidar com o ambiente em que vive.

Choco

A caça ao choco

Na verdade os animais da família Cephalopoda, que inclui chocos, lulas e polvos, possuem valor comercial por substâncias produzidas, geralmente a tinta e também por seu valor culinário que é muito apreciado em diversas culturas do mundo, além de ser bem exótico.

Embora, no geral, as espécies de choco não enfrentem risco de extinção, já existem registros de que está havendo caça excessiva e super comercialização, o que gerará um desequilíbrio nos ambientes em que os chocos vivem em poucos anos.

É claro que isso pode colaborar para a extinção da espécie, então é vamos torcer para que a caça seja controlada antes que esse belo animal passe por problemas mais graves.

Os cefalópodes

São a classe de moluscos de que estamos falando. Algumas semelhanças entre os polvos, lulas, chocos e nautilus são que todos são animais que colocam ovos e são classificados como invertebrados. É interessante citar que eles só costumam se reproduzir uma vez na vida, então uma caça excessiva aos cefalópodes, podem, em médio prazo, levá-los à extinção.

Existem mais de 800 espécies descobertas até hoje e algumas já são extintas e só foram encontrados os fósseis, como no caso dos amonoides, um grupo inteiro de moluscos que já foi extinto no período cretáceo-paleogênico, responsável pela extinção em massa de inúmeras espécies aquáticas e terrestres.

É comum que alguns cefalópodes tenham hábitos estranhos, como fêmeas não se alimentarem depois de colocarem os ovos e morrerem pouco tempo depois deles eclodirem.

Considerações finais

Não só o choco, como toda a classe cefalópode é fascinante em diversos aspectos, desde a mudança cromática praticamente instantânea, até suas habilidades em se esconder e até mesmo de esguicharem tintas para confundir e causar ardências em seus predadores. São belíssimos animais que contribuem muito para a riqueza da fauna do sistema de onde vivem, além de serem uma iguaria em muitos restaurantes espalhados pelo mundo. Só não pode ser confundido com lulas, mas você já sabe a diferença, não é?

Faça um Comentário