Insetos

Cigarra: características e curiosidades sobre o inseto

Cigarra

A cigarra é, com certeza, um dos animais mais presentes na vida das pessoas que moram próximas à área rural, muitas vezes até atrapalhando no convívio e, geralmente, nas noites de sono. Todo via, essa especie apresenta diversas características interessantes, principalmente o seu canto que, diferente do que alguns pensam, não serve apenas para emitir um som aleatório. Veja mais sobre logo abaixo.

Características da cigarra

De acordo com diversos especialistas e adoradores da cigarra, esse animal vertebrado apresenta certa de 1.500 variações em todo o mundo, sendo um dos animais que apresentam maior quantidade de espécies. Em sua maioria, esses pequenos animais vivem em climas predominantemente temperados ou tropicais, especialmente caso haja a presença de flores ou campos.

No Brasil, o número e variações desse animal é bem maior nas regiões norte e nordeste, especialmente por apresentarem grandes áreas que proporcionam uma melhor reprodução e evolução da cigarra. Já nas características físicas, essa especie é mais longa do que outros animais de mesmo peso. Medindo entre 2 e 5 centímetros, esse animal pode apresentar diversas cores como preta, verde e marrom, normalmente sendo uma variação de tons das manchas presentes em seu corpo.

Apesar de muitas pessoas não saberem, as cigarras apresentam assas em seu corpo, mas especificamente, dois pares, ambos auxiliando em seus voos a curtas distâncias de modo a evitar predadores e outros possíveis perigos para a vida do animal. Além disso, a cigarra apresenta um conjunto de dois olhos, embora eles apresentem diferenças no seu funcionamento. De acordo com biólogos, os olhos desse animal, mesmo que pequenos, são compostos de três globos oculares simples, possibilitando maior precisão.

Mesmo assim, esse não é o aspecto mais interessante desse animal. Como muitos sabem, a cigarra produz um som muito alto, sendo até causador de incomodo para os seres ao seu redor. Contudo, o grande parte das pessoas não sabe, é que produção desse som é feito através do seu próprio abdômen, sendo responsável por emitir vibrações em sua base, assim trazendo esses sons tão característicos do canto. Toda via, vale lembrar que o ser humano também produz um canto através de uma parte específica do seu corpo, o diafragma.

Cigarra

Alimentação

Ao contrário do que muitas pessoas contam, a cigarra não se alimenta moscas, vermes ou, até mesmo, outros insetos. Pelo que se sabe, essa especie ingere seiva diretamente na base das plantas do seu habitat, além de injetar toxinas na planta. Assim, sendo considera uma parga por muitos agricultores que contam com infestações desse animal. Já fase adulta, a cigarra passa a se alimentar diretamente do caule e folhas, mesmo que ainda seja devido à ceiva que pode ser encontrada nelas. Portanto, classificando a cigarra como um animal unicamente herbívoro.

Habitat da cigarra

Normalmente a cigarra tente a viver em um habitat predominantemente coberto de plantas, principalmente por necessitar delas para sua sobrevivência na totalidade. Para alguns biólogos, esses pequenos animais cobrem por completo as árvores no qual elas vivem, sempre buscando complementar sua dieta.

Apesar de poder ser vista com mais frequência em florestas ou bosques, a cigarra aparece realmente em grandes quantidades especialmente nas temporadas de verão e outono, preferindo climas mais amenos para vivência. No entanto, quando jovens esse animal tende a não aparecer em nenhuma ocasião, geralmente por estarem enterrados dentre do solo.

Segundo diversos agricultores, as cigarras podem facilmente confundir seus habitats com as plantações em larga escala. Assim, não sendo muito raro encontrar alguma delas cantando durante a noite e incomodando os moradores da região.

Reprodução

Para muitas pessoas, as cigarras cantam por um longo período apenas por costume. No entanto, diversos especialistas já comprovaram que o som que esse animal produz – também conhecido como cantoria – tem como único objetivo de acasalar. Além disso, apenas os machos da espécie conseguem produzir esse som, sempre com o objetivo de atrair a atenção das fêmeas que estão por perto. Toda via, antes do processo de acasalamento, as cigarras passam maior parte do tempo em repouso no solo, apenas se alimentando de modo a suprir suas necessidades básicas.

Após o período de acasalamento, a cigarra fêmea é responsável por depositar os ovos nas árvores em melhores condições. Depois de um tempo, esses ovos acabam caindo no chão e rachando, assim dando início ao primeiro momento dessas novas cigarras. Como uma forma de proteção, essa especie fica enterrada no solo após o nascimento, permitindo que elas se alimentem das ceivas das raízes em grande parte.

De acordo com especialistas, a cigarra ficara nesse processo por cerca de 17 anos, permitindo que ela cresça e consigam sobreviver. No entanto, esse animal atingir a fase adulta consegue viver apenas por mais cinco semanas, permitindo que possa entrar em período de acasalamento e iniciar uma nova geração da espécie.

Cigarra

Predadores

Como todo animal, especialmente os herbívoros, a cigarra apresenta alguns predadores naturais, tendo que, por muitas vezes, se esconder em seu próprio habitat. Segundo especialistas, os principais perigos para essa especie são os pássaros de pequeno porte, besouros e tatus, além de algumas formigas que vivem no solo. Vale lembrar que esses predadores só oferecem perigo na fase adulta da cigarra, especialmente por seu tamanho muito pequeno quando jovem.

Como a cigarra morre

Muitas lendas atualmente falam que a cigarra simplesmente explode depois de um tempo, especialmente caso elas cantam muito durante a vida. Contudo, como já foi mostrado, o canto da cigarra serve unicamente para atrair as fêmeas, permitindo que o clico reprodutórios aconteça.

Segundo especialistas, os principais motivos da morte desse animal são seus próprios predadores, principalmente visto seu pequeno tamanho e a não presença de formas para se defender. Assim, sendo caçado por besouros na maioria das vezes, embora grande parte consiga viver até o período adulto com certa tranquilidade.

Considerações finais

Em sumo, a cigarra é um animal incrivelmente interessante devido seu ciclo de vida muito calmo quando comprado a outras espécias. Vale lembrar que esse é um dos poucos animais de pequeno porte que conseguem evitar serem caçados ainda jovens, especialmente por passar grande parte da sua vida apenas escondido dentro do solo em plantações ou áreas selvagens.

Faça um Comentário