Mamíferos

Coala é um marsupial extremamente fofo e simpático

Coala

Essas animais são uma fofura, mas são nativos da Austrália e não existem em nenhuma outra parte do mundo. Esses pacíficos animais podem ser confundidos com bichos-preguiça pelos desavisados, mas são animais totalmente diferentes e é preciso deixar bem claro que o coala não é um urso.

Quais são as principais características do coala?

Eles são mamíferos, nativos da Austrália. São categorizados como marsupiais, mesma infraclasse de gambás, diabos da Tasmânia, cangurus e outros. Marsupiais são característicos por terem um formato específico e mais estreito da caixa craniana e por terem uma bolsa onde guardam os filhotes (não são apenas os cangurus).

Os coalas são pequenos, com os olhos muito separados e um nariz grande. Seu focinho é curto, mas a parte óssea nasal é muito desenvolvida.

Por escalarem muito árvores, principalmente eucaliptos, e por terem cinco dedos, podem ser confundidos com algum tipo de macaco, mas eles não o são.

Sua pelagem é cinzenta e sedosa, geralmente oleosa e é feita para absorver o calor, já que eles dormem pendurados nas árvores e expostos ao sol e também variações de tempo como chuva e frio.

São essencialmente vegetarianos, comendo frutinhas, cascas de árvore, plantas, ervas, mas seu principal alimento é o eucalipto. Tanto é que o coala busca viver em ambientes cheios dessas árvores e se muda se elas acabarem, mas isso geralmente não é seguro.

Acasalamento do coala

Eles, por serem marsupiais, possuem a parte sexual bem diferente de outros mamíferos, onde tudo é duplo. As fêmeas possuem duas vaginas e dois úteros, enquanto os machos possuem um pênis dividido em duas partes e testículos à frente.

Chegam à maturidade com cerca de 1 ano e meio, e são os machos que atraem as fêmeas. Depois de espalhar odores em seu território, elas se aproximam, mas se eles não as conquistam, não conseguem acasalar. As fêmeas são bem agressivas com os machos durante esse período.

São animais muito solitários e o macho não cuida dos filhotes nem das fêmeas grávidas. A mamãe, por sua vez é super protetora, como todos os marsupiais que guardam seus filhotes em bolsas. Ela anda com ele nas costas até que ele cresça o suficiente, geralmente até os 8 meses.

Os filhotes nascem com apenas 20 milímetros de comprimento e pesando meia grama. Na verdade são fetos, que se desenvolvem nos marsupiais. Ele nasce cego e surdo, somente suas patinhas traseiras funcionam bem para que ele ante até as mamas da mãe para se alimentar.

Eles crescem no máximo até os 85 centímetros e pesam cerca de 13 quilos. Passam basicamente a vida inteira nas árvores, inclusive acasalam nela. Dormem mais de 12 horas por dia, o que é mais um motivo que fazem com que sejam confundidos com os bichos-preguiça.

Coala

Predadores do coala

Os coalas são lentos e muito dorminhocos, então são alvos fáceis para predadores. Felizmente não costumam serem muito predados por aves, já que isso seria totalmente desvantajoso para eles, que já se encontram em lugares altos e não teriam como resistir.

Seu maior predador é o homem, para ser mais específico, os aborígenes da Austrália, um dos povos indígenas mais antigos do mundo vivos até hoje, senão o mais antigo, caçam os coalas para alimentação. A caça já faz parte da cultura e não pode ser interferida.

Quando os coalas descem de árvores, se tornam presas fáceis de cães selvagens e até mesmo cachorros normais, se forem mais próximos do ambiente urbano. Por serem lentos, não existe muita coisa que possam fazer. Até podem lutar com suas carras, mas sua constituição não é feita para atrito físico.

Quando o coala fica sem alimento

Quando ele não consegue mais se alimentar de uma árvore ou região, ele desce e vai procurar um lugar melhor. Nesse momento ele é extremamente vulneráveis à predadores, principalmente cães. Não é incomum que cães domésticos matem coalas que vivem mais próximos de ambientes urbanos.

Se essa interferência for mais intensa nos habitats dos coalas, eles podem ficar em estado mais crítico, pois são praticamente indefesos perante outros predadores.

Outra causa comum da morte de coalas é o atropelamento, já que eles são bem devagar ao atravessar ruas. Geralmente isso ocorre em ambientes urbanos próximos do habitat natural deles.

O risco de extinção do coala

Infelizmente o couro dos coalas tem grande valor de mercado e caçadores realizam sua caça ilegal, colaborando para o estado da espécie que está se agravando.

Embora a caça seja um fator agravante, a principal causa da diminuição de população do coala são as queimadas e desmatamentos, que os fazem mudar de região e desestrutura muito o equilíbrio do ecossistema. O crescimento de áreas urbanas muito próximas a esses bichinhos também causa muitas mortes.

A fundação Australiana dos Coalas já declarou que os coalas foram funcionalmente extintos, em 2019, ou seja, foram removidos de sua função no ambiente.

Felizmente existem alguns cativeiros legais que cuidam e tratam desses animais, que não apresentam nenhum tipo de comportamento anormal ou stress perante essa vida. Prova de que são animais dóceis e tranquilos. Essas instituições promovem a conscientização e o contato do coala com humanos. O coala não parece ter aversão e nem se irritar com as pessoas.

Coala

Posso adotar um?

Não. Primeiramente é um animal que só existe na Austrália e seria extremamente difícil trazê-lo para cá. Em segundo lugar, nem na Austrália é permitido domesticá-los, embora existam casos em que eles vivem em quintais e até entram em casas e estão em harmonias com famílias, mas a adoção forma não é permitida por lei.

Mesmo se fosse permitido, você precisaria de muitas plantações de eucalipto e um cuidado extremo com aves de rapina e cães que se interessassem em predar o animalzinho.

Considerações finais

O coala é um dos animais mais fofos e dóceis da natureza, mesmo sendo selvagens são bem pacíficos com os humanos, mas isso é uma vulnerabilidade contra caçadores e predadores que não hesitam em matar o animal.

Existem diversos meios em que você pode colaborar com a causa dos animais, e a Fundação Australiana de Coalas explica como, caso tenha interesse em ajudar ou até mesmo saber mais sobre a interação desses bichinhos com os humanos.

Faça um Comentário