Cavalo

Como cuidar da crina de cavalo: 10 passos simples

Pelos reluzentes e maleáveis ao vento dão aos equinos uma beleza digna de cinema, e saúde, claro. Higiene e estética mostram a importância de saber como cuidar da crina de cavalo. Então, veja hoje a união do útil ao agradável, em poucos passos.

Antes de ensaboar o animal, dê uma olhada no tempo para resolver se o banho será completo ou não. Dependendo das condições climáticas (sol e calor), você pode, além de colocar em prática como cuidar da crina de cavalo, fazer a limpeza geral do equino, lavando cabeça e corpo.

Do contrário, ele poderá sentir muito frio enquanto o excesso de água seca, principalmente no outono e inverno. Decisão tomada, vamos ao passo a passo de como cuidar da crina de cavalo:

1. Escolha uma boa escova – em geral, a mais indicada é a cardoa, que retira os resíduos de sujeira acumulados nos pelos. O ideal é um material de cerdas não muito duras. Também é essencial não passar o objeto com muita força, pois isso tende a deixar o animal zangado.

2. Xampu – um produto específico para cavalo é fundamental para que o animal não tenha reações alérgicas e a limpeza seja nota 10.

3. Amarre o cabresto sem apertar demais – garanta que o animal permaneça no lugar, mas com folga. É uma sugestão considerável ao lavar a cabeça do equino porque ele sentirá um certo incômodo durante a higienização. Isso costuma provocar movimentos bruscos da parte dele, aumentando o risco de acidentes se o cabresto estiver justo além da conta.

4. Posicione-se ao lado do cavalo – sempre que for tratar dele, nunca fique atrás, especialmente ao mexer na crina e na cauda, que são áreas de grande sensibilidade. Por isso, para evitar ser atingido por um coice caso o equino fique nervoso com alguma coisa, permaneça ao lado dele.

5. Deixe-o cheirar os produtos – é recomendado mostrar e permitir que o cavalo sinta o aroma do xampu, entre outros itens que serão aplicados.

A ideia é minimizar a chance de estranhamento em relação às formulações e, por consequência, uma série de imprevistos desagradáveis. Convém não deixar um animal de grande porte e muita força física irritado, concorda?

6. Divida os pelos da crina em mechas e escove cada uma até obter um aspecto leve, sem poeira e outros elementos. Você pode usar clipes ou elásticos para prender as mechas enquanto cuida de uma por vez.

7. Pente – há quem prefira, depois da escova, passar um pente (de metal) nos fios na direção oposta ao crescimento deles, ou seja, para cima, no sentido do pescoço. Em seguida, ainda escova toda a mecha novamente, repetindo o processo até que toda a crina esteja com visual e textura desejados.

8. Com luvas, aplique o xampu, esfregando os pelos com atenção. Caso alguns fios continuem embaraçados, use a escova ou pente. Outra saída é passar para o próximo tópico logo após retirar o xampu da crina. Dá uma olhada…

9. Amaciador – uma solução para desembaraçar melhor as crinas mais rebeldes é passar um produto chamado amaciador, um tipo de condicionador para cavalos.

A principal função dele é evitar forçar muito o pente ou escova para desfazer os nós – algo que tende a deixar o animal bastante alterado.

10. Por fim, depois de desemaranhar totalmente a crina e sentir que ela está macia outra vez, enxágue para remover o amaciador. E seque os fios como de costume.

Aviso: este post tem função de informar; não substitui cuidados profissionais específicos. Consulte sempre um especialista para manter seu animal saudável.

Durante os passos sobre como cuidar da crina de cavalo, lembre-se de elogiar o seu animal pela paciência! E vá com calma, afinal, até os mais mansos podem ficar ansiosos quando mexemos em uma parte tão especial, responsável por protegê-los de insetos e do frio.

Bom trabalho, e até breve!

 

 

Imagem: Pixabay

Faça um Comentário