Cavalo

Como dar banho em cavalo: apenas 10 passos!

No post anterior, de cuidados com a crina, falei sobre a importância de ver se as condições climáticas estão boas para uma limpeza completa. Então, não poderia começar este artigo sobre como dar banho em cavalo sem reforçar que é preciso haver sol e calor suficientes.

Do contrário, o equino passará muito frio, principalmente no outono/inverno. Sensível às baixas temperaturas, o cavalo precisa de cuidado ainda maior se estiver doente. Neste caso, é recomendado banho apenas depois de consultar o veterinário.

Está tudo ok? Confira o passo a passo:

1. Junte todo o material – xampu e condicionador costumam ser os mais relevantes. Inclua também: escova de náilon; raspadeiras de rodo e borracha; escova para crina; toalha ou camurça. Não esqueça, claro, de uma fonte de água próxima. Se for difícil demais alcançar as costas do cavalo, providencie um degrau para ajustar a altura.

2. Prepare o cavalo – amarre o animal com uma volta de salteador (ou nó de fuga), em um local onde seja possível drenar a água. Alguns estábulos dispõem de lugar exclusivo, facilitando a tarefa como dar banho em cavalo.

3. Use a raspadeira de borracha – faça gestos circulares no corpo do animal com a peça para desalojar terra e outras sujeiras agarradas aos pelos. Já para a remoção das impurezas, utilize a escova de náilon.

4. Passe a escova de náilon nas patas – a maioria das raspadeiras de borracha é dura demais para esta área sensível. Escove de cima para baixo, na direção de crescimento da pelagem.

5. Escove crina e cauda – o utensílio deve ter dentes largos e espaçados, permitindo eliminar a sujeira e desfazer os nós. Os fios estão muito emaranhados? Use seus dedos para ajudar nesta etapa, evitando forçar com o pente.

6. Lave a face – mergulhe uma esponja (sem xampu) em água morna, espremendo o excesso antes de limpar a cara do bicho, e passe sempre na direção em que o pelo cresce. Tenha cuidado para não molhar os olhos, pois isso costuma deixar o cavalo irritado.

Quando o sujo estiver demais, a dica é esfregar várias vezes até a água escorrer limpa, e não aplicar sabão ou coisa parecida. Aqui começa a parte principal propriamente dita de como dar banho em cavalo, justamente pela área mais delicada. É melhor dar logo um trato nela!

7. Molhe o corpo – com esponja ou mangueira (nem todos curtem desta forma, mas o bonitão das fotos não achou ruim…). Seja qual for a opção, comece pelas patas e suba devagar para o tronco.

Isso é legal para dar tempo a ele de entender o que está acontecendo. Só não é indicado o uso de pistola de pressão, que tende a deixar o animal bastante irritado.

8. Ânus e genitais – é hora de limpar o prepúcio, se estiver lidando com um macho, e o ânus. Use algodão ou panos limpos reservados somente para este fim, sendo um para cada parte. Ensaboe e enxágue a região do pênis.

No ânus, recorra ao pano úmido, repetindo o processo até limpar tudo. Ah! Posicione-se ao lado do cavalo, nunca atrás dele.

9. Aplique o xampu – no passo 6 de como dar banho em cavalo, você molhou o animal. Chegou o momento de passar o xampu, na medida indicada pelo fabricante ou na porção do tamanho de uma moeda.

Coloque o produto na esponja úmida e esfregue; ensaboe e enxágue pequenas áreas por vez, já que o xampu resseca o pelo se ficar nele durante muito tempo.

Dependendo do tamanho do animal, é necessário repetir várias vezes o procedimento. Atenção para não irritar a pele! Evite excessos e enxágue bem até a água sair limpa, sem sinal de impurezas e produtos de limpeza.

10. Seque o cavalo – você pode aproveitar várias toalhas limpas ou passar a raspadeira de rodo (no sentido que o pelo cresce). A ferramenta retira a água armazenada na pelagem. Outra opção é alisar com a beirada externa da mão.

Caminhe ao sol depois de secar ao máximo seu equino, passeando com ele durante cerca de 10 minutos, para completar o passo a passo como dar banho em cavalo.

 

Aviso: este post tem função de informar; não substitui cuidados profissionais específicos. Consulte sempre um especialista para manter seu animal saudável.

Bom trabalho! Até o próximo artigo!

 

 

Imagens: Pixabay

Faça um Comentário