Curiosidades Gato

Diarreia em gatos: veja as principais causas e soluções

Diarreia em gatos

Por serem animais dóceis e tranquilos, esses pets domésticos raramente apresentam sinais de que algo não está certo. Por isso que fica difícil detectar problemas de saúde, como o caso da diarreia em gatos.

Aliás, só costumamos notar problemas quando o estado e os sintomas de doenças deixam de ser discretos. Embora é preciso que eles demonstrem certas indisposições e incômodos, você pode aprender conosco como detectar e tratar a diarreia em gatos.

Como perceber e evitar a diarreia em gatos

Claro que limpar a caixinha de areia do seu bichano é um pouco desagradável, embora seja totalmente necessário. Afinal, além de garantir ambientes higienizados e limpos, ao remover as fezes é possível que você monitorar como anda a saúde do seu pet.

Dessa forma, ao notar os sinais claros da diarreia em gatos, é hora de você procurar um profissional veterinário assim que possível. Entretanto, essa diarreia é até um problema leve e pode levar seu felpudo a enfrentar desconfortos intestinais ocasionalmente.

Dessa forma, existem certos cuidados para você evitar a diarreia em gatos. Até por que uma vermifugação regular precisa ser feita para proteger seu pet. Mesmo assim, procure sempre oferecer alimentos como apenas as rações de qualidade.

Contudo, notar que há presença de diarreia é algo tranquilo. Afinal, basta perceber que seu gato usa demais a caixinha de areia mais que o normal e ainda faz fezes líquidas para confirmar que você precisa chamar um veterinário.

Além do, esses bichanos têm a fama de sempre manterem hábitos saudáveis de higiene. Ou seja, basta manter um olhar na aparência do seu pet e ver se ele está com forte odor, desleixado ou sujo para revelar problemas.

Diarreia em gatos

Causas da diarreia em gatos

Em geral, os casos de diarreia em gatos ocorrem de forma bastante até comum entre os bichos de estimação. Como origem, são causadas pela alteração da absorção do alimento e resultam na evacuação de elementos desnecessários ao organismo.

Ou seja, se durar um ou dois dias, você não precisa ficar com medo e preocupado sempre que ocorrer esse tipo de disfunção. Por outro lado, caso a diarreia passe desse tempo, consulte seu veterinário com urgência.

De qualquer forma, para que você possa perceber melhor como anda a saúde do seu bichano, confira abaixo nossa lista com as principais causas de diarreia em gatos.

A diarreia em gatos pela infeção por alimentos

Como esse animal é curioso por natureza, podem vasculhar todos os cantos da área onde moram. Com isso, acabam se alimentando de insetos, comida e ratos em deterioração.

Por outro lado, evite servir alimentos ingeridos pelos seres humanos. Até por que, após provarem eles se acostumam e podem ingerir restos de comida infectados por sujeira e insetos.

A presença de parasitas

Uma das grandes causas dessa disfunção, a presença de parasitas e vermes no organismo felino também podem ser causas de diarreia em gatos. Entre eles, os mais comuns são:

  • Giárdia;
  • Coccidia;
  • Lombrigas;
  • Criptosporidiose;
  • Ancilóstomo.

Dessa forma, além da diarreia, eles ocasionam sintomas como desânimo, anemia, mudança de humor e até a falta de apetite pode deixar seu gato desnutrido. Por isso, indicamos que você faça sempre desparasitações de rotina.

Obstrução das vias intestinais

Por meio de objetos pequenos, tumores e tufos de pelo também podem ser os responsáveis pela patologia dos pets. Sendo assim, como simples prevenção você pode manter uma boa higiene local, além de esconder objetos que possam perfurar, cortar ou ser engolidos.

Os fatores psicológicos na diarreia em gatos

Nesse caso, o problema podem ser estresse e mudanças de residência, desencadeando processos nervosos. Aliás, o ideal é que seu bichano viva apenas em ambientes higiênicos e tranquilos. Sem contar que, caso você não identifique nenhuma outra fonte de estresse, a causa pode ser psicossomática.

A presença dos vírus

Eles são outra causa comum no caso de diarreias em gatos. Contudo, existem alguns vírus que não têm tratamento por meio de vacinas), restando apenas métodos preventivos. De qualquer forma, é preciso que eles sejam identificados imediatamente por especialistas.

Casos de inflamações intestinais

Algumas raças de gatos, ainda mais as nobres, são sensíveis certos nutrientes de rações, especialmente as que apresentam qualidade baixa. Ou seja, seu consumo pode causar sérios problemas de disenteria, até mesmo acompanhadas de sangramentos.

Por isso, antes de adquirir um bichano, procure investigar doenças e a sua antecedência. Até por que é melhor você estar precavido para casos de manifestação.

Diarreia em gatos

Alergia também causa diarreia em gatos

Parece normal, mas essa causa é uma das mais difíceis de diagnóstico. Afinal, a alergia de gatos pode estar associada a demais tipos de alimentos, nutrientes e elementos domésticos.

Em alguns casos, até mesmo medicamentos podem provocar reações alérgicas. Por tanto, faça uma consulta ao seu veterinário para uma análise completa do histórico nutricional, medicamentoso e clínico.

A presença de bactérias

Outro ser microscópico nocivo aos felinos, também são causa usual nos processos de disenteria. Além da dificuldade de identificação, fique atento a bactérias que atacam as vias urinárias, como a salmonela. Para isso, faça sempre exames regulares com seu especialista.

Tratamentos para curar a diarreia em gatos

Claro que ao menor sinal de problemas com seu pet, o primeiro passo é consultar profissional veterinário. Todavia, após feito o diagnóstico, você mesmo pode tomar simples atitudes para tratar e melhorar sua recuperação. Confira essas três dicas:

Acerte na nutrição

Apesar de o sistema digestivo estar frágil, seu pet precisa se nutrir bem para uma rápida recuperação. Assim, sirva apenas as rações indicadas pelo seu médico ou mesmo os suplementos para gatos.

Muito descanso

Seu pet vai precisar de energias, então não crie atividades físicas. Aliás, saiba que os gatos costumam se estressar facilmente com agitação e barulho. Assim, deixe-o num local tranquilo, calmo e com água e boa comida.

Hidratação

Enfim, como tratamentos simples após casos de diarreia em gatos, disponibilize muita água fresca e limpa. Para isso, invista num bebedouro de lojas especializadas. Afinal, ninguém gosta de água suja, morna ou velha.

E lembre-se que qualquer tratamento precisa ser acompanhado por um profissional, principalmente antes de medicamento qualquer caso de diarreia em gatos. Até por que consultas regulares com especialistas são sempre bem-vindas.

Faça um Comentário