Curiosidades

Diferença entre burro e bardoto: saiba tudo aqui

Diferença entre burro e bardoto

Existem tantas espécies no mundo animal que nem sempre conseguimos identificá-los corretamente, na verdade, muitas vezes só os especialistas ou criadores conseguem identificá-los e a apontar suas diferenças. Por exemplo, você seria capaz de dizer a diferença entre um burro e um bardoto?

Com certeza, não. Provavelmente poucas pessoas sabem identificar essas diferenças e porque eles são diferentes, assim como cavalos são diferentes das mulas, dos jegues ou dos asnos.

Mas se você deseja criar esses tipos de animais em sua fazenda ou sítio, é importante saber diferenciá-los, mesmo porque animais diferentes requerem cuidados diferentes.

E, como criador, é seu deve saber identificar e diferenciar cada um dos seus animais.

Diferença entre burro e bardoto

Diferença entre burro e bardoto

Como dito, apesar de serem parecidos, um cavalo é diferente do bardoto, assim como o burro é diferente do jegue ou do asno. Com essas dicas você saberá identificar cada um deles.

Burro

Sabia que mula e burro são a mesma coisa? Aposto que não. O burro se origina do cruzamento entre um jumento/jegue/ asno e égua, quando o filhote desse cruzamento nasce machado, ele é um burro.

Já quando esse filhote é fêmea, ela é uma mula. Então, um burro se difere dos animais exclusivamente pelo seu sexo. Um fato curioso sobre esses animais é que eles são estéreis, isso porque eles nascem com um número de cromossomos diferentes, o que resulta em um número ímpar de cromossomos, o que causa a infertilidade.

Os burros são mais próximos, parecidos com os cavalos do que os jumentos. Por exemplo, um jumento chega a viver quase tanto tempo quanto um cavalo, chegando aos 35 anos, alguns chegando aos 47 anos.

Uma de suas principais características é que ele é ou já foi muito usado como um meio de transporte, isso ocorre devido a própria longevidade do animal, além de outras características, como sua resistência, agilidade em terrenos pedregosos, trilhas sinuosas, estreitas, íngremes e acidentadas.

Essa capacidade de andar sobre esses terrenos vem da sua grande capacidade de equilíbrio. Os burros também possuem uma audição extremamente apurada e grande sensibilidade nos seus cascos. Já o olfato e o paladar são menos desenvolvidos, o que ajuda em uma alimentação bem menos seletiva do que outros animais.

E claro, esses animais também são conhecidos por serem extremamente dóceis.

Diferença entre burro e bardoto

O burro era muito estimado antigamente, já que ele era responsável por transportar mercadorias, muitas vezes sendo elas comidas. Foi um animal muito importante para o desenvolvimento do Brasil, já que ele era muito usado para realizar o transporte do café, uma das maiores riquezas do Brasil no século passado.

Ele também era usado para preparo do solo e lidar com o gado. Devido a urbanização dos centros comerciais, o burro perdeu seu status como um meio de transporte, mas se nas grandes cidades ele não é mais visto, o animal ainda está muito presente em pequenas cidades ou cidades do interior, onde ainda é usado para transportar pessoas ou mercadorias.

Já que nessas lugares a agricultura, o pequeno agricultor ainda é muito presente.

Bardoto

Já o bardoto é um animal que nasce de um cruzamento entre o cavalo e a jumenta. E, assim como o burro, o bardoto é um animal estéril por derivar de animais diferentes e também pela diferença no número de cromossomos, cerca de 63 cromossomos, isso acontece porque o cavalo possui 64 cromossomos e a jumenta 62.

Assim como a mula ou o burro, o bardoto também é um animal forte, capaz de realizar serviços pesados, como a carga de mercadoria ou de pessoas, mas ele é muito pouco usado.

Isso acontece porque o cruzamento entre um cavalo é uma jumenta são bem difíceis de acontecer, por esse motivo a utilização de burros são comuns, principalmente pelo fato do cruzamento entre égua e jumento serem muito mais comuns do que uma cavalo e uma jumenta.

Por esse motivo o bardoto é muito menos usado ou visto em certas regiões que o burro. Outra coisa que faz o bardoto ser pouco visto é porque a gestação dele é muito difícil.

Diferença entre burro e bardoto

No caso de um bardoto é muito mais difícil observar o período fértil das jumentas se comparado ao das éguas. Essa inutilização do animal também se deve aos riscos que envolvem a gravidez, isso porque esses filhotes híbridos podem ser grande demais para o útero da jumenta, o que acaba pondo em risco ambos os animais.

Por mais que muitos dessas animais se apareçam, eles tem diferença que merecem e precisam ser observadas e identificadas, principalmente por aqueles que pretendem ou já criam esses tipos de animais.

Por exemplo, o fato de saber que a gestação de um bardoto é muito mais difícil do que outros animais já ajuda o criador evitar esse tipo de gestação e evita também de colocar seus animais em risco.

Assim ele pode optar pelo burro ou outro animal que tem uma gestação muito mais simples e sem colocar nenhum dos seus animais em risco. Principalmente pelo fato do burro ser capaz de fazer o mesmo trabalho que um bardoto.

Para quem trabalhar nessa área ou ao menos conhece mais sobre o assunto porque tem uma fazenda ou sítio, é preciso estar atento a todos esses fatos para poder cuidar corretamente dos animais e proporcionar todos os itens necessários para que um animal possa ter uma vida tranquila e confortável.

Afinal, só porque ele é um animal de carga não quer dizer que ele não mereça uma vida boa, um local limpo e ideal para viver e dormir, assim como um local para viver com outros animais e para passear.

Diferença entre burro e bardoto

De qualquer forma, agora você já sabe que é preferível realizar um cruzamento para obter um burro do que um bardoto e porque os burros e outros animais são muito mais comuns que o bardoto.

Também saberá que ambos os animais são inférteis e por isso não podem dar cria e o porque que isso acontece. O conhecimento é uma das principais ferramentas para poder se cuidar devidamente de cada animal, porque por mais que eles sejam parecidos cada um tem a sua particularidade.

Faça um Comentário