Animais Marinhos

Dugongo é um mamífero marinho bastante simpático

Dugongo

O estranho nome Dugongo pode parecer qualquer coisa menos um animal, certo? Mas saiba que este é um dos mamíferos mais dóceis na face da Terra e pode te cativar. Então, conheça hoje esse animal tão carinhoso e pouco conhecido entre os humanos.

Diferente dos extraordinários felinos, o Dugongo é dócil e fácil de se lidar. Pouco conhecido e pouco ameaçado de extinção, as pessoas costumam ignorar a existência desse mamífero. Afinal, é mais conhecer outros mamíferos e animais deste reino tão diversificado.

Ao se pensar nisso, nunca é tarde demais para se conhecer um pouco melhor sobre mamíferos. Ainda mais aqueles que são pouco conhecidos. Então, conheça agora um pouquinho melhor sobre esse animal!

O que é o Dugongo?

O Dugongo é um animal marinho, mas diferente da fascinante estrela-do-mar, é pouco admirado. Além disso, também faz parte de outra classe de animais, ainda que ambos estejam no mar. Por ser um mamífero, costumam acreditar que este animal é parecido com os humanos ou as vacas. No entanto, não é bem assim.

O Dugongo não é tão parecido com um peixe e nem muito parecido com os mamíferos que comumente conhecemos. Ainda assim, isso não desqualifica quem ele é. Este animal é o menor membro da ordem Sirenia, que inclui também o peixe-boi, mas é o único representante de sua família, os Dugondidae. Por ser o único vivo e não em extinção, pouco ouvimos falar sobre este fascinante animal nas aulas de ciência.

Aliás, não é comum encontrar o animal nem em aquários ou zoológicos. Isto pode ser um problema, uma vez que gera desconhecimento sobre o mundo que nos cerca. E também porque o animal costuma ser bastante tranquilo e de fácil temperamento. Diferente de muitas outras espécies, classes e famílias de animais, o Dugongo pode ser muito divertido de se estudar.

Curiosidades sobre o Dugongo

Como não é um animal em extinção como a Arara-azul, símbolo da preservação ambiental, pouco damos atenção ao Dugongo. No entanto, este é um animal que tem muito a ensinar para nós, humanos, e pode ser de grande ajuda para entender melhor a ordem Sirenia.

Posto isso, não perca mais tempo e conheça algumas curiosidades a respeito do Dugongo. É muito interessante entender o reino animal em sua completude.

Dugongo

Distribuição limitada

Ainda que não esteja ameaçada de extinção, a espécie é vulnerável à extinção. Ou seja, pode ser que um dia esteja na lista de animais inexistentes se não for bem cuidado. Isto porque como é extremamente calmo, não é difícil de caçar para uso de sua carne e óleo. Essa classificação vulnerável explica porque hoje a distribuição desse animal é tão limitada.

Como uma forma de preservação natural, esse animal não costuma mais se espalhar tanto pelos oceanos como antigamente. Aliás, em tempos anteriores, a espécie chegou a habitar todas as regiões marinhas do globo terrestre. Inclusive, as mais comuns foram as partes dos oceanos Índico e Pacífico, onde a água varia de temperatura dependendo da região. Hoje, é comum encontrar a espécie na Grande Barreira de Corais da Austrália.

Animal adaptável

Como dito anteriormente, o Dugongo já habitou diversos oceanos do globo terrestre. Isto porque é uma espécie bastante adaptável aos diferentes climas e temperaturas oferecidas. Percebe-se que é um animal de fácil convivência a partir dessa observação.

A preferência pelo Índico e Pacífico demonstra a versatilidade do animal. Além disso, também mostra como as mudanças não o afetam. Entretanto, é preciso compreender que são as mudanças climáticas naturais que não são um problema para o Dugongo.

Alterações climáticas causadas pelo ser humano podem causar desconforto no animal. Além disso, pode obrigá-lo a migrar sem que ele sinta a necessidade, o que é prejudicial para a sobrevivência da espécie. Mesmo que seja um animal adaptável, ele faz isso de maneira natural e não forçada.

Dugongo tem nome interessante

Até o presente momento, atire a primeira pedra quem não pensou a respeito do nome Dugongo. Afinal, é um nome um tanto quanto incomum e que pouco estamos acostumados. Isto porque a sua origem é da língua malaia e tem significado interessante.

O animal pesa cerca de de três metros de comprimento e pode pesar até trezentos quilos. Assim, é de se imaginar que seu nado não seja gracioso e é justamente por isso que representa contradição com o significado do nome. Na língua malaia Dugongo significa sereia, conhecidas pelo nado gracioso e  leveza nas águas.

A escolha do nome é bem interessante, porque sempre imaginamos as sereias como metade peixe e metade humana. No entanto, nunca imaginamos que seu nome possa ter a ver com um animal tão diferente dessa representação. Esse é exatamente o caso que ocorre com o Dugongo.

Dugongo

Personalidade dócil

O Dugongo tem dentes bem afiados e grandes, diferente do peixe-boi. Contudo, não são exímios caçadores como as aves de rapina, e costumam caçar pequenos crustáceos. Lagostas são o alimento preferido desse animal de porte grande.

Costumam ser simpáticos e sua interação com os humanos é tranquila. Não se assusta facilmente e pouco se incomoda com barulhos. Além do mais, também não costuma ficar próximo a costa e não oferece perigo aos humanos quando estes invadem seu ambiente.

Justamente pelos fatores citados anteriormente que se torna tão fácil a caça do animal. O Dugongo é simpático e carinhoso, costumam nadar em bandos e não gostam muito de ficar sozinhos. Isso também demonstra a docilidade de sua personalidade e como é de fácil convívio.

Mergulho com o Dugongo

Como já dito algumas vezes anteriormente, o Dugongo é um animal bem dócil. Portanto, é comum que as pessoas se envolvam bem com a espécie, inclusive crianças das mais diversas idades. Ainda que seja grande, são carinhosos e gostam de ser agraciados com carinho no grande focinho.

Ao se considerar essas questões, tornou-se comum, na Tailândia, encontrar passeios de mergulho que levam até os Dugongos. Encontrados em bando e de fácil acesso, é divertido brincar com a espécie. O passeio vale a pena para qualquer idade e as brincadeiras com  espécie são divertidas para ambos os lados.

Mas é sempre necessário cuidado, o Dugongo não pode se alimentar de qualquer coisa. Além disso sua pouca visão faz com que ele confunda os alimentos. Logo, não faça o mergulho com materiais de plástico que podem facilmente soltar e ficar no mar.

Faça um Comentário